Meus equipamentos

Discussão em 'Meu Setup' iniciado por raupp, 1/12/15.

1. 1/12/15 #1

raupp

raupp

raupp

Well-Known Member

Afiliado:
    30/10/15
    Curtidas Recebidas:
    7
    Num futuro próximo pretendo utilizar 3 panelas, enquanto isso sigo com panela 29l que consigo produzir no máximo 21l, mas em segurança 18l (ou vaza na fervura)

Estou utilizando método biab por enquanto, consigo fazer uma lavagem para aumentar a produção, não eficiência, em resumo sem lavagem consigo produzir 13,5 pelo BIAB, porém fazendo a lavagem aumento o volume para fervura, o que pode me render teoricamente 21l finais, para fazer a lavagem eu suspendo o saco do BIAB por roldana e prendo em um parafuso no teto. Como não aumenta eficiência? Simples, mosto fica com densidade absurda pois uso pouca água, lá pelos 1,055 - 1,065 pré-fervura, então adiciono água que não cabe na mostura até atingir a densidade que desejo fazendo lavagem, mas apenas para aumentar reduzir densidade e conseguir levar volume razoável para fervura (com panela maior não seria necessário)

Enquanto nosso super frigo-bar não fica pronto (apresentou vazamentos e está em reparos) faço a fermentação e maturação em uma geladeira utilizando um tc-900ri power fornecido e instalado pelo meu sócio entendido do assunto de refrigeração.

No momento consigo 65% eficiência na conversão em açúcares. Testei no Erlen comparando com açúcar puro como 100% conversão, no Erlen deu 79% dos 82% informados no malte, e na panela deu 65% com moagem bem fina.

Fogareiro está meio sujo pois vazou mosto na fervura da primeira brassagem, mas com ele consigo manter bem tranquilamente a temperatura desejada.

Erlenmayer para fazer starter, ainda não consegui imã de HD para produção do meu agitador magnético, então estou agitando manualmente a cada 2h.

Em breve vou adquirir um termômetro laser para controle de temperatura do starter

Também tenho uma panela que não aparece nas fotos, de 15l para aquecer água da lavagem.

Balde de fermentação de 22l com o sensor do controlador colado na parede com 8 folhas de aluminio com a parte brilhante para dentro, e 2 folhas de papel aluminio virado para fora e um papel no meio. (poços térmicos e 3 fermentadores novos a caminho)

Máscara e luvas cirúrgicas para evitar contaminações (sou paranóico com isso), fervo água com água sanitária no ambiente antes da inoculação e vedo entradas de ar com plástico de embalagens vendido em rolo. Também uso um boné na hora de inocular.

Garrafa de ICE na foto do fermentador apenas para segurar a mangueira de silicone, ou ela fica encostada no fundo do copo e complica para eliminação de gases da fermentação), ainda estou analisando necessidade de um airlock.

Chiller de imersão e chiler que fica imerso num balde com gelo de fabricação artesanal, pois os canos de alumínio um dos sócios conseguiu grátis com um fornecedor que faliu. No chiller as mangueiras de jardim são para água fria, e mangueira de gás trançada é para água quente.

Mini densímetro funciona muito bem, fiz testes adicionando água e açucar em densidades de 1000, 1020, 1040, 1060 e sempre preciso, esperava que tivesse precisão menor. E perco somente 80ml de mosto ou cerveja a cada análise.

Primeira brassagem gerou DMS com fervura de 90m, não foi culpa do equipamento, preciso estudar mais o assunto.

Válvula da panela com 'miolo' em inox, contra porca em inox, anéis de vedação em silicone, espigão e niple em latão (sobrando verbas mando fazer em inox com polimento interno).

Churrasqueira no fundo para manter os cervejeiros em forma.

Obs: Primeira Brassagem foi uma witbier com 47,5% malte 47,5% trigo não maltado 5% aveia não maltada (não confiei muito no volume de alcool informado pelo beersmith, mas acabei ultrapassando o tolerável para o estilo)

Arquivos Anexados:

Última edição: 10/12/15
    gkruga e juanchristian curtiram isso.
  2. 1/12/15 #2

dimigobbo

dimigobbo

dimigobbo

Well-Known Member

Afiliado:
    12/12/14
    Curtidas Recebidas:
    22
    Apenas uma coisa com relação ao blow off: ao invez de usar o copo, vc pode usar a própria garrafa de ice com a mangueira dentro. Ainda dá para prendê-la na lateral do fermentador.

Uma pergunta: eu também uso mini-densímetro até 1.060, mas o meu usar 100ml de mosto para medir. Esse seu usa 80ml?

Abcs

3. 1/12/15 #3

raupp

raupp

raupp

Well-Known Member

Afiliado:
    30/10/15
    Curtidas Recebidas:
    7
    Não bebo ICE pois dói os dentes e da dor de cabeça, estava na geladeira, mas quando alguém beber vou guardar a garrafa.

Então da para usar até 60 que não toca no fundo, mas para melhor visualização uso 80, usando 100 vc consegue visualizar muito mais rápido. A questão dos 100ml é apenas para a medição fica bem na borda, assim só olhar já da para ver. Uso 70 (OG) e 80 (FG) e preciso virar o densímetro para não ficar coberto com os números da proveta.

Em breve pretendo adquirir um refratômetro, dai só vou usar densímetro para verificar atenuação e FG

4. 1/12/15 #4

dimigobbo

dimigobbo

dimigobbo

Well-Known Member

Afiliado:
    12/12/14
    Curtidas Recebidas:
    22
    E vc validou essa medição?

Digo... pegou o mosto, colocou 80ml na proveta e mediu. Depois pegou o mesmo mosto, colocou 100ml e mediu. Deu a mesma medida? Com 60ml também?
    Enfim... só pergunta "técnica" chata pq nunca fiz essa comparação.

Abcs

5. 2/12/15 #5

raupp

raupp

raupp

Well-Known Member

Afiliado:
    30/10/15
    Curtidas Recebidas:
    7

Com mosto não, com água+açúcar sim, Kra se o densímetro está boiando, ele está operacional, o que tem de água para baixo dele não interfere, o empuxo do líquido ocorre somente onde o densímetro está em contato.

6. 10/12/15 #6

raupp

raupp

raupp

Well-Known Member

Afiliado:
    30/10/15
    Curtidas Recebidas:
    7
    Esqueci de mencionar, usando 70-80ml vc não consegue tirar o densímetro de dentro. Não faz diferença para mim que sempre provo na FG para ver se está dentro do esperado, mas para galera que guarda para alimentar leveduras na OG ainda, pode dar problemas do tipo: Vira proveta em um copo/garrafa e ele cai e quebra.

Compartilhe esta Página