Mini densímetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dimigobbo

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2014
Messages
202
Reaction score
42
Location
Itu/SP
Eae pessoal, blz?

Dei uma pesquisada antes, mas não achei nada falando disso.

Vi que o pessoal tem vendido o densimetros menores, que utilizam entre 80 e 100ml para medição.

Alguém usa esses densímetros? Consigo medir a OG com eles sendo que estou começando e não pretendo fazer cervejas high gravity por enquanto?

Abcs
 
Eae pessoal, blz?

Dei uma pesquisada antes, mas não achei nada falando disso.

Vi que o pessoal tem vendido o densimetros menores, que utilizam entre 80 e 100ml para medição.

Alguém usa esses densímetros? Consigo medir a OG com eles sendo que estou começando e não pretendo fazer cervejas high gravity por enquanto?

Abcs
Consegue normalmente.
 
Vlw.

Mais uma coisa que eu esqueci: é melhor o de 1,000 a 1,060 ou até 1,100 para esses menores?

Abcs
 
Vlw.

Mais uma coisa que eu esqueci: é melhor o de 1,000 a 1,060 ou até 1,100 para esses menores?

Abcs

Acho que pra esses densimetros bem pequenos, pra poucos mL, a escala vai ser muito pequena pra 1,100, a leitura será imprecisa. Então é melhor escolher um densímetro que cubra menos pontos mas que permita uma leitura decente.

O melhor dos casos seria ter um desses, poderia ser até com menos pontos do que 1,060 pra ler só a FG, e a OG vc poderia ler com um refratômetro ou um densímetro maior, que cubra mais pontos, porque daí 1,060 pode acabar sendo pouco...

Abraço
 
Isso aí que o Tiago falou é a pura verdade.
Tenho um colega que comprou esse de 1,000 a 1,100 e ele sofre uma barbaridade pra conseguir fazer a leitura da densidade. A escala é muito apertada.
Eu tenho o de escala até 1,060 e é uma beleza. Aconselho esse.
[]'s
 
Tá decidido então.

To fechando meu equipamento inicial para 20L e vai ser nesse esquema.

A geladeira e o TIC17 já tenho também.

Abcs
 
Acho que pra esses densimetros bem pequenos, pra poucos mL, a escala vai ser muito pequena pra 1,100, a leitura será imprecisa. Então é melhor escolher um densímetro que cubra menos pontos mas que permita uma leitura decente.

O melhor dos casos seria ter um desses, poderia ser até com menos pontos do que 1,060 pra ler só a FG, e a OG vc poderia ler com um refratômetro ou um densímetro maior, que cubra mais pontos, porque daí 1,060 pode acabar sendo pouco...

Abraço

Minha opnião pessoal:

Compra um grande.

A diferença não é tão grande, e quando você for fazer high gravity beers (acredite, você vai querer em breve), você não precisa comprar outro densímetro.

Eu uso um 1.000 ~ 1100 pra medir OG/FG e um refratometro comprado no Ali Express para acompanhar a atenuação, sendo que a cerveja usada para medir OG post boil volta pro fermentador, e a cerveja usada para medir a FG eu bebo, porque ninguém é de ferro.

No fim das contas, sai quase o mesmo preço de comprar um densímetro grande e um pequeno.
 
Minha opnião pessoal:

Compra um grande.

A diferença não é tão grande, e quando você for fazer high gravity beers (acredite, você vai querer em breve), você não precisa comprar outro densímetro.

Eu uso um 1.000 ~ 1100 pra medir OG/FG e um refratometro comprado no Ali Express para acompanhar a atenuação, sendo que a cerveja usada para medir OG post boil volta pro fermentador, e a cerveja usada para medir a FG eu bebo, porque ninguém é de ferro.

No fim das contas, sai quase o mesmo preço de comprar um densímetro grande e um pequeno.

