Montando a PRIMEIRA RECEITA e colocando no Beersmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Bom, vou fazer minha primeira brassagem da vida semana q vem...
Optei por uma Blond Ale, e após muito procurar (sim, ja vi o canal cerveja facil, e ele é uma das minhas bases) eu cheguei nessa receita:

1,80 kg​
Pilsner (2 Row) Bel (3,9 EBC)​
Grain​
2​
81,8 %​
1,17 L​
0,20 kg​
Oats, Flaked (2,0 EBC)​
Grain​
3​
9,1 %​
0,13 L​
0,20 kg​
Vienna Malt (6,9 EBC)​
Grain​
4​
9,1 %​
0,13 L​
10,00 g​
Styrian Goldings [5,40 %] - Boil 60,0 min​
Hop​
5​
15,6 IBUs​
-​
10,00 g​
Styrian Goldings [5,40 %] - Boil 10,0 min​
Hop​
6​
5,6 IBUs​
-​
1,0 pkg​
SafBrew Specialty Ale (DCL/Fermentis #T-58) [23,66 ml]​

Est Original Gravity: 1,052 SG
Est Final Gravity: 1,013 SG
Estimated Alcohol by Vol: 5,1 %
Bitterness: 21,2 IBUs
Est Color: 7,3 EBC

Measured Original Gravity: 1,046 SG
Measured Final Gravity: 1,010 SG
Actual Alcohol by Vol: 4,7 %
Calories: 427,1 kcal/l

(Não terei densímetro nessa primeira brassagem)

O que acham dessa receita?? Esse Frankenstein tem futuro? BIAB 10L
(eu sei, por ser minha primeira breja eu deveria escolher uma receita pronta, mas sou teimoso)

Como ja disse q sou teimoso, tentei jogar isso no BeerSmith 3 (de la que tirei todos os dados), mas to travando na parte da agua... Como saber o volume que irei precisar? Meu limitador de produção será o fermentador, que usarei um garrafão 10L. Não sei calcular o volume de mosto final considerando que tenho que deixar um headspace no fermentador. Logo, não consigo calcular a agua total, muito menos a quantidade que devo separar para lavagem. E como será a primeira brassagem, n tenho noção de evaporação por hora, eficiencia de equipamento etc, para usar o beersmith para calcular o quanto de agua usar.

Se alguem puder ter um pouco de paciencia pra me ajudar com esses detalhes, eu agradeço mt. Sim, seria mt mais comodo e facil eu só seguir um passo a passo de uma receita pronta, ou ate mesmo comprar um kit pronto, mas tenho interesse em APRENDER a fazer breja de verdade, então por isso desde ja estou querendo usar software e "customizar" uma receita.
 
Você deve primeiro cadastrar todos os perfis, principalmente o de equipamento e mosturação. É de lá que vem a informação de quantidade de água. Após cadastrado tudo, o próprio BeerSmith te dá a quantidade de água necessária.
 
Você deve primeiro cadastrar todos os perfis, principalmente o de equipamento e mosturação. É de lá que vem a informação de quantidade de água. Após cadastrado tudo, o próprio BeerSmith te dá a quantidade de água necessária.
Bom, mas no caso, como vai ser a primeira leva, como posso estimar a quantidade de agua? Pretendo ficar em cima fazendo anotaçoes de volume evaporado e eficiência.
E oq achou da receita? Acha que vai dar bom?
 
Sobre a Receita, a mesma está OK! O grist está simples e a lupulagem também o que para uma primeira cerveja está bom. Não vou adentrar se está dentro do estilo ou não, mas está no caminho!

Sobre os volumes de água, precisa ir no cadastro de equipamento do BeerSmith e configurar o seu equipamento. Como é a primeira brassagem, tu vai ter que chutar uns valores. Eu consideraria como perfil inicial para 9L finais no FERMENTADOR (já que o fermentador é de 10L e vc precisa de headspace)

-10% evaporação Fervura
- 0,5L de perda de Trub (fervura)
- 0,5L de perda no Fermentador

Fiz um calculo rápido de cabeça e seria mais ou menos isso se fosse feito na mão. Mas não se preocupe, isso é apenas um norte, você terá que anotar todos os volumes de cada etapa para poder re-configurar o perfil do equipamento

% Perdas Volume
Volume Final 9,00
Perda Fermentador5% 9,47
Perda Trub Fervura5% 9,97
Absorção de Grãos(1L/kg)2,2 12,17
Evaporação (60m)10% 13,52
Volume Total Agua 13,52



Minha calculadora também faz isso e tem um visual mais simples do que o BeerSmith o que pode te ajudar a entender a dinâmica do cálculo. Segue link para baixar.

