Meu Kit Herms 170 L (opiniões)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

painkillerrr

New Member
Joined
Jul 14, 2017
Messages
4
Reaction score
1
Prezados,
Estou montando um sistema Herms de 170 litros e queria tirar algumas dúvidas e receber opiniões sobre o meu kit que estou disposto a montar.

Dúvida 1:
Vale a pena comprar 2 panelas de aço inox 304 de 170 litros e pro HLT comprar uma panela de aço 201 de 165 litros? Esse é o meu plano. Pensei no HLT comprar em inox 201 porque é mais barato. A minha dúvida é se os 5 L a menos irá fazer falta.

Dúvida 2:
Pensei em fazer um sistema hibrido, tanto com gás quanto com elétrico. Porque como as panelas são grandes, só o gás iria demorar muito pra esquentar, e com a resistência posso controlar melhor. Qual a opinião dos senhores?

Dúvida 3:
Qual seria o melhor tipo de camlock que eu poderia utilizar pra esse kit?

Um abraço a todos!
 

Attachments

  • 66b2577c39d957c9033716c079412e86.jpg
    66b2577c39d957c9033716c079412e86.jpg
    134.1 KB · Views: 372
  • thumbnail_IMG_20170727_163804_289.jpg
    thumbnail_IMG_20170727_163804_289.jpg
    113.9 KB · Views: 351
  • thumbnail_IMG_20170727_170435_123.jpg
    thumbnail_IMG_20170727_170435_123.jpg
    99.8 KB · Views: 291
Caro Painkillerrr,

Parabéns pelo projeto. Seguem alguns comentários:

Eu faria todas as panelas no mesmo material. Se for 304, que seja 304 para todas. Há algum racional para a HLT com material distinto, além do preço?

Vc considera algum tipo de isolamento para as panelas. Talvez nesta escala comece a fazer sentido, não?

Quais as bombas que vc planeja utilizar? Haverá alguma forma de controle de vazão?

A alimentação da serpentina está com entrada por baixo e saída por cima. Já vi muita gente defender o contrário, mas não tenho experiência neste ponto. Qual o racional para este sentido?

Já construiu o sistema?

Abraços,

Gabriel
 
Pergunta: antes de qualquer coisa: você já precificou cada peça? Qual é o seu orçamento?
O que mais vejo são "Projetos" mirabolantes de pessoas que não tão com orçamento disponível nem pra montar um kit básico + um freezer.

Isso é um conceito básico de projeto:
1) Elenque os possíveis layouts;
2) Escolha o de melhor viabilidade técnico-econômica;
3) Comece a detalhar o seu projeto.

Só pra gente começar a brincadeira, estamos falando de:
3 panelas pra 170 L : 1500-2000
2 bombas inox: 2000
1 trocador de placas pra esse volume (você vai levar um ano com chiller de imersão): 1000
1 freezer pra esse volume: 1000

Então, se você não possui, hoje, 6000 reais, nem siga adiante.

Acredite, não sei quantos anos você tem, mas eu adorava carros antigos e sonhava em preparar o meu fusca, fazia vários projetinhos como esse, no papel, com as melhores peças e com budgets astronomicos que, com certeza, eu, estudante, não podia pagar na época (e hoje ainda não posso! hahaha).

Então, vá com calma. Pesquise mais, estude mais (invista em livros, ao invés de "estudar" por vídeos de youtube) e monte o equipamento que o seu bolso comportar.

Obviamente, se você tiver algo na faixa dos 8 mil (por baixo), esse seu projeto se torna viável.
 
Bom, vamos lá!
Bom dia senhores,
já comprei os seguintes itens:
- 2x panelas de inox 304 de 170 litros
- 1x panela de inox 201 de 175 litros. (HTL)
- 1x chuveiro
- 1x fundo falso (60 cm)
- 1x bomba de inox da china (irei comprar outra)

Danielsantos: Muito obrigado pelo esquema! Ajudou muito na hora de planejar e escolher as peças.

GGabriel: Consegui uma panela em aço 201 pela metade do preço de 175 litros, que irá ser a panela do HLT. De resto, ainda estou planejando. Agradeço!

FilipeAguiar: Agradeço pela idéia. Poisé, apesar de ser iniciante, já estudei bastante, seja youtube, livros, receitas, etc. Por isso tomei a iniciativa de comprar (e construir) um kit avançado logo. E o seu orçamento bate com o meu, porém consegui os produtos com valores mais baratos, por exemplo a bomba de inox foi 250 reais no Aliexpress.