Jefferson, pelo que eu entendi, a preocupação do dimigobbo não é nem tanto a respeito do preço, mas na quantidade do mosto a ser utilizada a cada medição... Nesse sentido um mini densímetro pode ser uma boa, porque faz a coleta de uma quantidade pequena de mosto pra medir a FG com precisão, o que um refratômetro não faz. Porém tendo uma combinação de um mini densímetro + um refratrômetro ou densímetro grande pra leituras de OG, tem as duas vantagens, facilidade de leitura e pouca utilização de cerveja pra leitura. A desvantagem é ter que comprar 2 equipamentos, ao invés de 1 daí...
 
pode até ser que com proveta e densímetro convencional se perde "muito" em levas de até 20 litros, mas logo tu vai aumentar a produção e o percentual de perda diminui - quem faz brassagens de 40 litros não se preocupa tanto, quem faz brassagens maiores então...

Aproveite a amostra que colocaria fora e use no pão de malte (no lugar do leite)! não perde nada.
 
Jefferson, pelo que eu entendi, a preocupação do dimigobbo não é nem tanto a respeito do preço, mas na quantidade do mosto a ser utilizada a cada medição... Nesse sentido um mini densímetro pode ser uma boa, porque faz a coleta de uma quantidade pequena de mosto pra medir a FG com precisão, o que um refratômetro não faz. Porém tendo uma combinação de um mini densímetro + um refratrômetro ou densímetro grande pra leituras de OG, tem as duas vantagens, facilidade de leitura e pouca utilização de cerveja pra leitura. A desvantagem é ter que comprar 2 equipamentos, ao invés de 1 daí...

@Tiago

Entendi a demanda do dimigobbo sim. No meu caso, tenho dois densímetros padrão. Instrumento de medição, quem tem dois, tem um. ;)

Já o refratometro é adição recente, justamente porque meu processo 'botava fora' mais ou menos 750 ml de mosto, e eu não curto beber 'cerveja verde.'

Até pensei em pegar o mini densímetro, mas ainda sim, seriam 300ml de mosto contra algumas gotas.

@Rohde,

Recentemente comecei a levar 10 litros pro fermentador (finalmente acertei meu setup), então, esses 300ml contam. 1 caçulinha a mais é sempre bão. :D

Não pretendo aumentar a produção, pois não tenho demanda e sinceramente, prefiro fazer duas levas de 10L por mês do que apenas uma de 20L. Sempre que uma tá saindo do fermentador, tem outra receita entrando, me permitindo experimentar mais.

Abraços!
 
Eh bem por ai gente.

O mini densimetro eh por causa das perdas.

Tem um refratometro para usar quando ver a necessidade.

Por enquanto não pretendo aumentar a produção ( que nem existe ainda).

O pao de malte fica por conta da padaria da esposa: Todo o bagaço será utilizado em paes.

Vou fazer a primeira e esta programado uma OG baixa (ate 1,050) então não vai ter tanta necessidade de um densímetro maior.



Abcs
 
Vale a pena ter os 2.

Eu fazia levas de 20 e agora já migrei para 50, mas independente do tamanho da leva, aconselho os 2 densímetros.

O grande não tem jeito, você vai precisar para tirar a OG que é muito alta.

O grande problema é perder 1/2 litro de breja para ficar medindo a FG. Eu tiro apenas 100ml na medição e depois ainda bebo, hehe.

Up The Irons!

Eduardo Bonatto
https://untappd.com/user/edubonatto
 

Attachments

  • Assinatura Fórum.txt
    53 bytes · Views: 35
Minha idéia não é ficar medindo a FG não.

Deixa lá, fermentando. 15 dias, 20 dias. Aí vou lá e meço no dia que vou engarrafar.

Abcs
 
Minha idéia não é ficar medindo a FG não.

Deixa lá, fermentando. 15 dias, 20 dias. Aí vou lá e meço no dia que vou engarrafar.

Abcs

Caro amigo, a realidade não é essa que você propõe.

