Mini densimetro com problema?? Ajuda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 24, 2019
Messages
17
Reaction score
4
Location
Bauru - SP
Boa tarde, galera. Chegaram meus equipamentos. Estou me preparando pra primeira brassagem.

A questão é: comprei um mini densimetro pois era o único disponível no site no momento.

Chegando em casa eu fui testar pra ver se estava tudo certo. Enchi de água a proveta e coloquei o densimetro pra girar lá dentro. Logicamente a água destilada é a única que vai ficar exatamente em 1000, Mas a minha medida ficou em 0995, aproximadamente.

Agora não sei... está correto? Alguém que usa mini densimetro já teve problemas com ele?

Pois penso o seguinte... se a água NAO destilada é impura, ela teria outras partículas dissolvidas ali. Ou seja, a densidade teria que dar ACIMA de 1000, correto??

Se tiver alguém com um mini densimetro e puder fazer o teste também em casa, eu agradeceria.
 
Boa tarde, galera. Chegaram meus equipamentos. Estou me preparando pra primeira brassagem.

A questão é: comprei um mini densimetro pois era o único disponível no site no momento.

Chegando em casa eu fui testar pra ver se estava tudo certo. Enchi de água a proveta e coloquei o densimetro pra girar lá dentro. Logicamente a água destilada é a única que vai ficar exatamente em 1000, Mas a minha medida ficou em 0995, aproximadamente.

Agora não sei... está correto? Alguém que usa mini densimetro já teve problemas com ele?

Pois penso o seguinte... se a água NAO destilada é impura, ela teria outras partículas dissolvidas ali. Ou seja, a densidade teria que dar ACIMA de 1000, correto??

Se tiver alguém com um mini densimetro e puder fazer o teste também em casa, eu agradeceria.

Fala Felipe blz ?
O meu densimetro com agua da rede, bate 1000 normal, há casos de variação de 002 por causa da temperatura da agua que voce coloca para fazer o teste.
Normalmente o densimetro mede na temperatura de 20°C, caso tenha variação para mais ou menos, teria de corrigir.
Uso essa tabela, nos testes que realizei com agua abaixo dos 20°C, a tabela bateu certinha.
Abracos
 

Attachments

  • Correção_Densidade.JPG
    Correção_Densidade.JPG
    99.4 KB · Views: 38
Fala Felipe blz ?
O meu densimetro com agua da rede, bate 1000 normal, há casos de variação de 002 por causa da temperatura da agua que voce coloca para fazer o teste.
Normalmente o densimetro mede na temperatura de 20°C, caso tenha variação para mais ou menos, teria de corrigir.
Uso essa tabela, nos testes que realizei com agua abaixo dos 20°C, a tabela bateu certinha.
Abracos

Beleza, valeu. Vou sair da faculdade e passar em algum lugar pra comprar água destilada. Daí vou fazer o teste a 20°C pra ver o que acontece. Obrigado por enquanto. Depois eu volto pra contar o que aconteceu kkk
 
Fala Felipe blz ?
O meu densimetro com agua da rede, bate 1000 normal, há casos de variação de 002 por causa da temperatura da agua que voce coloca para fazer o teste.
Normalmente o densimetro mede na temperatura de 20°C, caso tenha variação para mais ou menos, teria de corrigir.
Uso essa tabela, nos testes que realizei com agua abaixo dos 20°C, a tabela bateu certinha.
Abracos


Cara, não achei a água destilada.. Mas usei a água de casa a 20°C exatamente.. e continuou assim. Veja a foto abaixo
15706576252903792512282115029316.jpg
 
Creio que a precisão é uma dificuldade em comum com todo mini-densímetro, porque a régua é muito pequena... É difícil saber se está em 0.993, 0.994 ou 0.995, ou mesmo 1.000... Pra mim esse densímetro está dentro do esperado.
 
As vezes o seu densimetro veio descalibrado, mas pode somente anotar essa diferença com agua apenas e corrigir essa diferença na hora da medição da O.G e F.G.
Estranho porque o meu mini-densimentro marca apenas de 1000 ate 1060. Deve ser modelo diferente.
abracos
 
As vezes o seu densimetro veio descalibrado, mas pode somente anotar essa diferença com agua apenas e corrigir essa diferença na hora da medição da O.G e F.G.
Estranho porque o meu mini-densimentro marca apenas de 1000 ate 1060. Deve ser modelo diferente.
abracos

Então não tem problema fazer essa correção? Fiquei pensando se isso iria interferir em algo... já tava pensando em devolver pra loja ou comprar um densimetro normal.
 
Bom dia Pessoal, lendo o post me deu uma duvida, se o densímetro estiver descalibrado, vamos supor, 0,002, o calculo entre O.G. e F.G. o mesmo densímetro descalibrado não me indicaria o valor a ser levado para o calculo, ou seja O.G. 1050 e F.G. 1009 diferença de 41, ou O.G. 1050,002 e F.G. 1009,002 diferença também de 41, mesmo com erro de calibração a diferença seria a mesmo, não estaria atendendo a necessidade?
 
Bom dia!

Tenta medir uma água mais controlada como uma água mineral. Se ainda assim não bater, sugiro devolver pois este é um instrumento de precisão sim e como tal deve oferecer repetibilidade de resultados. Vale ressaltar que a relação densidade x temperatura não é linear, ou seja, não é somente somar ou diminuir um valor, tem a ver com volume do líquido, do sólido dissolvido, do frasco, etc.
Então se não bater na água mineral, troque. Pode ser por outro mini densímetro mesmo.
Agora, se a água mineral der 1 e a da torneira continuar igual, sugiro pedir uma análise físico-química da companhia de distribuição para ver o que tem de diferente nessa água.
Espero ter ajudado.
Abs e boas Beras!
 
Bom dia!

Tenta medir uma água mais controlada como uma água mineral. Se ainda assim não bater, sugiro devolver pois este é um instrumento de precisão sim e como tal deve oferecer repetibilidade de resultados. Vale ressaltar que a relação densidade x temperatura não é linear, ou seja, não é somente somar ou diminuir um valor, tem a ver com volume do líquido, do sólido dissolvido, do frasco, etc.
Então se não bater na água mineral, troque. Pode ser por outro mini densímetro mesmo.
Agora, se a água mineral der 1 e a da torneira continuar igual, sugiro pedir uma análise físico-química da companhia de distribuição para ver o que tem de diferente nessa água.
Espero ter ajudado.
Abs e boas Beras!


Opa, obrigado pela resposta. Já encaminhei o densimetro de volta pra loja. Assim que chegar lá, eles me enviam outro. Obrigado.
 
É muito comum densimetros terem um pequeno errinho. Provavel que mandem outro e tbm tenha. O ideal para maior precisão é medir a água e fazer a correção da medida do densimetro. Mas a real, é que esse pequeno erro não faz a menor diferença pra fazer cerveja em casa.
 
E aí cara, estava mesmo com defeito? Qual a loja?

Veio com o mesmo problema.. Mas fiz o que o Marcelo falou acima... Só corrigi o valor e tá dando certo.. Não é o ideal, mas vai servir por um bom tempo. Ele tá dando 0.006 abaixo do correto. Daí por exemplo se a minha OG tá 1037, eu corrijo pra 1043 e segue o baile.
 
Back
Top