Meu HERMS 50L

Discussão em 'Meu Setup' iniciado por gustavoalmeida, 28/9/15.

1. 29/12/15 #21

General

General

General

Well-Known Member

Afiliado:
    9/7/15
    Curtidas Recebidas:
    11
    Tenho um Herms tri bloco, gostei do teu sistema mas eu vi tanta valvula que fiquei perdido... Eu prefiro mexer com mangueiras pois eh mais pratico e eu tenho menos perca de cerveja, porem como o meu sistema eh feito com barris de chopp eu tenho uma capacidade maxima de 50lts (40L util de cerveja)

Essas mantas que tu fez, vi uma que eh EVA e a outra manta preta eh borracha?

2. 30/12/15 #22

Rohde

Rohde

Rohde

Well-Known Member

Afiliado:
    26/7/14
    Curtidas Recebidas:
    48
    parabéns pelo equipamento e pelo detalhamento do tópico. Só não imagino o cu$to de tudo, rsrs

3. 17/2/16 #23

stormridersp

stormridersp

stormridersp

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    31
    Onde você comprou a mantar Armaflex?
    abs

4. 8/3/16 #24

gustavoalmeida

gustavoalmeida

gustavoalmeida

Well-Known Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    20
    tem razão, não ficou barato. dá pra fazer muito parecido/melhor com menos. ou seja, aí tem o "custo tesão em fazer" embutido hehehehe

5. 8/3/16 #25

gustavoalmeida

gustavoalmeida

gustavoalmeida

Well-Known Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    20
    Na Neotermica em São Paulo

stormridersp curtiu isso.
  6. 8/3/16 #26

gustavoalmeida

gustavoalmeida

gustavoalmeida

Well-Known Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    20
    Todas são do mesmo material, uma borracha elastomérica (Armaflex), usada principalmente em sistemas de ar condicionado, comprei na Neotermica em SP. Aguenta até 120C.

Sobre as mangueiras e válvulas, você tem razão. As opções eram justamente essas: menos mangueira/mais conexão rápida/plugar e desplugar mangueira OU mais mangueira/mais válvula/não mexe em nada, só abre e fecha válvula.

Se fosse projetar de novo faria a primeira opção (a sua), investiria em engates rápidos e teria menos válvula/mangueira. Hoje vejo que seria mais prático e talvez até mais barato. (o foda é que com esse dólar comprar engates rápidos pelo aliexpress ficou um absurdo de caro)

Fazendo uma paergunta: como está a variação de temperatura na sua mosturação? Consegue aumentar a temperatura com uma velocidade sufuciente, boa pra rampas, por ex.?

7. 8/3/16 #27

gustavoalmeida

gustavoalmeida

gustavoalmeida

Well-Known Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    20

Nada foi soldado. Todos os furos seguem um padrão (de fora pra dentro, com válvula, por exemplo): válvula, arruela, o´ring, PAREDE DA PANELA, o´ring, arruela, porca (se necessário)

Conceitualmente são duas porcas que travam o "eixo" que passa pelo buraco

8. 8/3/16 #28

gustavoalmeida

gustavoalmeida

gustavoalmeida

Well-Known Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    20

Todas as abraçadeiras são de inox. Para limpar eu ponho uns 10L na HLT, fervo, e vou circulando por todo o sistema, da esquerda pra direita, de forma que termino pela panela de fervura e tudo ficou limpo.

9. 8/3/16 #29

gustavoalmeida

gustavoalmeida

gustavoalmeida

Well-Known Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    20
    cara meu chiller de imersão é de alumínio e conectei as mangueira direto nele com abraçadeira. não sei se entendi sua pergunta...

10. 8/3/16 #30

lucasfv

lucasfv

lucasfv

Active Member

Afiliado:
    15/8/15
    Curtidas Recebidas:
    12
    Me intrometendo no assunto.

Acredito que ele procure uma conexão onde crave o tubo liso e saia uma rosca macho de 1/2 ou 1/4. O nome dessa conexão é ``conexão de compressão``.

Se for este tipo de conector ele é muito usado em hidráulica, você encontra de latão em lojas que vendem peças para freio de caminhão por exemplo.

Em inox você consegue na http://www.brewmetal.com.br/conector-de-compressao-macho-em-inox ou em alguma revenda da PARKER.

