Meu HERMS 50L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

almeida_gj

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
84
Reaction score
22
Fala galera!

Vou mostrar aqui meu HERMS 50L montado totalmente DYI, orgulho, e que orgulho, do papai aqui. Faço questão de mostrar pois foi um projeto longo pra planejar e montar, mas que dá um tesão do caralho porque te obriga a pensar na engenharia voltada pro processo, montando um desse se aprende ainda mais sobre fazer cerveja. O bom também de montar um sistema próprio é que os erros aparecem logo na montagem, durante as primeiras brassagens, e você conhece cada parafuso, o que facilita manutenções e correções. Tentarei ser didático. Usarei termos em inglês para as panelas, não porque eu curta ianques, mas porque facilita.

CONCEITO
Sistema horizontal de aquecimento indireto (HERMS). Não há contato de calor diretamente com o mosto. OBJETIVO: maior precisão no controle de temperatura, consistência entre levas, automação, facilidade (há muito debate sobre estes pontos, por favor quem tenha experiência com HERMS contribua).

EQUIPAMENTOS BÁSICOS
- HLT - Hot Liquor Tank - panela 68L para água com resistência de 3000W acionada por TIC-17 RGTi
- MT - Mash Tun - panela 68L mosturação com fundo falso
- BK - Boil Kettle - panela 68L para fervura aquecida com fogareiro Jackwall GB13
- UA - Unidade de Aquecimento - panela 10L com serpentina de 8m +- de alumínio, resistência de 2000W acionada por controlador Metaltex 2438-201
- UR - Unidade de Resfriamento - caixa térmica de 30L com serpentina de alumínio de 8m +-, para resfriamento
- chiller de imersão de alumínio de uns 20m
- duas bombas Chugger
- mangueiras de silicone onde passa mosto quente
- mangueira atóxica trançada onde passa água cervejeira e água de resfriamento
- TODAS as conexões de INOX 304
- TODO o sistema em 1/2" (sem redução/ampliação)
- as panelas (exceção à de fervura) são isoladas com isolante Armacell de 19mm de espessura (fabricado pela Armaflex). Aguenta até 120C, segundo o fabricante.
- painel elétrico feito por mim (estude bem antes de fazer o seu! - peça ajuda a um eletricista! - eletricidade não é brincadeira), tudo em 220V (total de 5000W - o que dá 23A, razoavelmente tranquilo de trabalhar, não precisei de maiores instalações na minha casa)

COMO FUNCIONA
a) encho a HLT com água filtrada (filtro carvão ativado). Aqueço até uns 3C acima da temperatura de mosturação

b) passo essa água para o MT e faço mash in (infusão do malte na água)

c) O mosto circula 100% do tempo durante a mosturação. Sai da panela MT, passa pela bomba 01, entra na serpentina dentro da UA e volta para a panela. Nesta volta há um sensor de temperatura (termopar) PT-100, que lê a temperatura do mosto e aciona a resistência de 2kW que está na UA. Desta forma a intenção é: bomba ligada 100% de resistência ligando/desligando para manter a temperatura de mosturação estável

d) durante a mosturação encho o HLT novamente e já vou esquentando a água para lavagem

d) quando termina a mosturação, a cama de grãos está formada e estabilizada. Começo a recolher mosto para fervura (via bomba 02), enquanto que a bomba 01 despeja água de lavagem no MT

e) tudo pra fervura, daqui pra frente é meio que padrão: 10min antes do final da fervura circulo mosto fervendo pela bomba e ponho o chiller dentro da panela, ambos para esterilizar.

f) terminada a fervura ligo a bomba 01, que fica fazendo whirlpool. Encho a caixa térmica (UR) com gelo. Água sai da torneira, resfria no gelo da UR, vai para o chiller, e para o ralo. Quando chega a uns 60 eu deixo de mandar para o ralo e "fecho" o circuito, circulando essa água de resfriamento pela bomba 02 até atingir a temperatura que desejo (chego nuns 25C em 30min, ainda não esperei mais pra ver)

g) resfriado o mosto tiro o chiller e continuo com o whirlpool por mais uns 5min. Desligo a bomba e espero decantar (20 min)

h) para mandar para o fermentador uso a bomba 02 (que foi esterilizada com mosto fervendo) e uma mangueira de silicone de uns 5m sanitizada. No caminho há uma pedra porosa de inox de 2 micra ligada a cilindro de O2 puro, para oxigenar quando necessário.

