Meu Kegerator Vertical (90L de cerveja)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vmsouza

Well-Known Member
Joined
Apr 1, 2016
Messages
266
Reaction score
60
Buenas, galera!

Segue detalhes e fotos do kegerator que estou finalizando a montagem, pois agora só falta uma torneira, mas ficou como eu queria.

Geladeira: Consul CRB36A FrostFree Facilite 300L

Esta geladeira é top, eu já tinha ela sobrando da união do casório, então resolvi trabalhar nela pra fazer o kegerator.

Ela tem uma porta só e é muito fácil retirar a bandeja do freezer. Isto foi importante para gelar mais rápido e manter melhor a temperatura interna do ar.

As partes metálicas pintei de preto semibrilho spray e as partes de plástico usei spray colorgin preto fosco para plástico.

Para a porta, fiz a arte no computador e mandei imprimir em adesivo inteiro (desses que se coloca com água e sábão, com se fosse insulfilm).

Optei por três torneiras belgas (por enquanto só duas) mas ainda não decidi a questão da pingadeira, estou avaliando melhor o que fazer.

Vou usar um manifold 3 saídas e fazer uma adaptação na parte lateral para deixar o cilindro do lado de fora.

Fiz duas prateleiras de madeira, uma para um keg de 30L, deixando a parte de trás sem encostar na geladeira, +- uns 3 dedos, para permitir melhor a circulação do ar gelado.

No mais era isto, abaixo algumas informações:

Capacidade: 90LT, sendo: 1 Keg 30L, 2 Postmix 19L, 2 Postmix 11L (esses antigos da Coca) e ainda dá pra deixar algumas garrafas.

Ainda vou fazer alguns acabamentos dos recortes dos adesivos e alguns outros detalhes pequenos.

Bom..segue as fotos.

PS: O adesivo mandei fazer em www.franadesivos.com.br
 

Attachments

  • IMG_20170201_075440.jpg
    IMG_20170201_075440.jpg
    412.6 KB · Views: 1,573
  • IMG_20170201_075451.jpg
    IMG_20170201_075451.jpg
    460.6 KB · Views: 1,225
  • IMG_20170201_075501.jpg
    IMG_20170201_075501.jpg
    491 KB · Views: 1,193
  • IMG_20170131_205916.jpg
    IMG_20170131_205916.jpg
    432 KB · Views: 1,202
  • IMG-20170126-WA0080.jpeg
    IMG-20170126-WA0080.jpeg
    177 KB · Views: 1,522
Show de bola !!

O que vc fez ali pra colocar as informações da cerveja acima de cada torneira ??
 
Usei aqueles plásticos de crachá grandes, de 8x13, colei com fita dupla face. Imprimi em preto-e-branco na laser, retorntei e coloquei dentro deste "envelope" transparente. Talvez eu mude isto, faça em acrílico antirreflexo bem fino.
 
Tá ficando show, parabéns. só uma pergunta, onde pretende deixar o cilindro de co2?
 
@kyzylla , tenho notado certo desencontro de informações, uns dizem que é melhor manter fora, outros que dentro (refrigerado). Como já deixei meus cilindros dentro e tbm fora da geladeira e não notei nenhuma diferença em uso e consumo, vou deixar fora, levando uma mangueira de gás pra dentro, e dentro da geladeira o manifold. Quero aproveitar melhor o espaço interno com cerveja

Quero fazer um suporte para o cilindro e deixar do lado da geladeira por fora, vi parecido em um Freezer em uma festa que fui, ficou bem legal e se fizer o suporte de madeira com aquele trabalho que deixa parecido com metal e da cor da geladeira vai ficar bacana.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Que show!!!! Ficou bom demais!!!! Parabéns!!!
Tô montando o meu também e vou buscar inspiração nesse teu!!! rss... só que o meu o freezer é mini...
 
Show de bola! Parabéns!

Umas perguntas:

Como tu fez os furos na porta? Serra copo? Qual a bitola dos furos?
As torneiras tem prolongador? Como foram fixadas na porta?
Onde e qual o tamanho do furo para a entrada do CO2?

Abraço!!
 
Usei uma serra copo de 22m, a porta tem apenas uma camada fina de aço, no meio uma espuma mais densa e o plástico da porta. Quando a ponta da serra copo furar o plástico de dentro vc usa como guia para terminar o furo por dentro.

