Meu Setup

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PauloPRO

Well-Known Member
Joined
Jan 17, 2018
Messages
153
Reaction score
36
Bom dia pessoal, ainda não conclui a montagem do meu sistema, mas já tenho alguma coisa iniciada e um milhão de dúvidas, a que mais me atormenta no momento é a distância que o cesto de grãos que fiz está acima do fundo da panela principal.
meu sistema é um single vessel, uma panela de 45l pra brassagem / fervura com outra panela de 30 litros dentro com o fundo perfurado. tenho também uma de 20 litros para água de lavagem ou até mesmo para pequenas receitas / testes.

como mencionei acima o cesto está a aproximadamente 8 cm do fundo da panela principal, o que daria aproximadamente 8 litros pelas minhas contas. Para diminuir essa distância teria que alterar a posição dos cabos do cesto, acham que vale a pena?

estou disponibilizando um pdf com o desenho para furação do fundo da panela, caso interesse a alguém, mas já digo que o trabalho é arduo, principalmente na hora de escarear os furos do lado de dentro da panela.

desde já obrigado
 

Attachments

  • 20180309_180838.jpg
    20180309_180838.jpg
    109.4 KB · Views: 430
  • IMG-20180301-WA0003.jpg
    IMG-20180301-WA0003.jpg
    136.2 KB · Views: 475
  • IMG-20180207-WA0002.jpg
    IMG-20180207-WA0002.jpg
    169.8 KB · Views: 446
  • IMG-20180216-WA0003.jpg
    IMG-20180216-WA0003.jpg
    101.1 KB · Views: 395
  • 20180309_180831.jpg
    20180309_180831.jpg
    230.8 KB · Views: 458
Anexo o desenho do cesto, o problema é que tem que ser impresso no formato A2
o desenho está com 32cm de diâmetro, mas acredito que de pra usar em panelas menores tbm, só traçar o diametro com um compasso
 

Attachments

  • Cesto Perfurado.pdf
    18.6 KB · Views: 94
Olá Paulo, legal seu projeto.

Poderia me dizer duas coisas:

1) Qual o tamanho da caixa de Comando que utilizou? 30 x 30?
2) Alguma dica na escolha dos contatores? Entendo que a função deles é ativar os SSR a partir do comando da chave Switch , a qual suporta menor carga e trazer isolamento elétrico também?

Obrigado

Persevalli
 
Boa tarde Paulo.
Parabéns pelos furos da panela. Sei o trabalho que da e nunca vi ninguém fazer tão bem feito.
Considerando a forma que você vai usar a panela, não vejo necessidade de tirar as alças dela para que ela entre mais na outra panela.
Eu já montei várias panelas elétricas, mas clones da Braumeister, e nessas existe uma conexão entre a panela de fora e a de dentro.
A de dentro não é furada no fundo (tem só a conexão) e com a bomba ela transborda e faz passar a água pelo malte.
no seu caso você vai usar essa panela de dentro apenas para conter o malte e facilitar a retirada, então ela pode ficar 8 cm acima do fundo da outra, desde que a quantidade da água seja suficiente para cobrir todo o malte.

Abraço.
 
Boa tarde Paulo.
Parabéns pelos furos da panela. Sei o trabalho que da e nunca vi ninguém fazer tão bem feito.
Considerando a forma que você vai usar a panela, não vejo necessidade de tirar as alças dela para que ela entre mais na outra panela.
Eu já montei várias panelas elétricas, mas clones da Braumeister, e nessas existe uma conexão entre a panela de fora e a de dentro.
A de dentro não é furada no fundo (tem só a conexão) e com a bomba ela transborda e faz passar a água pelo malte.
no seu caso você vai usar essa panela de dentro apenas para conter o malte e facilitar a retirada, então ela pode ficar 8 cm acima do fundo da outra, desde que a quantidade da água seja suficiente para cobrir todo o malte.

Abraço.

bom dia @Alexandre, obrigado pelos elogios!

então, ontem medi novamente e descobri que na verdade são 10 centímetros acima, que seriam pelas minhas contas quase 13 litros. aí ja me preocupa um pouco mais.

como ainda tenho que furar o cesto para a entrada da recirculação acho que consigo abaixar mais uns 3 centimetros o cesto, mas ainda estou na dúvida do trabalho que isso dará, novamente obrigado!
 
Olá Paulo, legal seu projeto.

