Modificando freezer vertical

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

monsterbash

Active Member
Joined
May 18, 2014
Messages
42
Reaction score
15
Boa tarde pessoal. Novato na área !
Estou iniciando na arte de fazer cerveja. Estou acompanhando um amigo em algumas brassagens para entender e tentar aprender o processo. Neste meio tempo também estou montando meu equipamento para, em breve, fazer a primeira leva.

Para a fermentação, ganhei um freezer vertical antiguinho (Prosdocimo, final dos anos 70). Estava a muito tempo parado e também tinha o "problema" das prateleiras serem a base para as canaletas de resfriamento. Como o estado estético dele era bem razoável para a idade e tendo em vista que os usados que encontrei estavam bem piores, resolvi tentar modificar o freezer.......

Vou tentar descrever aqui como esta sendo o processo...... Preparando as fotos. Daqui a pouco subo.....

Silvio Finotti
 
Bom, vamos as fotos..... qualidade ruim, mas acho que dá pra ter uma ideia....

1- freezer como ganhei.... originalzinho, menos a cor (o antigo dono disse que era amarelo):
1.JPG


2- por dentro:
2.JPG


3- por dentro sem as "gavetas" e já mostrando as prateleiras que pretendia "excluir":
3.JPG


4- prateleiras a "excluir" vistas por cima:
4.JPG


5- ordem original de resfriamento das prateleiras.
Obs: Numerei invertido. Logo a primeira é o 4, a segunda o 3 e assim sucessivamente....
5.JPG


Daqui a pouco as "modificações".....
 
A ideia era mudar a posição das duas prateleiras que marquei nas fotos anteriores. Tira-las do "meio do caminho" e coloca-las no fundo do freezer.

Para fazer isso seria impossível apenas dobrando os caninhos de aluminio.... Assim depois de muito estudar a forma como elas foram montadas decidi cortar e fazer novas soldas..... 4 ao todo.

freezer já com as prateleiras arrancadas
6.JPG


novos pontos de solda, um já soldado, inclusive:
7.JPG


emenda da "nova" parte do fundo.......
8.JPG


"novo fundo" soldado, faltando apenas rebitar para ficar mais bem fixo.
9.JPG
 
Todo este trabalho de corte, resoldagem e troca das posições da prateleira foram feitos no sabado passado (09/08/2014), mesmo dia em que foi trocado o compressor original por um EMBRACO recondicionado (R$ 80,00). O original estava travado, devido ao longo tempo parado.


Nunca havia feito uma solda em minha vida. Pesquisei na internet, encontrei algumas informações interessantes e achei que seria possível fazer eu mesmo as novas soldas. Tive que comprar um cortador de tubo (R$10,00) um alargador (R$12,00) e uma "barrinha" de solda marca MIGRARE modelo IZI (R$10,00).

As soldas foram feitas com maçarico e a barrinha de solda. Não precisei comprar maçarico, pois o camarada que me vendeu o motor recondicionado tinha. Ele me emprestou e ainda ajudou bastante no processo todo.

Depois de todo o processo feito faltava testar o sistema para ver se não havia nenhum ponto com vazamento e depois recolocar gas no sistema. Isso foi feito hoje pela tarde..... depois faço os comentários.
 
Legal!
Tenho um freezer prosdócimo antigo, mas está em perfeito funcionamento.
Vou ter q fazer algo semelhante para caber o fermentador.
Depois que você testar, não deixe de postar como ficou o resfriamento!

Valeu!
 
Com certeza Tiago..... Fiz um micro teste hoje e parece que esta OK. Neste fds pretendo colocar ele em teste definitivo....

Poxa vc. tambem é Goiania !!!! Bom saber !!!

Abraço !!!
 
Testei hoje o freezer já com o tic17 instalado.

Prendia a prateleira de baixo que estava um pouco solta e aproveitei para afixar tambem o novo fundo do freezer.

Depois da parte braçal, conectei o TIC17RGTi, mudei a configuração de temperatura para 17o celcius. O restante das configurações deixei nos padrões de fábrica.

