• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Meu Setup

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

nathanguilherme

Well-Known Member
Afiliado
20/2/18
a junção dos encanamentos voce fez todas com aquela cola especial para os canos CPVC? uma cola vermelha?

mvrinaldi

Well-Known Member
Afiliado
6/1/16
boa tarde, então, estou usando canos de cpvc, o disco é de um cortador de pizza, so que achei que era inox, mas é cromado, mas deu pra testar legal, ai fiz rosca M4 no T que segura o chuveiro e coloquei um parafuso grande, ai da pra regular a altutra do disco
Boa ideia!!!!

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
a junção dos encanamentos voce fez todas com aquela cola especial para os canos CPVC? uma cola vermelha?
boa tarde, não usei cola, ate achei que ia precisar porque o cano de 15mm nao da o mesmo aperto que o de 22, mas não precisou, ta so encaixado, da pra desmontar e lavar de boa

nathanguilherme

Well-Known Member
Afiliado
20/2/18
ah massa, porque eu to montando um com o mesmo tipo de encanamento de CPVC, ai o cara me vendeu uma cola la falou que era bom colar mais eu abri a cola e tinha um cheiro forte de mais, preferi nao usar, somente encaixar igual você fez.
Projeto top o seu, parabens!

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
ah massa, porque eu to montando um com o mesmo tipo de encanamento de CPVC, ai o cara me vendeu uma cola la falou que era bom colar mais eu abri a cola e tinha um cheiro forte de mais, preferi nao usar, somente encaixar igual você fez.
Projeto top o seu, parabens!
preciso testar melhor ver se não solta, mas deixei mais de meia hora recirculando e não desmontou
no máximo vou passar uma veda rosca como vi alguns fazendo
agora tô bolando suportes
20180508_182942.jpg

rafaelrick

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Cara, podes descrever melhor isso.. para os leigos entenderem também.. kkkkk

O que é "fazer rosca M4"?

Você pegou o disco de corta pizza, passou um parafuso pelo centro dele.. Passou esse parafuso por dentro do T, atravessou o T por cima e colocou uma porca? O que fez mais para vedar a ligação "T" e parafuso? Foi essa rosca M4?

Parabéns pelo equipamento!

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
Cara, podes descrever melhor isso.. para os leigos entenderem também.. kkkkk

O que é "fazer rosca M4"?

Você pegou o disco de corta pizza, passou um parafuso pelo centro dele.. Passou esse parafuso por dentro do T, atravessou o T por cima e colocou uma porca? O que fez mais para vedar a ligação "T" e parafuso? Foi essa rosca M4?

Parabéns pelo equipamento!
Obrigado
vou tentar

desmontei o cortador que já tem um furo de mais ou menos 4mm

passei o parafuso por ele e fiz um furo no t de 3.1 mm

aí nesse furo fiz uma rosca M4 para rosquear o parafuso e ajustar a altura

essa rosca fiz com uma ferramenta chamada macho helicoidal.

como o parafuso passa pela rosca ele mesmo veda o furo e a porca e pra travar o parafuso deixando ele mais firme

não sei se da mas como não é em qualquer lugar que vai achar o macho certo talvez tentar fazer a rosca com o próprio parafuso.

rafaelrick

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Entendi...

Imaginei que essa "fazer a rosca M4" seria isso.. Obrigado.

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
Entendi...

Imaginei que essa "fazer a rosca M4" seria isso.. Obrigado.
da pra fazer de outro jeito
fura o t com 4mm e usa uma porca por dentro dele e outra por fora como usei fica bom tbm e mais simples pra quem não tem o macho

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
bom dia pessoal, dando um help pros amigos ai, fiz um rascunho de um jeito mais simples de fazer a regulagem da altura do disco sem precisar fazer rosca no tee de cpvc, espero que ajude!
outra coisa, ai eu usei um tee porque era o que eu tinha na hora, mas da pra usar um cotovelo 90 graus e furar também, ai não precisa fechar a outa ponta como eu precisei!

sparge_2.jpg

Paiakan

Well-Known Member
Afiliado
8/5/17
Paulo e demais, so um comentário rápido:
Sou leigo no assunto mas acho que seria interessante vocês verificarem se o CPVC é de fato seguro para esta aplicação. Em geral os fabricantes recomendam o uso até 80 °C.

Isto sem falar na cola!

Acredito que aqui no fórum mesmo deve haver algum tópico abordando o assunto.

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
Paulo e demais, so um comentário rápido:
Sou leigo no assunto mas acho que seria interessante vocês verificarem se o CPVC é de fato seguro para esta aplicação. Em geral os fabricantes recomendam o uso até 80 °C.

Isto sem falar na cola!

Acredito que aqui no fórum mesmo deve haver algum tópico abordando o assunto.

como eu disse, nem uso cola, so o encaixe dos tubos pra mim ta dando conta, li bastante o manual do aquatherm, la diz "O Sistema Aquatherm® é recomendado para operar na temperatura de serviço de 80°C, conduzindo água sob pressão de 60 m.c.a. e suportando temperaturas ocasionais de 95°C."
link https://www.tigre.com.br/sites/default/files/produtos/catalogos/ct-aquaterm.pdf

nesse manual tem uma tabela das reações, se alguém puder analisar melhor!!

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
boa tarde pessoal, domingo fiz a primeira brassagem, alguns imprevistos como ja era de se imaginar, eficiencia não foi muito boa, mas nada que me preocupe de imediato, saindo uma cerveja "bebível" pra mim ja conta muito, a satisfação foi muito boa, agora é avaliar as melhorias no processo e aprender!!

fiz um album, aos que interessarem segue o link!
estava tão concentrado que não consegui registrar muita coisa!

https://photos.app.goo.gl/ciYxEQ58hHbBoPh62