Poderia me dizer duas coisas:

1) Qual o tamanho da caixa de Comando que utilizou? 30 x 30?
2) Alguma dica na escolha dos contatores? Entendo que a função deles é ativar os SSR a partir do comando da chave Switch , a qual suporta menor carga e trazer isolamento elétrico também?

Obrigado

Persevalli
boa tarde @Persevalli

Respondendo:

a caixa tem 300 x 300 x 200 de profundidade, mas acredito que uma de 400 x 300 seria melhor, e possibilitaria alguma alteração futura (um dimmer por exemplo), mas como o tinha aqui onde trabalho (sou analista de automação) optei por usar ela mesmo;

quanto aos contatores:

da esquerda pra direita, após o disjuntor tem um de 32 amperes, uso pra controlar a resistência da panela principal (4000w);
o segundo é 16 amperes pra resistencia da panela menor (2500w);
o terceiro tbm é 16 amperes e está ligado a uma tomada 220v;
o terceiro é de 10 amperes e esta ligado a uma tomada 127v;

não utilizo ssr, a saída dos meus dois controladores são a rele, a chave de comando possibilita eu desligar o comando, passar o controle para automático (controlador) ou manual, em manual ele ja atraca o contator ligando as resistências;

se precisar de mais informação é só falar

abraço
 
@Persevalli, esqueci de mencionar, na entrada do painel tem um dr de 63A, na verdade ele vai proteger mais quanto a curto, os contatores de certa forma vão proteger quanto a sobrecarga, de início eu iria utilizar um rele térmico em cada contator, mas devido a falta de espaço acabei não utilizando, penso no futuro em melhorar a questão da segurança, mas como dimensionei pra cima os cabos e contatores e tenho esse watimetro no painel da pra ir controlando!

lembrando sempre de aterrar as panelas, no meu caso depois posto uma foto como estou fazendo, mas basicamente minha resistencia é presa na parte de baixo da panela, e montei a parte elétrica dela dentro de um condulete de aluminio.
 
Legal Paulo , muito obrigado pelas respostas caprichadas!

Atualmente eu uso PID + SSR + Disjuntor.
No meu caso eu uso o disjuntor para , caso necessário, poder decidir acionar ou não a panela independente do comando do PID. Poderia colocar uma chave seletora acionando ou não o PID em seu Power Supply , mas acho que não é uma boa solução pois acredito que interferirá na estabilidade do algoritmo (que acredito precisar de certo tempo de operação para trabalhar com as variáveis).

Como o visual dos disjuntores me incomoda , parece uma baita gambi , estou considerando colocar Chave Seletora (1P-NF) acionando um contator. Com isso transferiria a função que mencionei acima (comando que se sobressaia ao PID) que hoje está nos disjuntores.

O que acha?

abs

Persevalli
 
Legal Paulo , muito obrigado pelas respostas caprichadas!

Atualmente eu uso PID + SSR + Disjuntor.
No meu caso eu uso o disjuntor para , caso necessário, poder decidir acionar ou não a panela independente do comando do PID. Poderia colocar uma chave seletora acionando ou não o PID em seu Power Supply , mas acho que não é uma boa solução pois acredito que interferirá na estabilidade do algoritmo (que acredito precisar de certo tempo de operação para trabalhar com as variáveis).

Como o visual dos disjuntores me incomoda , parece uma baita gambi , estou considerando colocar Chave Seletora (1P-NF) acionando um contator. Com isso transferiria a função que mencionei acima (comando que se sobressaia ao PID) que hoje está nos disjuntores.

O que acha?

abs

Persevalli

bom dia!!

eu fiz conforme imagem abaixo, veja:

em ambas as posições da chave o controlador continua processando e enviando sinal para a saida (borne 3 e 4), mas se a chave estiver o off nenhuma saida vai para o contator, em manual o contator atraca direto e em automático o controlador atraca o contator de acordo com a necessidade.

o que eu penso em fazer quando estiver em manual ou off é colocar um setpoint menor de temperatura, dessa forma não forço o rele interno do controlador.

espero que ajude!!

Abraço
 

Attachments

  • Esquema chave 3 posições TIC.PNG
    Esquema chave 3 posições TIC.PNG
    15.4 KB · Views: 106
  • Rex chave 3 posições.jpg
    Rex chave 3 posições.jpg
    136.8 KB · Views: 101
  • Ligação rex c100.PNG
    Ligação rex c100.PNG
    7.4 KB · Views: 84
  • Ligação Resistência.PNG
    Ligação Resistência.PNG
    15.4 KB · Views: 86
@Persevalli, outro ponto que esqueci, o ideal era que a caixa fosse um pouco mais profunda, os controladores tem aproximadamente 80mm de comprimento, e alguns contatores como no meu caso também tem altura elevada (esses contatores que utilizei eram todos daqui onde trabalho, de um painel que desmontamos).
 