Primeiro - 15 a 20 dias de fermentação pode ser tempo demais e desnecessário para levas tradicionais de Ale. Eu normalmente consigo a FG desejada em 5 dias. Por que vou deixar a breja lá em alta temperatura se não tem mais açúcar fermentável? Se não me engano (os experts podem me ajudar) isso provoca diacetil. Aproveite esses dias todos para maturar sua breja já pronta, isso sim é eficaz. Deixe por 10, 20, 30 dias lá em 1 grau e verás o benefício.

Segundo - você poder ter dúvida sobre a atenuação do fermento. Imagina uma situação que o air lock pouco trabalhou (ou você não viu) e você tem dúvida se o fermento vingou (lembre-se, trata-se de algo vivo), aí você só irá descobrir muitos dias após?
 
De qualquer maneira eu não terei acesso diário ao fermentador para verificar ou não a atividade.

Com certeza, se está errado meu processo, estou aberto a correção.

Abcs
 
Caro amigo, a realidade não é essa que você propõe.

Primeiro - 15 a 20 dias de fermentação pode ser tempo demais e desnecessário para levas tradicionais de Ale. Eu normalmente consigo a FG desejada em 5 dias. Por que vou deixar a breja lá em alta temperatura se não tem mais açúcar fermentável? Se não me engano (os experts podem me ajudar) isso provoca diacetil. Aproveite esses dias todos para maturar sua breja já pronta, isso sim é eficaz. Deixe por 10, 20, 30 dias lá em 1 grau e verás o benefício.

Segundo - você poder ter dúvida sobre a atenuação do fermento. Imagina uma situação que o air lock pouco trabalhou (ou você não viu) e você tem dúvida se o fermento vingou (lembre-se, trata-se de algo vivo), aí você só irá descobrir muitos dias após?

Pelo contrário, deixar pouco tempo pode ficar com diacetil. A parte primária da fermentação, atenuar os açucares pode levar 5 dias, pode levar menos, 3, 4... se for og alta ou lager pode levar mais também. Mas depois de consumir os açucares a levedura começa a consumir outras coisas. O diacetil é uma delas. Então mesmo que vc tenha verificado por 2 dias seguidos que a FG não baixou, não significa que não tenha trabalho sendo feito ali.

Sendo assim, fazer mal deixar em temperaturas mais altas por mais uns dias, não faz. Acho mais válido deixar 15 ou 20 dias e daí verificar FG e aroma, do que verificar apenas FG depois de 5 e dar por concluído. Entretanto nada impede de vc verificar a FG pelo 5º ou 6º dias e verificar o aroma também, julgando que está terminada, se não tiver açucar nem off-flavor, perfeito.

Abraço
 
Isso foi o que eu li, ouvi e presenciei em um curso que eu fiz e em cima da "teoria" que usei para "montar meu processo".

Nunca senti o aroma, mas diacetil parece manteiga rançosa?

Abcs
 
Isso foi o que eu li, ouvi e presenciei em um curso que eu fiz e em cima da "teoria" que usei para "montar meu processo".

Nunca senti o aroma, mas diacetil parece manteiga rançosa?

Abcs

É, não rançosa exatamente, manteiga. Diacetil é o aromatizante das pipocas sabor manteiga e das margarinas também. Na cerveja junto com diacetil normalmente é produzida pentanodiona, são primos, esse tem cheiro de mel, razoavelmente fácil de identificar também.
 
Só mais uma coisa @Tiago: o descanso de diacetil deve ser feito na mesma temperatura da fermentação, temperatura maior ou menor?

Tenho uma geladeira ligada a um full gauge.

Abcs
 
Só mais uma coisa @Tiago: o descanso de diacetil deve ser feito na mesma temperatura da fermentação, temperatura maior ou menor?

Tenho uma geladeira ligada a um full gauge.

Abcs

Temperatura maior, porque a levedura no final da fermentação tá diminuindo a atividade e começa a tender a flocular e decantar. Aumentando a temperatura vc compensa um pouco essa diminuição de atividade. "força" talvez não seria a palavra certa, mas "incentiva" ela a trabalhar um pouquinho mais e converter o diacetil.

Abraço
 
Back
Top