No caso da torneira belga, deu certinho com esse Serra de 22mm.

As torneiras tem um prolongador, vai metade dele dentro da porta. Apertei ele na torneira e fiz um quadrado de madeira com o furo 22mm no meio, pra poder apertar a porca do prolongador contra a parte de plástico da geladeira.

Ainda não fiz o furo do gás, estou vendo com um amigo que trabalha com refrigeração se posso furar para sair atrás, bem no canto. Devo usar uma broca comum pois vou passar só uma mangueira de gás.

Tbm pensei em fazer pelo lado..ai não tem preocupação, quero fazer um suporte para o cilindro, então é mais provável que eu faca do lado esquerdo.

Como referência dos itens que usei, comprei o prolongador e a torneira na cervejadacasa.com


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Last edited:
Cara.. eu tenho uma geladeira exatamente igual a essa ai.. nao achei que caberia tanta coisa


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tbm tenho uma geladeira dessas e o grande problemas dessa linha é a queima da placa dela.
Ela congela agua na parte de baixo só pra terem ideia.
A minha ja teve que ser trocada a placa mas continua com esse "problema" principalmente quando fica alguns dias sem abrir.
A sua ja apresentou esse problema @vmsouza?

Parabens pelo projeto!
 
Opa...beleza @saskuat.

A placa da minha nunca deu problema, espero que não comece agora rsss. Essa geladeira tem pouco mais de 3 anos e nunca vi nada errado. O abrir e fechar a porta faz com que os BARRIS suem e então acumula água que congela na base dos postmix. Quando levo ela da área de serviço para próximo da churrasqueira tenho que tirar os BARRIS e tirar a água que congelou no pé deles..algo como 1 a 2mm. Fora esse inconveniente tudo certo, mas só ocorre com muita abertura da porta. Tive que colocar uma "tampa" em 2 saídas de ar do Freezer e é um isopor na frente da saída maior para canalizar o ar frio, porque mesmo no mínimo estava congelando um keg de 30L que fica em cima

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Parabéns pelo projeto! Ficou MT bom!

Sobre as torneiras belgas, comprou no Aliexpress?? Qualidade boa?

Em comparação as "tradicionais" italianas, essas belgas tem alguma vantagem/desvantagem?

A regulagem de vazão fica por conta do movimento dá haste ou tem regulador??

Estou pensando em comprar desse modelo, acho mt bacana!
 
Buenas, @hsr50.

Comprei no ML e na cervejadacasa.com . As que vi na aliexpress não era as belgas tradicionais.

As belgas não tem mola, ela não volta sozinha e possuem função creme no primeiro estágio.

Ela tem um regulador de fluxo que vc usa pra acertar a quantidade de cerveja que passa...é um ajuste bem fácil, depois você trava com uma chave Allen pra ninguém mexer na regulagem.

Eu gosto dessas belgas, tenho americana e italiana direto no postmix, mas no kegerator preferi as belgas, tbm gosto da aparência delas.

Algumas fotos de perto.

Cuide bem os detalhes...tem muitas "similares" no ML.


ade3bd2cff3e4b077de2573ca480f993.jpg
298daca713321729e84e927ebdc50046.jpg


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
vmsouza... como é q funciona esse regulador? Eu tenho essa torneira e já mexi nesse parafuso allen mas não descobri como funciona. Eu afrouxei e apertei ele mas não vi mudança!!! Tb não descobri se ele solta alguma outra peça. Parece q td está preso e não quis arriscar forçar nada.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Essa peça aonde fica o parafuso, cheia de frisos, gira para os lados, o parafuso é apenas para travar ela para nao girar . Se você não usou nenhuma borracha para encostar na geladeira ou chopeira pode ter travado ela, aí tem que afastar um pouco geladeira.

Normalmente vendem só a torneira, sem a borracha. Mas consegui comprar essas borrachas separado.