Agradeço para todos por tirarem um tempinho para me ajudar aqui no meu post. Até o final de agosto estarei postando novidades e as fotos, pois algumas coisas já chegaram, e outras estão para chegar.

Um abraço!
:mug:
 
Bom, vamos lá!
Bom dia senhores,
já comprei os seguintes itens:
- 2x panelas de inox 304 de 170 litros
- 1x panela de inox 201 de 175 litros. (HTL)
- 1x chuveiro
- 1x fundo falso (60 cm)
- 1x bomba de inox da china (irei comprar outra)

Danielsantos: Muito obrigado pelo esquema! Ajudou muito na hora de planejar e escolher as peças.

GGabriel: Consegui uma panela em aço 201 pela metade do preço de 175 litros, que irá ser a panela do HLT. De resto, ainda estou planejando. Agradeço!

FilipeAguiar: Agradeço pela idéia. Poisé, apesar de ser iniciante, já estudei bastante, seja youtube, livros, receitas, etc. Por isso tomei a iniciativa de comprar (e construir) um kit avançado logo. E o seu orçamento bate com o meu, porém consegui os produtos com valores mais baratos, por exemplo a bomba de inox foi 250 reais no Aliexpress.

Agradeço para todos por tirarem um tempinho para me ajudar aqui no meu post. Até o final de agosto estarei postando novidades e as fotos, pois algumas coisas já chegaram, e outras estão para chegar.

Um abraço!
:mug:

Ah, você comprou aquelas magnéticas, tipo 15R... Acho que são muito pequenas pro seu setup, mas......
Como você já tem todo esse hardware, menos mal. Não há segredo nos aspectos construtivos de um sistema de recirculação contínua. Já tem tudo na internet.
Comece a pensar ONDE você vai enfiar 170 litros de cerveja para fermentar e COMO você vai fazer isso. No mais, boa sorte.
 
Senhores, bom dia!
Queria saber em relação ao tamanho das válvulas. Eu comprei tudo com 1/2 polegada, e comprei os camlocks (engate rápido) de 1/2, mas vi um video dizendo que esse camlock tipo C na primeira foto, pode comprometer o fluxo. E como tem volume alto, fiquei na dúvida se devo comprar o camlock tipo D, que está na segunda foto e suporta um fluxo maior.

O que vocês acham?

Um abraço!
 

Attachments

  • Camlock-QD-1-2-Type-C-Stainless-Steel-316-Homebrew-Fitting-1-2-Barb.jpg
    Camlock-QD-1-2-Type-C-Stainless-Steel-316-Homebrew-Fitting-1-2-Barb.jpg
    61 KB · Views: 93
  • 1-2-BSP-Type-D-Female-Camlock-x-Fem-Pipe-Camlock-Coupler-Stainless-Steel-316.jpg
    1-2-BSP-Type-D-Female-Camlock-x-Fem-Pipe-Camlock-Coupler-Stainless-Steel-316.jpg
    229.7 KB · Views: 95
Senhores, bom dia!
Queria saber em relação ao tamanho das válvulas. Eu comprei tudo com 1/2 polegada, e comprei os camlocks (engate rápido) de 1/2, mas vi um video dizendo que esse camlock tipo C na primeira foto, pode comprometer o fluxo. E como tem volume alto, fiquei na dúvida se devo comprar o camlock tipo D, que está na segunda foto e suporta um fluxo maior.

O que vocês acham?

Um abraço!

Cara, sou novato no assunto homebrew, mas tenho muito conhecimento técnico. EU, usaria 3/4" para esse volume de líquido, melhor ter que restringir o fluxo do que precisar aumentar. Quanto aos camlocks, o tipo D será melhor se usar um espigão de maior bitola, usando espigão de 1/2" vai dar no mesmo que um tipo C.
 
Cara, sou novato no assunto homebrew, mas tenho muito conhecimento técnico. EU, usaria 3/4" para esse volume de líquido, melhor ter que restringir o fluxo do que precisar aumentar. Quanto aos camlocks, o tipo D será melhor se usar um espigão de maior bitola, usando espigão de 1/2" vai dar no mesmo que um tipo C.

Massa thiago! Valeu pela idéia! Mas como já comprei eu to querendo arriscar, e trocar apenas o camlock. Você acha que pode dar errado? Valeu!
 
Massa thiago! Valeu pela idéia! Mas como já comprei eu to querendo arriscar, e trocar apenas o camlock. Você acha que pode dar errado? Valeu!

Minha opinião sobre esse tipo de coisa é: teste! Se te atender, continue usando até não atender mais. Como já comprou, vá brassar e seja feliz!
 
Back
Top