Mofo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guilhermefighera

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
54
Reaction score
12
Galera,
Tenho enfrentado um pouco de dificuldade de sanitização com o inverno rigoroso aqui do RS.
Toda vez preciso fazer uma relavagem do meu moinho, mangueiras, bomba e etc...
Mesmo tomando um bom cuidado, acredito que pelo tempo úmido demais isto seja quase que inevitável.
Alguém tem alguma dica (secar com secador, por exemplo), tanto para evitar quanto de algum produto que faça que o mofo seja removido facilmente?
Valeu...
 
Galera,
Tenho enfrentado um pouco de dificuldade de sanitização com o inverno rigoroso aqui do RS.
Toda vez preciso fazer uma relavagem do meu moinho, mangueiras, bomba e etc...
Mesmo tomando um bom cuidado, acredito que pelo tempo úmido demais isto seja quase que inevitável.
Alguém tem alguma dica (secar com secador, por exemplo), tanto para evitar quanto de algum produto que faça que o mofo seja removido facilmente?
Valeu...


Eu tenho este problema, porque faço cerveja fora de Porto Alegre e não posso ficar limpando (preventivamente) os troços com a frequência que gostaria.

O que eu costumo fazer para tentar evitar o mofo é guardar tudo muito bem seco, mas às vezes - ainda assim - forma um pouco.

Para limpar eu uso imersão em solução de cloro e água fervendo para o enxágue, muita água fervendo.
 
Last edited:
Galera,
Tenho enfrentado um pouco de dificuldade de sanitização com o inverno rigoroso aqui do RS.
Toda vez preciso fazer uma relavagem do meu moinho, mangueiras, bomba e etc...
Mesmo tomando um bom cuidado, acredito que pelo tempo úmido demais isto seja quase que inevitável.
Alguém tem alguma dica (secar com secador, por exemplo), tanto para evitar quanto de algum produto que faça que o mofo seja removido facilmente?
Valeu...
Mas tu tens que desmontar todo o equipamento depois que faz cerveja?

O que eu faço é limpar as panelas, enxaguar tudo, e depois monto todas as mangueiras novamente, bomba, tudo, e passo sanitizante deixando tudo com solução de iodophor dentro com 1 ml por litro.

Abraço!
 
Guenther,
Se a pergunta foi pra mim, alguma coisa sim. Costumo lavar bem com água corrento e detergente neutro. Talvez a solução será deixar mergulhado na água. O meu moinhos, por exemplo, não é inox e de uma semana para outra já cria alguns "fungos".
 
Pois é.. o ambiente deve ser bem úmido mesmo... comigo isso não tem acontecido. Talvez guardar numa caixa com um saquinho de sílica funcione. Tem que ir tentando...
 
Fungos (mofo), precisam de calor (ou temperatura adequada) e umidade para crescerem. De alguma forma estás oferecendo isso a eles. Seque bem antes de guardar qualquer tralha.

Se estão crescendo neste nosso inverno "rigoroso de faz de conta", te prepara que no verão eles virão mais "dispostos".

Limpeza com água corrente não remove muita coisa, qualquer sobra de "meleca" serve pros mofos. Limpeza precisa pelo menos de água e sabão, senão é enxágue!

Att

Rodrigo T Pereira
 
Nas mangueiras, principalmente, quando ocorre sigo o mesmo que o Wagner comentou, circulo agua quente com cloro (agua sanitária). O mofo "desgruda" rapido.
 
Back
Top