8cae01627c3b973fe3a2659dd7279e5b.jpg


83c721fad5ff03d15a2819961f321ceb.jpg


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Entendi... não tinha borracha... vou tentar encontrar!!! Obrigado!!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Puxa... não consegui desrosquear nem com alicate de pressão!!!! Claro que tomando cuidado pra não danificar a rosca... não tem jeito... vou ter q deixar assim mesmo... sem regulagem... desconheço alguma ferramenta que eu consiga forçar sem danificar a rosca externa
 
Vc retirou a torneira da geladeira pra tentar? Se ela não está travada com o parafuso e não está encostada na geladeira não deveria ter dificuldade. Com a mão mesmo, é bem leve, sem força.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Essa peça aonde fica o parafuso, cheia de frisos, gira para os lados, o parafuso é apenas para travar ela para nao girar . Se você não usou nenhuma borracha para encostar na geladeira ou chopeira pode ter travado ela, aí tem que afastar um pouco geladeira.

Normalmente vendem só a torneira, sem a borracha. Mas consegui comprar essas borrachas separado.

8cae01627c3b973fe3a2659dd7279e5b.jpg


83c721fad5ff03d15a2819961f321ceb.jpg


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Onde vc conseguiu essa borracha?
 
Tirei sim... tirei tb aquele parafuso allen... parece q tá muito preso.

f71dc3144efa7dd0c2438c206c6b2af3.jpg


fe1cfd602d97c035e0d4663550ee914b.jpg


e86180aa8a4756b18e295816ab8ad4d8.jpg





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Attachments

  • IMG_5326.jpg
    IMG_5326.jpg
    135.1 KB · Views: 140
@mvrinaldi, é isso aí mesmo. A minha é um pouco diferente, vou tirar umas fotos mais próximas e te mandar, mas parece que o teu ainda está travado, o parafuso está muito pra dentro
 
O parafuso allen eu consigo tirar fácil mas essa rosca não tá girando nem com alicate... acho q deve estar travado na parede da torneira. Pensei em desmontar td... tem uns parafusos onde gira a torneira pra liberar a cerveja mas fiquei com medo de não consegui montar de novo... nao sei se tem alguma mola ou encaixe mais difícil de acertar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Consegui!!!! Na pressão!!! Não tem jeito... essa veio com algum problema mesmo. Não é fácil girar. Só se eu prender bem o alicate de pressão. Até desmontei a torneira mas não consegui tirar esse anel.
 
Beleza amigo, realmente parece estar com problema porque é bem suave regular ela, se faz com a mão mesmo sem usar força. Acho que tenho foto da minha desmontada, se achar te mando

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Boa tarde amigo estou com projeto parecido com o seu!!! Vc usa controlador de temp na geladeira!!? Qual temp vc consegue atingir com essa geladeira!!!?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Opa..buenas! Usei durante um tempo os controladores da Full Gauge, mas o problema é o barril de 30L que fica bem na saída do ar do congelador e a ceva acabava congelando (só aquele barril). Mesmo com o sensor fixado no barril, fiz diversos testes ou a cerveja não ficava na temperatura adequada ou congelava, então tirei o Controlador e fiz umas canalizações da saída do ar do freezer para distribuir por cima e pelas laterais, pra não pegar direto no keg.

Com isso apenas regulei o freezer (por dentro) e geladeira (na porta) para temperatura mínima. A cerveja fica agora na temperatura perfeita e não congela mais.
 
Humm blz e que eu quero usar para fermentação tb então tenho q colocar controlador !!!! E como kegerator queria saber exatamente isso se ela da conta de gelar bem, vlw


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tenho uma geladeira igual a essa e também estou para fazê-la de kegerator. Ainda tenho que comprar os prolongadores para as torneiras. Qual o tamanho desses prolongadores que você usou?
 
Agora estou com tudo comprado para começar a montar o kegerator. Só tá faltando uma pingadeira ou algo parecido. Você colocou alguma coisa para aparar os pingos?
Uma dificuldade é que a porta da geladeira é curva e as pingadeiras que encontrei são todas retas.
 
Coloquei um balde...pingadeira assim curva, so mandando fazer. Confesso que nunca me preocupei muito com isso, mas é algo que pretendo resolver. Devo fazer um molde de zinco e mandar fazer em inox

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
 
Quase concluído meu kegerator; só falta o envelopamento que vou fazer de preto e arrumar algum esquema para servir de pingadeira.
Esse modelo de geladeira realmente é muito bom pra isso. Hoje estou com 2 postmix de 20L, 2 de 10L e 2 barris de 5L. Acho que caberiam tranquilo 4 de 20 e 2 de 10.
keg3.jpg
keg2.jpg
keg1.jpg
 
Eliseu, muito massa...Parabéns.
Vc tirou o freezer? pela foto está parecendo.

