Moinho de rolos - Qual a furadeira/parafusadeira ideal para automatizar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
1,696
Reaction score
471
Salve pessoal. Alguém tem experiência com utilização de furadeira para usar no moinho de rolos?

Tenho um monster mill de 3 rolos e gostaria de saber qual seria a furadeira e/ou parafusadeira ideal.

Se alguém já utiliza alguma marca e puder me passar, agradeceria.

Valeu...
 
Tenho um moinho MaltBit 2 rolos (muito satisfeito), E a única indicação sobre furadeira que eles mencionam no manual inclusive é que tenha no mínimo 500watts de potência.
Utilizo uma furadeira de marca recente no mercado (Dexter 600w), paguei menos de R$200 e nunca me deu problema, roda que é uma beleza.
Mas se quiser realmente investir numa furadeira que aguente paulada, até o momento eu não vi mais resistentes que as Bosch linha profissional. Mas sinceramente acho um investimento não necessário.

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
 
Last edited:
Eu usei uma Black&Decker 500w sem problema, no meu moedor do Breda mas depois comprei uma Skill usada com controle de velocidade e reversível. Isso ajudou porque algumas vezes o rolo dava uma "patinada". O que era resolvido com uma pequena reversão do giro, antes de começar novamente.

:mug:
 
O ideal seria um motor mesmo, de baixa rotação e maior força em HP.
As furadeira não são feitas para tanto peso, e aquecem demais quando moem, e chegam a cheirar verniz queimado, porque é exatamente isso que começa a acontecer, o verniz do motor aquece tanto que pode queimar e se ele romper o isolamento, o motor já era
 
O ideal seria um motor mesmo, de baixa rotação e maior força em HP.
As furadeira não são feitas para tanto peso, e aquecem demais quando moem, e chegam a cheirar verniz queimado, porque é exatamente isso que começa a acontecer, o verniz do motor aquece tanto que pode queimar e se ele romper o isolamento, o motor já era

Você tem alguma indicação de motor? Algo com bom custo x benefício?
 
Boa tarde Filipe
Na verdade não.
Motores fortes são caros, um amigo disse uma vez que motor de vidro elétrico de carro, e de para brisa são bem fortes, principalmente os de para-brisa, pois possui sistema de redução, mas não sei se funciona bem para isso
 
Acabei de vir de uma brassagem com amigos. Um cervejeiro & engenheiro elétrico deu a dica de motor de passo / para-brisa de caminhões, ônibus, enfim, veículos grandes. Vai ser o meu futuro projeto. Boas cevas.
 
Eu utilizei um motorredutor Imobras, pouco mais de R$120,00 90RPM. Estou empurrando ele com fonte ATX, ficou perfeito... mesmo!
www.imobras.ind.br
Não vendem direto ao consumidor, é preciso encontrar um representante/distribuidor, no site tem a lista de ambos. O código do motorredutor é 100501512.
 

Attachments

  • 16195728_10155003100159337_4889027712168076946_n.jpg
    16195728_10155003100159337_4889027712168076946_n.jpg
    24.3 KB · Views: 203
  • 16298388_10155003100104337_8037907634124521461_n.jpg
    16298388_10155003100104337_8037907634124521461_n.jpg
    21.9 KB · Views: 204
Comprei essa furadeira: https://www.walmart.com.br/item/180...m_term=1802293&utm_campaign=undefined+1802293

Deu conta do recado perfeitamente... Ela é de 650w

Moeu 15Kg de malte em 2 minutos no meu Monster Mill de 3 rolos, ou seja...para essas quantidades não teve crise de aquecimento....

Recomendo.

Ela tem controle de velocidade e reversão de rotação...Show de bola....não sofreu nada para moer...

Pelo menos para esse meu moinho, não recomendaria a utilização de motor, a não ser que sejam quantidades enormes...oq acredito não ser o caso.

A furadeira além de moer o malte pode ser usada para furar as paredes e como parafusadeira :p
 
Eu utilizei um motorredutor Imobras, pouco mais de R$120,00 90RPM. Estou empurrando ele com fonte ATX, ficou perfeito... mesmo!
www.imobras.ind.br
Não vendem direto ao consumidor, é preciso encontrar um representante/distribuidor, no site tem a lista de ambos. O código do motorredutor é 100501512.

Qual é o tempo médio para moagem do malte?
 
Você vê vantagens em relação à furadeira? Achei 660g/min uma taxa baixa.
Meu medo em utilizar a furadeira é a questão da rotação. Mas acho 90rpm pouco

Furadeira é demasiadamente rápido, o ideal seria uns 300RPM, e minha moagem é mais lenta pois uso como funil um garrafão de água de 10l, isso estrangula bastante a saída dos grãos. Pra mim é uma velocidade aceitável, eu encho o "funil" e vou fazer outras coisas, quando ouço que acabou a moagem desligo o moedor.
Já comprei MDF para montar o funil em toda extensão dos rolos, assim acredito que irá aumentar muito o rendimento.
 
Você vê vantagens em relação à furadeira? Achei 660g/min uma taxa baixa.
Meu medo em utilizar a furadeira é a questão da rotação. Mas acho 90rpm pouco


Eu faço a moagem de 15Kg de malte com um moinho de 3 rolos da Monster Mill e furadeira Bosh de 650w em menos de 5 minutos.
 
Eu faço a moagem de 15Kg de malte com um moinho de 3 rolos da Monster Mill e furadeira Bosh de 650w em menos de 5 minutos.
Mas você controla a rotação ou vai com a furadeira no máximo mesmo e taca o foda-se?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Mas você controla a rotação ou vai com a furadeira no máximo mesmo e taca o foda-se?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

A furadeira tem controle de velocidade. É uma Bosch GSB 13 RE 650W

Não deixo no máximo da velocidade, mas já testei no máximo e a moagem sai de boa também. Porém é preciso deixar claro que o moinho é um Monster Mill 3 rolos, que é um dos melhores no mercado. No sistema deles os rolos rodam livres, pouquíssimo atrito.

Foi sem dúvida uma de minhas melhores aquisições. Principalmente por ter saído de um Guzzo manual e pulado pra ele...Show de bola. A moagem virou diversão.
 
Eu utilizei um motorredutor Imobras, pouco mais de R$120,00 90RPM. Estou empurrando ele com fonte ATX, ficou perfeito... mesmo!
www.imobras.ind.br
Não vendem direto ao consumidor, é preciso encontrar um representante/distribuidor, no site tem a lista de ambos. O código do motorredutor é 100501512.

Quanto tempo ta demorando para moer? Da para colocar todo o malte de uma vez que ele aguenta?
 
Motorizei meu moinho de dois rolos com motor de maquina de lavar comprado no ML por R$65,00. A redução da velocidade foi feita pelo jogo de polias. Ficou muito bom pra levas de 40 -60 litros.
181074737.jpeg


Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
 
Back
Top