Misturador de tinta para fazer whirlpool.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gualvim

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
63
Reaction score
17
Fala ai galera!!!!

Estou querendo usar a furadeira para fazer o whirlpool, para ter mais eficiência no processo... Na mão ainda não obtive muito sucesso...kkkkk.

Estava em uma loja de matéria de construção e vi um misturador de tinta para furadeira, achei bem interessante ainda mais pelo preço R$30,00.

É esse da foto.

Alguém já usou um misturador de tinta para fazer o whirlpool?

Dá certo?

Desde já agradeço.
 

Attachments

  • batedor_de_argamassa__e_tintas_profissional_88155963_0001_220x220.jpg
    batedor_de_argamassa__e_tintas_profissional_88155963_0001_220x220.jpg
    5.6 KB · Views: 70
Não acho que usar furadeira no Whirlpool seja boa ideia.
A velocidade excessiva de rotação, além de poder fazer sujeira, aumenta muito a chance de oxidação da cerveja.
 
Eu uso uma escumadeira de inox em uma parafusadeira, iniciando com uma velocidade baixa o giro.
 
Não acho que usar furadeira no Whirlpool seja boa ideia.
A velocidade excessiva de rotação, além de poder fazer sujeira, aumenta muito a chance de oxidação da cerveja.

Realmente a rotação dela e bem alta, faria uma bagunça.

A ideia era usar um dimmer para controlar a rotação, dai ficaria lenta para que possa formar o whirlpool corretamente.

Vou fazer alguns testes.

Obrigado.

Abs.
 
Não tem necessidade de algo tão exagerado pro whirlpool, ele nem precisa ser longo, nem tão forte... pro whirlpool ser bem sucedido basta fazer o movimento de redemoinho acontecer... isso dá pra fazer girando com a colher acho que em menos de 10 segundos.

De qualquer forma se for seguir em frente com a ideia cuide pra usar uma pá dessa que seja de inox ou aluminio. Evite aço galvanizado, zinco, etc..
 
Não tem necessidade de algo tão exagerado pro whirlpool, ele nem precisa ser longo, nem tão forte... pro whirlpool ser bem sucedido basta fazer o movimento de redemoinho acontecer... isso dá pra fazer girando com a colher acho que em menos de 10 segundos.

De qualquer forma se for seguir em frente com a ideia cuide pra usar uma pá dessa que seja de inox ou aluminio. Evite aço galvanizado, zinco, etc..
Valeu!!!

Vou ficar atendo a esses materiais.

Abs.
 
Já usei muito isto. Funciona muito bem. Com o tempo sai o revestimento e oxida. Faça um de inox, se puder, mas este quebra um galho legal. Mas abandonei, passei a usar a mão mesmo, faz menos bagunça, coisa a menos pra lavar...
 
Já usei muito isto. Funciona muito bem. Com o tempo sai o revestimento e oxida. Faça um de inox, se puder, mas este quebra um galho legal. Mas abandonei, passei a usar a mão mesmo, faz menos bagunça, coisa a menos pra lavar...

Eu achei o valor bem barato, por isso me interessou.

O material desse que postei a foto é de aço niquelado, não sei se pode usar. Talvez não tenha problema porque ficará em contato com a cerveja menos de um minuto, e quebra um galho por enquanto até fazer um de inox.

Valeu!!
 
Não acho que usar furadeira no Whirlpool seja boa ideia.
A velocidade excessiva de rotação, além de poder fazer sujeira, aumenta muito a chance de oxidação da cerveja.

Oxidar a cerveja no resfriamento? Antes de levar o mosto para a fermentação é até recomendado oxigená-lo, as leveduras precisam desse oxigênio.
 
Fala ai galera!!!!

Estou querendo usar a furadeira para fazer o whirlpool, para ter mais eficiência no processo... Na mão ainda não obtive muito sucesso...kkkkk.

Estava em uma loja de matéria de construção e vi um misturador de tinta para furadeira, achei bem interessante ainda mais pelo preço R$30,00.

É esse da foto.

Alguém já usou um misturador de tinta para fazer o whirlpool?

Dá certo?

Desde já agradeço.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-886555063-pa-de-whirlpool-cerveja-artesanal-inox-_JM
 
Oxidar a cerveja no resfriamento? Antes de levar o mosto para a fermentação é até recomendado oxigená-lo, as leveduras precisam desse oxigênio.
Sim, se o mosto estiver quente vc vai oxidar a cerveja, só se faz oxigenação quando o mosto estiver frio.
 
Sim, se o mosto estiver quente vc vai oxidar a cerveja, só se faz oxigenação quando o mosto estiver frio.

Ah, sim. É que eu estava me referindo ao whirlpool a frio, por isso falei no resfriamento e antes de ir para o fermentador. Ainda quente eu nem faço, já vou logo para o resfriamento para abaixar a temperatura o mais rápido possível, nos 15 min que eu perderia fazendo o whirlpool quente, já chego aos 40ºC ou menos e aí o whirlpool vigoroso termina de abaixar a temperatura...
 
Não acho que usar furadeira no Whirlpool seja boa ideia.
A velocidade excessiva de rotação, além de poder fazer sujeira, aumenta muito a chance de oxidação da cerveja.
mas não seria ideial o mosto ter oxigenio para ir para o fermentador?
 
Alguém já usou um equipamento desses junto com o chiller de imersão com o intuito de simular um trocador de contra-fluxo?
 
@walacebraga ,
são duas coisas diferentes: oxigenar o mosto para a fermentação é dissolver O2 no mosto frio.

Quando quente, se cria uma condição facilitada para que o O2 se combine com outras moléculas e crie a oxidação.

A oxidação é uma reação química e não uma solução. Mais ou menos o que ocorre com a carbonatação: o CO2 é dissolvido (solução) na cerveja. Uma parte dele vai reagir com as moléculas de água (H2O) e formar o ácido carbônico, que dá uma sensação "crisp" na língua. O O2 dissolvido, se não fosse consumido pelas leveduras na sua multiplicação, causariam oxidação também a longo prazo. Já o O2 reagido e incorporado em outra molécula não pode ser consumido pelas leveduras.
 
Recomenda-se fazer a aeração do mosto em temperaturas inferiores a 25ºC. Acima disso é prejudicial à cerveja. Se não me engano, o John Palmer fala disso no How to Brew. Não estou com o livro aqui em mãos para consultar no momento, portanto, me corrijam se eu tiver dito algo errado, por favor.
Outra coisa, agora sobre o real motivo do tópico, que é o misturador de tintas sendo usado como pá para whirlpool... aço niquelado não é uma boa pois o niquel não é um metal indicado para fins alimenticios e, como esse niquel se solta do aço com o tempo... é pior ainda. Ja pensou beber uma cerveja niquelada??? rs...
 
Depende, a partir de 25 a 30 graus é muito menor a oxidação. Vide o How to Brew do John Palmer: http://howtobrew.com/book/section-1/yeast/yeast-nutritional-needs/aeration-is-good-oxidation-is-bad
Foi o que eu disse. Não é porque é menor que não ocorra. A temperatura acelera e facilita a reação de oxidação. Com temperaturas mais baixas a reação é mais lenta e dá tempo as leveduras de consumir boa parte do O2.

O O2 é prejudicial mas é necessário. Cabe a nos fazermos o melhor uso dele.
 
Back
Top