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/brewcalc-calculadora-cervejeira.415193/#post-5181787
 
Bom, mas no caso, como vai ser a primeira leva, como posso estimar a quantidade de agua? Pretendo ficar em cima fazendo anotaçoes de volume evaporado e eficiência.
E oq achou da receita? Acha que vai dar bom?
Quanto ao calculo da agua da pra estimar sim.
Quando não possuía o perfil usava para mostura 3 lt de agua para cada kg de malte. Para a lavagem levando em conta que os cada KG de malte absorve 1 litro + a taxa de evaporação (por volta de 10% estimada) até a litragem desejada. Por exemplo se usou 5kg de malte seria mais 5 litros e a diferença para a litragem de 20 Litros + 10%.

Não sei se entendeu mais usava assim, cadastrar o equipamento é importante mais como está começando não se preocupe com isso agora. Eu até compraria receitas prontas pra fazer ao invés de montar no Beersmith. Precisa primeiro dominar o processo de produção.
 
Minha calculadora também faz isso e tem um visual mais simples do que o BeerSmith o que pode te ajudar a entender a dinâmica do cálculo. Segue link para baixar.
Cara, o pior é q eu tentei usar a sua antes do beersmith, mas eu n tenho o office instalado kkkkkkk
Ela até abre no excel 365 (que eu n sei de onde apareceu, pq eu n tenho excel instalado, tinha antes mas formatei), mas quando eu clicava em nova receita n acontecia nada. Por curiosidade, o que faz a receita fugir do estilo blond ale? A aveia?


Quando não possuía o perfil usava para mostura 3 lt de agua para cada kg de malte
Deixa eu ver se entendi, como meu caso pretendo jogar 9L no fermentador, e estou usando 2,2kg de malte, devo colocar 6,5 L de agua no começo pra extrair os amidos. Dps disso, retiro o bag e uso 3,5L para a lavagem dos grãos. Ai pego esses 10L e fervo até virar 9? Ou entao lavo com 7L para totalizar os 13,5L que o @Keelvin estimou, e ai fervo até chegar em 9L (nesse caso eu não contaria 60 min, apenas o controle de volume?)
 
Last edited:
Cara, vou tentar te ajudar de uma forma mais didática. Você precisa pensar no processo de trás para a frente.

1° A pergunta que você deve se fazer é: Quantos litros de Cerveja eu quero ENVASAR? Nesse caso como seu fermentador é de 10L e você precisa ainda de um headspace, vamos considerar 9L de cerveja ENVASADA.

2° Quanto se perde na Fermentação? vamos estipular 0,5L, nesse caso você precisa levar par ao fermentador 9,5L de mosto.

3° Quanto se perde de volume no trub da fervura/resfriamento? vamos estipular 0,5L

Total de Volume até aqui: 10L (9 + 0,5 + 0,5)

4° Qual a taxa de evaporação? Vamos estipular 10%

Volume pós fervura / 0,90 : 10 / 0,90 = 11,11L (esse será seu volume pré fervura)

5° Quanto do liquido é absorvido pelos grãos? Aproximadamente 1L/ Kg grão, no seu caso 2,2L

Volume Total de Agua = 11,11 + 2,2 = 13,31

Caso não for fazer BIAB e usar total a água de uma só vez, então você deve pegar o volume total de água e dividir entre mostura e lavagem.

3,5L/Kg para mostura = 7,7L na mostura
Volume da lavagem será a diferença para os 13,31 = 5,61

Pegue essa informações e tente ver se chega próximo no beersmith.

Abraços
 
Last edited:
Lord,
A explicação do Kelvin foi muito clara em relação ao seu tipo de processo. Siga para não se confundir
 
Cara, vou tentar te ajudar de uma forma mais didática. Você precisa pensar no processo de trás para a frente.
Opa, perfeito! Muito obrigado !! E se por ventura eu precisasse diminuir a quantidade (vou pegar a panela emprestada, to contando q seja 15L, mas vai que me falaram errado) ai seria só jogar regra de tres com esses valores ae ne?
 
Nunca botei fé nas taxas e litros do Smith quanto a água... tive que sempre pegar na manha hauahuau.. Minha primeira cerveja tb foi uma Blond Ale. OG de 1.070 😳😳👽 e Fg de 1.032 ...perguntaram se era enviado do Ozama com 7gr/l no priming 😂😂😂
 
Nunca botei fé nas taxas e litros do Smith quanto a água... tive que sempre pegar na manha hauahuau.
Ai é pau... Como eu vo ta sem densímetro nessa primeira leva, vou seguir os cálculos ae e ir na fé kkkkkkkkkkkk
 
Ai é pau... Como eu vo ta sem densímetro nessa primeira leva, vou seguir os cálculos ae e ir na fé kkkkkkkkkkkk
Mano.... tem que configura o bixano bem viu! hauha por isso nunca o segui rsss, tem muita variável, tão como aquela água de lavagem dele sempre dá um absurdo aqui.... mas se é assim que é pra ser, toca fixa hauhauha
Só te digo pra ter realmente as variáveis bem medidas....tipo coloca 10L e deixa o fogareiro na potência que vc vai usar e vê depois medindo com exatidão quanto evaporo, dentre todas as outras paradinhas, pois se evaporar demais, não se preocupe pois a bera fica boa....agora foda é sobrar e não ter fermentador pra colocar...
 
Back
Top