1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Montagem 4-Tap Keezer com colar e torneiras belgas

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por Persevalli, 10/7/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 10/7/19 #1

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    91
    Pessoal, compartilho processo de contrução de um Keezer para 4 torneiras.

Neste freezer Philco de 200 litros cabem 4 postmixes de 19l, considerando que um deles vai acima
    do compartimento do compressor, sendo que o colar de madeira cria espaço para isto.
    Aqui temos mais Kegerators, mas esse tipo de montagem é muito comum nos EUA, inclusive inspirei-me
    em vários tópicos do HBT Americano.

Optei por torneiras belgas e por distribuidor de CO2 com controle independente, dessa forma posso usar
    diferentes pressões de carbonatação forçada e serviço.

1 - Começando pelo resultado final. Para o meu gosto ficou muito bom e funciona perfeitamente.

Keezer-final-1.jpeg Keezer-final-2.jpeg Keezer-final-3.jpeg

2 - Peças: Madeira Tauari Champagne com 35mm de espessura e 180mm de altura. Distribuidor 4 vias, 4 torneiras belgas já com kit para conexão, mangueira de 1/4 para linha de gás e serviço. Não optei por prolongadores para as torneiras porque o espaço já é apertado para movimentar os Postmixes.

Keezer-01.jpeg
    Keezer-02.jpeg

3 - Comecei encontrando o posicionamento ideal das torneiras. Após alguns testes, optei por 100mm de distância de centro a centro , além das torneiras posicionadas à esquerda. Controlador à direita.

Keezer-03.jpeg

4 - Furos para as torneiras. Os furos foram feitos com broca chata de 1 polegada e ficaram com bom acabamento. Na parte traseira eu desbastei com broca chata maior para acomodar a porca de fixação sem necessitar de prolongador. O espaço para o controlador fiz com serra tico-tico.

Keezer-04.jpeg

Keezer-05.jpeg

5 - Com furos feitos, montado o colar.

Keezer-06.jpeg

Robinho e (deletar usuário) curtiram isso.
  2. 10/7/19 #2

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    91
    6 - Aplicando Polisten sem pigmento , foram umas 5 camadas. Cuidado para não escorrer. E cuidado caso uso cola de madeira, na minha o Polisten não aderiu e precisei lixar muito para não dar diferença de cor após aplicar o Polisten.

Keezer-07.jpeg

Keezer-08.jpeg

7 - Testando encaixe com as dobradiças da porta. Cuidado ao soltar os parafusos, alguns modelos ficam presos com a
    mola tensionada e , ao soltar os parafusos, pode haver um estrago... O ideal é ter uma segunda pessoa ajudando.

Keezer-09.jpeg

8 - Pintura do Freezer. Achei que era encrenca demais fazer com compressor, sem dúvida ficaria melhor. Inicialmente fiz
    uma pintura com tinta esmalte mas não gostei. Acabei cobrindo com tinta para lousa de giz. A pintura com rolinho ficou boa, mas não perfeita. A tinta de lousa dá um efeito excelente e fica bacana escrever com caneta tipo giz (não giz de verdade). Antes de pintar, uma boa lixada com lixa fina (usei acho que 220).

O colar é colado no freezer com Silicone. Usei branco. Use incolor...

Keezer-10.jpeg Keezer-11.jpeg

9 - Distribuidor de CO2 instalado, após vários testes de posição com os Postmixes. Procure a melhor distribuição das
    mangueiras, com quatro posts dentro, fica bem apertado.

Keezer-12.jpeg

10 - Torneiras , mangueiras e conectores ball lock instalados.

Keezer-13.jpeg

Resultado final , já com a bandeja. Não achei no tamanho ideal, uns 3 cm a mais de cada lado ficaria perfeito.

Keezer-final-2.jpeg

Próximos passos: cooler para distribuir melhor a temperatura , fica mais frio na parte de baixo do que na região do colar. Mas já está 100% funcional. Até coube um quinto Postmix de 7 litros...

Abs

Persevalli

Última edição: 10/7/19
    2 pessoas curtiram isso.
  3. 10/7/19 #3

FernandoPetry

FernandoPetry

FernandoPetry

Well-Known Member

Afiliado:
    30/8/16
    Curtidas Recebidas:
    25
    Parabéns pelo projeto amigo, fiquei com uma divida, você deixou o cilindro de CO2 dentro ou fora do freezer?
    Teria como postar uma foto da parte interna do freezer já com os postmix e tudo conectado? Só pra ter uma ideia de como fica.

4. 10/7/19 #4

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    91
    Olá Fernando, obrigado!
    Deixei dentro pois com 4 postmixes há espaço e o meu cilindro é de alumínio. Mas não vejo problemas em manter fora, se for o caso.

Esta noite eu posto foto do interior.

Abs

5. 11/7/19 #5

Rafael Fernandes Cotote

Rafael Fernandes Cotote

Rafael Fernandes Cotote

Member

Afiliado:
    28/6/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Ficou muito bonito, parabéns!

6. 12/7/19 #6

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    91
    Obrigado Rafael!

@Fernando, segue a foto interna. As mangueiras ainda estão meio bagunçadas, vou arrumar com calma depois. E são longas (2 a 3m) pra reduzir formação de espuma.
    Nessa foto estão 3 Postmixes de 19 litros + 2 de 7 litros. Um dos pequenos está sobre um dos grandes à esquerda, por isso tão alto.

Keezer-14.jpeg

Aproveitando , chegaram os Tap Handles personalizados feitos lá no RS. Se alguém se interessar eu passo o contato, o pessoal é muito bom.

Keezer-15.jpeg

3 pessoas curtiram isso.
  7. 12/7/19 #7

FernandoPetry

FernandoPetry

FernandoPetry

Well-Known Member

Afiliado:
    30/8/16
    Curtidas Recebidas:
    25
    Mesmo utilizando torneiras com regulagem de pressão é necessário ter as mangueiras mais longas?
    Não utilizo carbonatação forçada, dai não tenho conhecimento sobre esse assunto.

8. 12/7/19 #8

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    91
    Olá Fernando,
    Pela minha experiência e "n" outros relatos que li, vários no HBT americano, sim. Não vou dizer que o controle de fluxo não ajuda, com certeza ajuda, mas não faz milagres em um sistema muito desbalanceado ou em uma cerveja muito carbonatada. Mas seria legal "ouvir" outros aqui também..

Abs

9. 13/7/19 #9

Robinho

Robinho

Robinho

Member

Afiliado:
    13/2/19
    Curtidas Recebidas:
    6
    Ficou nota 10 esse seu projeto!

Poderia nos dar detalhes sobre os valores? Sobre o isolamento térmico do colar de madeira, segura legal (onde moro faz 30ºC)?

10. 7/10/19 #10

danilonog

danilonog

danilonog

Active Member

Afiliado:
    10/1/16
    Curtidas Recebidas:
    3
    Onde comprou o distribuidor de CO2 com manômetro individual? Já procurei muito e não consigo encontrar .

11. 7/10/19 #11

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    91

Compartilhe esta Página