OBSERVAÇÕES
Já fiz 4 brassagens nele e já mapeei alguns erros de projeto/problemas:

i) primeira pergunta que vem na cachola: por que tanta mangueira e válvula? A ideia foi fazer 100% automatizado e horizontal; ter uma unidade de resfriamento ligada ao sistema; há, obviamente, uma quarta panela, a Unidade de Aquecimento. Tudo isso exigiu esta quantidade de conexões. "Mas dá pra fazer com menos". Dá. Mas eu não tenho conexões rápidas, tudo é fixo. Eu abro/fecho válvula e aperto botão, é o que eu faço durante a brassagem. Resumindo, foi uma escolha, dá pra fazer o mesmo projeto com menos conexões.

ii) na construção do brewstand o fogareiro ficou muito baixo. Por isso tive que por uma placa de madeira e ele em cima, com seus pés originais. Ainda vou ter que arrumar isso.

iii) limpeza é um grande problema deste projeto. Como as mangueiras são fixas, não posso tirar as panelas e lavar em outro lugar (além dos sensores e fios presos a elas). Com jeitinho consigo tombá-las pra limpar com mangueira. Limpo tudo em 1 hora por brassagem.

iv) estou com um problema na velocidade com que mudo a temperatura de mosturação. Para passar de 50C para 67C, por exemplo, demora muito. Vou abrir outro tópico sobre isso porque a discussão é longa.

v) junto com este problema de cima, há uma certa cavitação da bomba de recirculação do mosto (também abordarei neste outro tópico)


Tentei descrever o projeto e processo, espero que não tenha ficado confuso e muito longo. Vou encher de fotos para mostrar. Desculpem mas as fotos não estão com qualidade 100%.
 
1) visão geral
2) visão geral
3) mash tun
4) detalhes da unidade de aquecimento
5) unidade de resfriamento
 

Attachments

  • IMAG2124.jpg
    IMAG2124.jpg
    142.5 KB · Views: 1,624
  • IMAG2411.jpg
    IMAG2411.jpg
    104 KB · Views: 1,416
  • IMAG2425.jpg
    IMAG2425.jpg
    96.9 KB · Views: 1,429
  • IMAG1064.jpg
    IMAG1064.jpg
    154.5 KB · Views: 1,398
  • IMAG2405.jpg
    IMAG2405.jpg
    169.7 KB · Views: 1,739
1) Brewstand no serralheiro
2) já pronto
3) detalhe de uma das serpentinas
4) mash tun (fundo falso e mangueira de retorno)
5) detalhe do tubo pescador por baixo do fundo falso (ganhou o prêmio "foto mais artística do conjunto")
 

Attachments

  • IMAG1014.jpg
    IMAG1014.jpg
    178.9 KB · Views: 1,198
  • IMAG1052.jpg
    IMAG1052.jpg
    115.9 KB · Views: 1,192
  • IMAG1056.jpg
    IMAG1056.jpg
    288 KB · Views: 1,176
  • IMAG1097.jpg
    IMAG1097.jpg
    236.4 KB · Views: 1,183
  • IMAG1095.jpg
    IMAG1095.jpg
    148 KB · Views: 1,135
1) todas conexões prontas para instalação
2) furação das panelas
3) resistência
4) panela de fervura, detalhe para tubo curvo para whirlpool e saída, lá embaixo, bem no canto, para deixar lúpulo e proteína pra trás
5) isolando panelas
 

Attachments

  • IMAG1039.jpg
    IMAG1039.jpg
    138.5 KB · Views: 1,035
  • IMAG1831.jpg
    IMAG1831.jpg
    91.4 KB · Views: 1,004
  • IMAG1614.jpg
    IMAG1614.jpg
    104.5 KB · Views: 1,031
  • IMAG1036.jpg
    IMAG1036.jpg
    164.3 KB · Views: 980
  • IMAG1011.jpg
    IMAG1011.jpg
    227.8 KB · Views: 1,207
1) isolando panelas
2) detalhe bomba
3) em funcionamento - mosturação
4) bomba 02, cilindro de 02
5) panela de fervura
 

Attachments

  • IMAG1836.jpg
    IMAG1836.jpg
    123.9 KB · Views: 999
  • IMAG2412.jpg
    IMAG2412.jpg
    146.8 KB · Views: 1,101
  • IMAG2418.jpg
    IMAG2418.jpg
    96.4 KB · Views: 989
  • IMAG2427.jpg
    IMAG2427.jpg
    146.2 KB · Views: 1,007
  • IMAG2431.jpg
    IMAG2431.jpg
    137.3 KB · Views: 999
1) painel e HLT
2) peças para o painel
3) montagem painel
4) painel fundo
5) painel frente

A organização do painel por dentro poderia ser melhor, com canaletas. Além disso, os eletricistas profissionais encontrarão erros, talvez, mas acredito que pra cima. Dei uma leve superestimada em tudo pra garantir (com exceção da tomada Steck trifásica, que só tinha essa na loja mesmo hehehe o ideal seria uma bifásica de três pinos e não quatro. Tá um canhão matando uma mosca)

A resistência de 3kW está ligada diretamente no TIC (14A). A de 2kW, que liga no controlador Metaltex (9A), passa por um SSR.

Não consegui ligar todos os sinalizadores e botões por erro no cálculo de amperagem, eles aguentam menos do que passa. Mas deixei lá (me dói profundamente o coração ter aquele botão cogumelo ali - que é o botão mais da hora do universo elétrico - parado, sem utilidade).