Olá Paulo, legal , ótimas respostas , ajudou bastante.
Muito obrigado!

Três últimas dúvidas , você que é do ramo, se puder ajudar:

1) Aqueles Contatores Bipolares da JNG , na faixa de R$ 30 do ML , prestam? Achei um relato deles não suportarem o uso em tempo prolongado.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-966175157-contator-bipolar-jng-hx20-32-32a-220v-_JM

2) Se eu Comprar um tripolar e usar como bipolar , desde que se tenham os polos do jeito que preciso (NA) , algum galho?

3) o que eu deveria comprar para fazer o encaminhamento organizado dos fios dentro da caixa?

Obrigado!!

Persevalli
 
Olá Paulo, legal , ótimas respostas , ajudou bastante.
Muito obrigado!

Três últimas dúvidas , você que é do ramo, se puder ajudar:

1) Aqueles Contatores Bipolares da JNG , na faixa de R$ 30 do ML , prestam? Achei um relato deles não suportarem o uso em tempo prolongado.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-966175157-contator-bipolar-jng-hx20-32-32a-220v-_JM

2) Se eu Comprar um tripolar e usar como bipolar , desde que se tenham os polos do jeito que preciso (NA) , algum galho?

3) o que eu deveria comprar para fazer o encaminhamento organizado dos fios dentro da caixa?

Obrigado!!

Persevalli


1 - eu ja vi no ML mas como aqui ja haviam esses não procurei mais, então não seria uma boa referência pra você, esses que estou usando são siemens e schneider.

2 - eu estou usando apenas dois contatos, acredito não ter problema, mas da pra fazer como mostrei no desenho de autocad ai, voce realimentar um contato, funciona, fiz isso no meu DR, mas acredito que usando só os dois contatos não teria problema.

3 - eu usei canaletas para painel da hellerman, em casa de materiais elétricos vc encontra facil, e usar os famosos amarra-gatos, não abro mão deles, assim que der posto umas fotos novas do painel pronto e interligado!!
precisando estamos aqui!
 
bom dia pessoal, aos poucos estou caminhando com a montagem das minhas panelas, e assim que possível vou atualizar o post, seguem mais fotos!!!!!

estou com uma dúvida, e espero que os mais experientes possam me ajudar!!

como viram tenho um chiller de contra-fluxo que eu fiz todo em inox, minha ideia é ter uma bombona de 60 litros de agua gelada e utilizar uma bomba de maquina de lavar pra circular a agua fria pelo chiller, estou pensando em fazer mais um chiller de 1/2" simples para utilizar numa caixa com gelo após o contra-fluxo.

acham que funcionaria, ou o ideal seria um pre-chiler pra gelar mais a água que vai no contra-fluxo?


desde já obrigado!
 

Attachments

  • 20180329_060424.jpg
    20180329_060424.jpg
    127.7 KB · Views: 137
  • 20180329_060540.jpg
    20180329_060540.jpg
    151.9 KB · Views: 137
  • 20180329_060141.jpg
    20180329_060141.jpg
    89.9 KB · Views: 144
  • IMG-20180327-WA0003.jpg
    IMG-20180327-WA0003.jpg
    70.4 KB · Views: 131
  • 20180329_060151.jpg
    20180329_060151.jpg
    137.8 KB · Views: 134
bom dia pessoal, aos poucos estou caminhando com a montagem das minhas panelas, e assim que possível vou atualizar o post, seguem mais fotos!!!!!

estou com uma dúvida, e espero que os mais experientes possam me ajudar!!

como viram tenho um chiller de contra-fluxo que eu fiz todo em inox, minha ideia é ter uma bombona de 60 litros de agua gelada e utilizar uma bomba de maquina de lavar pra circular a agua fria pelo chiller, estou pensando em fazer mais um chiller de 1/2" simples para utilizar numa caixa com gelo após o contra-fluxo.

acham que funcionaria, ou o ideal seria um pre-chiler pra gelar mais a água que vai no contra-fluxo?


desde já obrigado!

Cara... o contra-fluxo já dá conta!
Mas a tua ideia é recircular a água da bombona ou vc vai descartar a água quente? (ou colocar em outro recipiente para lavar os equipamentos após terminar a brassagem).
 