Se sim, com vc fez?

Já vi algumas pessoas comentando que passa o gás pelo congelador e não daria para extrair.

Abs.
 
Fiz um kegerator a algum tempo com uma geladeira convencional que tinha disponivel (consul CRA30FB), até hoje tenho um problema a resolver a Pingadeira, como a porta é curva não achei nenhuma solução a contento.
Como resolveram o problema da pingadeira?
 
Quase concluído meu kegerator; só falta o envelopamento que vou fazer de preto e arrumar algum esquema para servir de pingadeira.
Esse modelo de geladeira realmente é muito bom pra isso. Hoje estou com 2 postmix de 20L, 2 de 10L e 2 barris de 5L. Acho que caberiam tranquilo 4 de 20 e 2 de 10.View attachment 120662 View attachment 120663 View attachment 120664
Muito legal @Eliseu . Tenho uma geladeira dessa da consul, não sei se é o mesmo modelo. Também estou montando o kegerator, mas ainda não criei coragem para fazer os furos rsrs.

@Gualvim , esse modelo de geladeira (consul facilite fostfree) dá para desencaixar a parte de baixo do congelador sem quebrar ou cortar nada. Bem prático! Só tem de tomar cuidado com o que coloca na prateleira em cima, porque pode congelar sem controle de temperatura . Coloquei uma cerveja para maturar na prateleira de cima uma vez e congelou, mas é só colocar um controlador de temperatura e ser feliz.
 
Realmente é muito fácil para abrir o congelador. A divisão é tipo uma gaveta.

Uso um controlador simples da Coel para evitar congelamento.
 
Fiz um kegerator a algum tempo com uma geladeira convencional que tinha disponivel (consul CRA30FB), até hoje tenho um problema a resolver a Pingadeira, como a porta é curva não achei nenhuma solução a contento.
Como resolveram o problema da pingadeira?
]
Ainda não resolvi... por enquanto deixo um balde e um pano no chão. Estou pensando em arrumar umas 2 ou 3 mãos francesas, colar com aquelas fitas dupla-face da command da 3M, e usar para apoiar um daqueles tapetes de bar (bar mat) de borracha/silicone.
 
Buenas, galera!

Segue detalhes e fotos do kegerator que estou finalizando a montagem, pois agora só falta uma torneira, mas ficou como eu queria.

Geladeira: Consul CRB36A FrostFree Facilite 300L

Esta geladeira é top, eu já tinha ela sobrando da união do casório, então resolvi trabalhar nela pra fazer o kegerator.

Ela tem uma porta só e é muito fácil retirar a bandeja do freezer. Isto foi importante para gelar mais rápido e manter melhor a temperatura interna do ar.

As partes metálicas pintei de preto semibrilho spray e as partes de plástico usei spray colorgin preto fosco para plástico.

Para a porta, fiz a arte no computador e mandei imprimir em adesivo inteiro (desses que se coloca com água e sábão, com se fosse insulfilm).

Optei por três torneiras belgas (por enquanto só duas) mas ainda não decidi a questão da pingadeira, estou avaliando melhor o que fazer.

Vou usar um manifold 3 saídas e fazer uma adaptação na parte lateral para deixar o cilindro do lado de fora.

Fiz duas prateleiras de madeira, uma para um keg de 30L, deixando a parte de trás sem encostar na geladeira, +- uns 3 dedos, para permitir melhor a circulação do ar gelado.

No mais era isto, abaixo algumas informações:

Capacidade: 90LT, sendo: 1 Keg 30L, 2 Postmix 19L, 2 Postmix 11L (esses antigos da Coca) e ainda dá pra deixar algumas garrafas.

Ainda vou fazer alguns acabamentos dos recortes dos adesivos e alguns outros detalhes pequenos.

Bom..segue as fotos.

PS: O adesivo mandei fazer em www.franadesivos.com.br


Fala Confrade, vc fez alguma adaptação na geladeira para ela atingir a temperatura alvo necessário? Ela consegue manter os 90 litros a zero graus, por exemplo?
 

Latest posts

Back
Top