Interessante desse da brewmetal é aque tem a opção de anilhas de aço ou plástico(tiraram do site, não to achando mais a opção mas acho que é só conversar com o vendedor), onde essa ultima pode ser fixada e tirada sem danificar o tubo.

Abraço.

Só completando, acredito que o dele tenha vindo da china. http://pt.aliexpress.com/item/HERMS...-1&btsid=1a4ea878-15d0-4da5-a53f-1b9e1260127b

Última edição: 8/3/16
  11. 10/3/16 #31

rickroio

rickroio

rickroio

Member

Afiliado:
    6/11/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Encontrei um fabricante brasileiro da conexão de compressão para o chiller em INOX (CONECTOR MACHO, A/INOX 316, DIAM ½ OD (P/TUBO) X ROSCA MACHO ½ NPT)
    O site deles é www.detron.com.br, eles são de São Paulo.
    Paguei algo em torno de R$60,00 em cada conexão (precisou de 2 no meu caso).

12. 21/3/16 #32

rodrigoslr

rodrigoslr

rodrigoslr

Well-Known Member

Afiliado:
    8/9/15
    Curtidas Recebidas:
    19
    Cara, essas conexoes de compressao nao valem a pena. Se vc tiver trabalhando com inox a melhor coisa sem duvida é usar conexoes sanitarias, tipo sms, q é a que eu uso no meu herms. Da uma pesquisada, a conexao de abraçadeira acho que é tipo TC, é ainda melhor, pois é mais facil de montar e desmontar.

13. 28/3/16 #33

brunobertolossi

brunobertolossi

brunobertolossi

New Member

Afiliado:
    28/3/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Tem como mandar fotos do seus sistema? To querendo montar um com barris de 50l

14. 28/3/16 #34

brunobertolossi

brunobertolossi

brunobertolossi

New Member

Afiliado:
    28/3/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Tem como mandar foto do sistema?

15. 29/3/16 #35

rickroio

rickroio

rickroio

Member

Afiliado:
    6/11/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Concordo com vc rodrigoslr, comprei as conexões de compressão e não foi nada fácil encaixar no chiller e no barril. Eu estou seguindo o site eletric brewery, por isso insisti nisso. Com abraçadeira ficaria muito mais simples.

16. 30/3/16 #36

General

General

General

Well-Known Member

Afiliado:
    9/7/15
    Curtidas Recebidas:
    11
    Tem, preciso tirar foto quando puder, mas eu mando assim que possivel.

17. 31/3/16 #37

gustavoalmeida

gustavoalmeida

gustavoalmeida

Well-Known Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    20

Também achei muito difícil trabalhar com alumínio (chillers) + conexões de compressão. Ele não trava e vaza.

Acabei trocando todos os lugares que demandavam essa conexão pelo substituto espigão + pedaço de silicone + tubo (alumínio, inozx, cobre). Ficou bem melhor inclusive, pois o pedaço de silicone dá uma certa flexibilidade. Tento mandar uma foto mais detalhada.

18. 29/4/16 #38

gustavoalmeida

gustavoalmeida

gustavoalmeida

Well-Known Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    20
    Entendi. É isso mesmo, adaptador por compressão. Comprei no aliexpress de 1/2", mas não funcionou. O alumínio é muito mole e imperfeito, então não vedava nem a pau.

Onde demandava ligar um tubo a uma conexão (em que eu usaria essa conexão por compressão), eu troquei por espigão + pedaço muito curto de mangueira de silicone + tubo de alumínio. Ficou até melhor porque ficou mais flexível.

19. 20/7/16 #39

zevillar

zevillar

zevillar

Member

Afiliado:
    6/7/16
    Curtidas Recebidas:
    1
    Olá,

muito legal seu sistema.... estou montando o meu e intuitivamente e com as leituras estou fazendo algo parecido.... apenas mandei construir minha panela de fervura em uma empresa de inox... mas ainda não chegou... bom o que eu gostaria de perguntar é o tempo de brassagem???? minha motivação em "criar" "montar" um sistema automatizado é realizar a brassagem entre 4 - 5 horas... ou seja uma manhã..... para os estilos mais simples é claro....

abcs

José Villar

20. 22/6/17 #40

GustavoKuster

GustavoKuster

GustavoKuster

New Member

Afiliado:
    22/6/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Parabéns Xará, muito bacana o seu sistema. Estou querendo sair do sistema de panela no fogo para um sistema Herms. Por onde devo começar o estudo sobre o sistema Herms?

Compartilhe esta Página