Cara... o contra-fluxo já dá conta!
Mas a tua ideia é recircular a água da bombona ou vc vai descartar a água quente? (ou colocar em outro recipiente para lavar os equipamentos após terminar a brassagem).

@glaucio_apm obrigado pela resposta, a ideia é recircular essa água para a bombona, no máximo durante o whirlpool descartar uma quantidade (utilizar para lavar equipamentos), outra possibilidade que pensei é ir acrescentando garrafas de água congelada dentro da bombona conforme a temperatura da água dele for subindo, que acha?
 
@glaucio_apm obrigado pela resposta, a ideia é recircular essa água para a bombona, no máximo durante o whirlpool descartar uma quantidade (utilizar para lavar equipamentos), outra possibilidade que pensei é ir acrescentando garrafas de água congelada dentro da bombona conforme a temperatura da água dele for subindo, que acha?

O problema que eu vejo em recircular é que a água retornará numa temperatura bem elevada e isso poderá prejudicar o seu tempo de resfriamento.
Creio que vc pode descartar a água (ou guardar para lavar os equipamentos) até o seu mosto chegar numa temperatura de uns 40°C e o restante vc recircula.
Eu particularmente prefiro guardar toda a água utilizada no resfriamento para lavar tudo que usei, inclusive o chão onde faço a breja!
 
O problema que eu vejo em recircular é que a água retornará numa temperatura bem elevada e isso poderá prejudicar o seu tempo de resfriamento.
Creio que vc pode descartar a água (ou guardar para lavar os equipamentos) até o seu mosto chegar numa temperatura de uns 40°C e o restante vc recircula.
Eu particularmente prefiro guardar toda a água utilizada no resfriamento para lavar tudo que usei, inclusive o chão onde faço a breja!

Com certeza uma parte da água vou ter que destinar a limpeza, e como voce falou, o retorno da água vira numa temperatura muito alta, por isso pensei em um pre/pos chiller com gelo, vou estudar melhor meu sistema aqui, obrigado
 
bom dia pessoal, atualizando o post sobre meu setup, quase tudo testado, sistema elétrico funcionando, ainda faltam alguns ajustes, mas logo logo sai a primeira!!!! Muitos imprevistos pelo caminho, mas ao longo desse tempo deu pra estudar muita coisa, mudar algumas ideias, e aprender!!!

Links dos videos de alguns testes, to falando neles o nome de algumas pessoas, mas são de parceiros que estão me ajudando e eu estou ajudando também!

https://photos.app.goo.gl/nn4oqXTpuMZjxpDA2
https://photos.app.goo.gl/X7rpznJ7qyMuSs6HA
https://photos.app.goo.gl/VRu1Znd93Jxm8hQt2



Sparge_1.jpeg
Sparge_1.jpeg
 

Attachments

  • Stand.jpeg
    Stand.jpeg
    67.6 KB · Views: 86
Que interessante esse teu "chuveirinho"!! Como você fez? O que é essa chapa redonda e como você fixou ela no cano?
 
Que interessante esse teu "chuveirinho"!! Como você fez? O que é essa chapa redonda e como você fixou ela no cano?
boa tarde, então, estou usando canos de cpvc, o disco é de um cortador de pizza, so que achei que era inox, mas é cromado, mas deu pra testar legal, ai fiz rosca M4 no T que segura o chuveiro e coloquei um parafuso grande, ai da pra regular a altutra do disco
 
a junção dos encanamentos voce fez todas com aquela cola especial para os canos CPVC? uma cola vermelha?
 
boa tarde, então, estou usando canos de cpvc, o disco é de um cortador de pizza, so que achei que era inox, mas é cromado, mas deu pra testar legal, ai fiz rosca M4 no T que segura o chuveiro e coloquei um parafuso grande, ai da pra regular a altutra do disco
Boa ideia!!!!
 
a junção dos encanamentos voce fez todas com aquela cola especial para os canos CPVC? uma cola vermelha?
boa tarde, não usei cola, ate achei que ia precisar porque o cano de 15mm nao da o mesmo aperto que o de 22, mas não precisou, ta so encaixado, da pra desmontar e lavar de boa
 
ah massa, porque eu to montando um com o mesmo tipo de encanamento de CPVC, ai o cara me vendeu uma cola la falou que era bom colar mais eu abri a cola e tinha um cheiro forte de mais, preferi nao usar, somente encaixar igual você fez.
Projeto top o seu, parabens!
 
ah massa, porque eu to montando um com o mesmo tipo de encanamento de CPVC, ai o cara me vendeu uma cola la falou que era bom colar mais eu abri a cola e tinha um cheiro forte de mais, preferi nao usar, somente encaixar igual você fez.
Projeto top o seu, parabens!
preciso testar melhor ver se não solta, mas deixei mais de meia hora recirculando e não desmontou
no máximo vou passar uma veda rosca como vi alguns fazendo
agora tô bolando suportes
20180508_182942.jpg
 
Cara, podes descrever melhor isso.. para os leigos entenderem também.. kkkkk

O que é "fazer rosca M4"?

