Minha Primeira APA - Ajuda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 13, 2019
Messages
4
Reaction score
0
Location
Rio de janeiro
Galera, essa semana brassei minha primeira APA, e a O.G. ficou bem acima do que eu pretendia. Minha receita previa 1050, porém ao final da mosturação estava com 1065. Devido a minha inexperiencia não acresecentei mais água na mostura para chegar a OG desejada. Resumindo, mandei para p fermentador com OG 1065 mesmo. Minha pergunta é: Vai ser possível beber essa cerveja ?
Obs.: Hoje (16/01/2019) está há 2 dias fermentando em temperatura controlada de 18º graus.
 
Minha primeira brassagem foi uma APA tambem e tive o mesmo problema. Ferveu e eu acabei levando pro fermentador uns 6.5 - 7 litros ( receita era para 10 litros ). Ficou muito alcoolica mas deu para tomar tranquilamente, ate me arrisco a dizer que ficou saborosa ! nao se preocupe
 
Fica a dica:

não meça tuas brassagens pela OG, e sim pelo volume. Se o volume estiver certo e a OG não, ajuste a eficiência na próxima.

OG só serve para uma coisa: Calcular o ABV junto com a FG. (simplificando muito o assunto)

No teu caso, vais ter uma cerveja bem mais alcoólica ou mais encorpada, vai depender da levedura.
 
Fica a dica:

não meça tuas brassagens pela OG, e sim pelo volume. Se o volume estiver certo e a OG não, ajuste a eficiência na próxima.

OG só serve para uma coisa: Calcular o ABV junto com a FG. (simplificando muito o assunto)

No teu caso, vais ter uma cerveja bem mais alcoólica ou mais encorpada, vai depender da levedura.
 
Galera, essa semana brassei minha primeira APA, e a O.G. ficou bem acima do que eu pretendia. Minha receita previa 1050, porém ao final da mosturação estava com 1065. Devido a minha inexperiencia não acresecentei mais água na mostura para chegar a OG desejada. Resumindo, mandei para p fermentador com OG 1065 mesmo. Minha pergunta é: Vai ser possível beber essa cerveja ?
Obs.: Hoje (16/01/2019) está há 2 dias fermentando em temperatura controlada de 18º graus.

Contribuição rápida:

Se sua OG está acima do que você espera, isso é ótimo, sua eficiência é alta e você precisa recalculá-la. OG é a quantidade de sólidos solúveis que você conseguiu extrair do seu mosto, quanto maior ela for, mais açúcar você conseguiu retirar do malte. Mais disponibilidade de açúcar não é necessariamente maior disponibilidade de açúcar fermentável. No geral isso significa que sua cerveja pode ficar mais alcoólica, caso você tenha feito a rampa de beta bem legalzinha, tendo uma atenuação bastante grande. Ou, caso esses açúcares não sejam fermentáveis, o que vai te sobrar é um corpo residual maior, sua FG vai ficar mais alta do que deveria. Nada disso diz que sua cerveja vai ficar ruim ou impossível de tomar, mas eu pessoalmente prefiro a primeira opção, uma cerveja mais alcoólica me desce melhor do que uma cerveja com FG muito alta.

Agora sobre a brassagem: Você precisa escolher o seguinte: Ou eu vou me focar em fixar uma OG e acertar o volume de água, ou vou fixar um volume e trabalhar com a OG que vier. Ambos os casos não são ideias, você consegue evitá-los calculando corretamente sua eficiência de brassagem e de cervejaria. Mas vamos analisar os casos; no primeiro você não tem definido uma quantidade final de cerveja, o que pode descontrolar seu calculo do lúpulo, portanto é melhor sempre estar com lúpulo extra a mão. O segundo caso você sempre terá a quantidade certa de cerveja, mas sua OG e por conseguinte ABV podem variar bastante. Então a escolha é sua, mas saiba que você precisa corrigir isso, não é legal para sua evolução como cervejeiro ficar nesse problema sempre.... mas as vezes acontece mesmo com cervejeiros avançados na troca de equipamento.

No meu caso, eu quase sempre me guio pelo volume e a OG eu arrumo na brassagem seguinte calculando corretamente minha eficiência e quase sempre não tenho grande problemas. Mas existem casos e casos, por exemplo, brassei mês passado um Kölsch para tentar ensinar meus irmãos, foi tudo feito com "maquinário" extremamente rudimentar, então claramente que errei no calculo da eficiência grosseiramente. Calculei 19 litros indo para a fervura com OG de 1056 SG. Como o cara da Brewshop fez o favor de moer grosso o malte, eu sabia que não ia conseguir extrair muito mais daquele do que os 1050SG com 13 L de cerveja que acabará de medir.... tudo abaixo do previsto... No caso eu poderia ter escolhido chegar em 19L com uma OG muito menor, ou manter 1050 com 13L. Eu não queria escolher nenhuma das duas opções, então eu adicionei água até bater uma OG 1045 SG, pois assim ganhava um pouco mais de cerveja e como meu mosto estava bem feito, eu sabia que ele atenuaria bem. Refiz as contas e vi que o ABV bateria por volta de 4,5%, que era dentro do estilo, recalculei o IBU, separei mais lúpulo e então acrescentei água sem medo. Agora estou com uma ótima Köslch, FG correto de 1009 e abv dentro do estilo (um pouco abaixo do que pretendia). Então você não precisa ter medo, só use o bom senso na hora de tomar decisões.

Boa sorte na próxima brassagem.

Att.
 
Back
Top