Coloquei o sensor, praticamente bem em baixo do freezer, proximo a prateleira e um pouco mais pra frente (mais longe das placas do fundo, tentando simular a pior posição de resfriamento.

Logo que liguei a temperatura estava em 28o, não demorou muito e bateu nos 17o, fazendo o TIC funcionar e desligar o freezer. O mesmo voltou a ligar um bom tempo depois qdo a temperatura bateu nos 19o. Não medi os tempos neste primeiro ciclo.

No segundo ciclo, resolvi medir tempo dos ciclos ficou assim:

1) horas: 21:28 - quando bateu 19 o freezer ligou
2) horas: 21:32 - temperatura bateu os 17 graus e o TIC desligou freezer.
3) mesmo com o freezer desligado a temperatura baixou ainda até 15o, efeito retardado do funcionamento do freezer.
4) 22:15 - teperatura bateu 19 e freezer voltou a ligar....

Achei o tempo MUITO bom,,,,,, e conclui que o freezer deve ficar a grande maioria do tempo desligado (caso a porta não seja aberta com frequencia).

Agora as fotos:

foto01.JPG


foto02.JPG


foto03.JPG


foto04.JPG


foto05.JPG


foto06.JPG


foto07.JPG


Isso aí !!! Acho que vai valer a pena a "modificação" do velho freezer....

Abraços
Silvio Finotti
 
Testei hoje o freezer já com o tic17 instalado.

Prendia a prateleira de baixo que estava um pouco solta e aproveitei para afixar tambem o novo fundo do freezer.

Depois da parte braçal, conectei o TIC17RGTi, mudei a configuração de temperatura para 17o celcius. O restante das configurações deixei nos padrões de fábrica.

Coloquei o sensor, praticamente bem em baixo do freezer, proximo a prateleira e um pouco mais pra frente (mais longe das placas do fundo, tentando simular a pior posição de resfriamento.

Logo que liguei a temperatura estava em 28o, não demorou muito e bateu nos 17o, fazendo o TIC funcionar e desligar o freezer. O mesmo voltou a ligar um bom tempo depois qdo a temperatura bateu nos 19o. Não medi os tempos neste primeiro ciclo.

No segundo ciclo, resolvi medir tempo dos ciclos ficou assim:

1) horas: 21:28 - quando bateu 19 o freezer ligou
2) horas: 21:32 - temperatura bateu os 17 graus e o TIC desligou freezer.
3) mesmo com o freezer desligado a temperatura baixou ainda até 15o, efeito retardado do funcionamento do freezer.
4) 22:15 - teperatura bateu 19 e freezer voltou a ligar....

Achei o tempo MUITO bom,,,,,, e conclui que o freezer deve ficar a grande maioria do tempo desligado (caso a porta não seja aberta com frequencia).

Agora as fotos:

foto01.JPG


foto02.JPG


foto03.JPG


foto04.JPG


foto05.JPG


foto06.JPG


foto07.JPG


Isso aí !!! Acho que vai valer a pena a "modificação" do velho freezer....

Abraços
Silvio Finotti


Brother, estou na mesma situação, mas não consegui ver as fotos. Consegue me enviar?
[email protected]. Ficaria agradecido! Vlw
 
A ideia era mudar a posição das duas prateleiras que marquei nas fotos anteriores. Tira-las do "meio do caminho" e coloca-las no fundo do freezer.

Para fazer isso seria impossível apenas dobrando os caninhos de aluminio.... Assim depois de muito estudar a forma como elas foram montadas decidi cortar e fazer novas soldas..... 4 ao todo.

freezer já com as prateleiras arrancadas
6.JPG


novos pontos de solda, um já soldado, inclusive:
7.JPG


emenda da "nova" parte do fundo.......
8.JPG


"novo fundo" soldado, faltando apenas rebitar para ficar mais bem fixo.
9.JPG
Boa noite. Não consigo abrir as fotos. Tenho um freezer com prateleiras e gostaria de dobrar, porém tenho medo de estragar
 
Back
Top