Você pegou o disco de corta pizza, passou um parafuso pelo centro dele.. Passou esse parafuso por dentro do T, atravessou o T por cima e colocou uma porca? O que fez mais para vedar a ligação "T" e parafuso? Foi essa rosca M4?

Parabéns pelo equipamento!
 
Cara, podes descrever melhor isso.. para os leigos entenderem também.. kkkkk

O que é "fazer rosca M4"?

Você pegou o disco de corta pizza, passou um parafuso pelo centro dele.. Passou esse parafuso por dentro do T, atravessou o T por cima e colocou uma porca? O que fez mais para vedar a ligação "T" e parafuso? Foi essa rosca M4?

Parabéns pelo equipamento!

Obrigado
vou tentar

desmontei o cortador que já tem um furo de mais ou menos 4mm

passei o parafuso por ele e fiz um furo no t de 3.1 mm

aí nesse furo fiz uma rosca M4 para rosquear o parafuso e ajustar a altura

essa rosca fiz com uma ferramenta chamada macho helicoidal.

como o parafuso passa pela rosca ele mesmo veda o furo e a porca e pra travar o parafuso deixando ele mais firme

não sei se da mas como não é em qualquer lugar que vai achar o macho certo talvez tentar fazer a rosca com o próprio parafuso.
 
Entendi...

Imaginei que essa "fazer a rosca M4" seria isso.. Obrigado.
 
Entendi...

Imaginei que essa "fazer a rosca M4" seria isso.. Obrigado.
da pra fazer de outro jeito
fura o t com 4mm e usa uma porca por dentro dele e outra por fora como usei fica bom tbm e mais simples pra quem não tem o macho
 
bom dia pessoal, dando um help pros amigos ai, fiz um rascunho de um jeito mais simples de fazer a regulagem da altura do disco sem precisar fazer rosca no tee de cpvc, espero que ajude!
outra coisa, ai eu usei um tee porque era o que eu tinha na hora, mas da pra usar um cotovelo 90 graus e furar também, ai não precisa fechar a outa ponta como eu precisei!

sparge_2.jpg
 
Paulo e demais, so um comentário rápido:
Sou leigo no assunto mas acho que seria interessante vocês verificarem se o CPVC é de fato seguro para esta aplicação. Em geral os fabricantes recomendam o uso até 80 °C.

Isto sem falar na cola!

Acredito que aqui no fórum mesmo deve haver algum tópico abordando o assunto.
 
Paulo e demais, so um comentário rápido:
Sou leigo no assunto mas acho que seria interessante vocês verificarem se o CPVC é de fato seguro para esta aplicação. Em geral os fabricantes recomendam o uso até 80 °C.

Isto sem falar na cola!

Acredito que aqui no fórum mesmo deve haver algum tópico abordando o assunto.


como eu disse, nem uso cola, so o encaixe dos tubos pra mim ta dando conta, li bastante o manual do aquatherm, la diz "O Sistema Aquatherm® é recomendado para operar na temperatura de serviço de 80°C, conduzindo água sob pressão de 60 m.c.a. e suportando temperaturas ocasionais de 95°C."
link https://www.tigre.com.br/sites/default/files/produtos/catalogos/ct-aquaterm.pdf

nesse manual tem uma tabela das reações, se alguém puder analisar melhor!!
 
boa tarde pessoal, domingo fiz a primeira brassagem, alguns imprevistos como ja era de se imaginar, eficiencia não foi muito boa, mas nada que me preocupe de imediato, saindo uma cerveja "bebível" pra mim ja conta muito, a satisfação foi muito boa, agora é avaliar as melhorias no processo e aprender!!

fiz um album, aos que interessarem segue o link!
estava tão concentrado que não consegui registrar muita coisa!

https://photos.app.goo.gl/ciYxEQ58hHbBoPh62
 
Back
Top