Foi meu primeiro, vamos melhorando a parada!
 

Attachments

  • IMAG2400.jpg
    IMAG2400.jpg
    95.6 KB · Views: 1,004
  • IMAG2090.jpg
    IMAG2090.jpg
    132.5 KB · Views: 983
  • IMAG2095.jpg
    IMAG2095.jpg
    144.8 KB · Views: 1,029
  • IMAG2436.jpg
    IMAG2436.jpg
    159.4 KB · Views: 998
  • IMAG2435.jpg
    IMAG2435.jpg
    159.8 KB · Views: 968
Não conheço o sistema HERMS (ainda não voltei meus estudos a diferentes sistemas do 'tradicional', usando 2 panelas), mas vejo que ficou bem feito.

Parabéns pelo trampo, pelo equipamento e pelo post completo.

Abcs
 
Como faz a limpeza das conexões após o uso? Açúcar residual e lúpulo principalmente.
 
Tenho um Hermes 30 l com estrutura muito parecida com a sua. Mesmo controlador, resistència e fogareiro, etc. Uso engates rápidos e, como não foi pensado para automatização completa, menos mangueiras e menos conecções. Compartilho o prazer de montar o equipamento alem do principal: as cevas. Tenho alguns problemas principalmente de eficiência (lavagem?) e na programação do controlador (histerese?). Espero que possamos trocar idéias incluindo outros com mesma esquema. Beleza.
 
Parabéns Gustavo! Ficou muito bom! Estou fazendo o meu e queria saber algumas coisas: aonde encontrou tanta mangueira assim!? Sabe quanto foi o preço? É a manta?
 
Acho q seu problema de aquecimento entre rampas pode ser o volume na UA.... Como passa muito mosto os 10l não dão vazão ao meio... Poderia ser uma panela de 18 e vc jogar uma água a mais nela fervendo pra elevar rapidamente, ou até fazer uma segunda infusão na panela de mosto com a água mais quente... O beer smith calcula isso...
 
Acho q seu problema de aquecimento entre rampas pode ser o volume na UA.... Como passa muito mosto os 10l não dão vazão ao meio... Poderia ser uma panela de 18 e vc jogar uma água a mais nela fervendo pra elevar rapidamente, ou até fazer uma segunda infusão na panela de mosto com a água mais quente... O beer smith calcula isso...


Está dizendo que os 10L não dão conta de aquecer o mosto que passa? Pensei nisso, mas não serão 2kW suficientes pra 10L? Já vi herms com volumes menores na UA. Quanto a fazer infusão, você tem razão, é uma alternativa. Mas também quero descobrir porque a troca não está acontecendo direito, já que outros semelhantes funcionam bem.
 
Parabéns Gustavo! Ficou muito bom! Estou fazendo o meu e queria saber algumas coisas: aonde encontrou tanta mangueira assim!? Sabe quanto foi o preço? É a manta?


A manta comprei na Armacell, em SP, e as mangueiras eu não lembro, faz tempo que tenho, mas acho que foi de alguma loja de borracha ou de material para laboratório.
 
Como faz a limpeza das conexões após o uso? Açúcar residual e lúpulo principalmente.

Durante a fervura vou fervendo um pouco de água no HLT, que depois circulo por todo o sistema. A cada duas brassagens limpo as bombas por dentro.
 
Gustavo, isso é um chute... Imagine q vc tem 10l e passam 18l por minuto de um meio mais frio... Será q um volume maior não daria conta? Mas quem tem herms pode opinar... Só estou supondo...
 
Gustavo uma duvida, você não soldou as entradas para as panelas, certo?
Estou pensando em usar algo parecido para barris INOX. pode me indicar onde comprou?
Achei no site chines como bulkhead, não achei em nenhuma loja aqui no Brasil.
Valeu!
 
Gustavo uma duvida, você não soldou as entradas para as panelas, certo?
Estou pensando em usar algo parecido para barris INOX. pode me indicar onde comprou?
Achei no site chines como bulkhead, não achei em nenhuma loja aqui no Brasil.
Valeu!

cara todas as válvulas são presas com niple + válvula + porca. Conceitualmente, a parede das panelas está sempre entre uma rosca macho e uma fêmea. Assim não precisa de solda.

Há quem solde e garanta que é bem melhor. Acho que os dois funcionam. Vantagem de furar e rosquear: dá pra tirar, arrumar, limpar, e é montado tudo em casa. Desvantagem: vazamentos.

Respondi?

Abraços
 
Como limpa as mangueiras da bomba, observei que colocou abraçadeiras de plástico tipo lacre.
 
pode mostrar com mais detalhes como é a conexao do chiller na panela? nao consigo encontrar essa conexao no Brasil. Meu chiller é de inox
 
Tenho um Herms tri bloco, gostei do teu sistema mas eu vi tanta valvula que fiquei perdido... Eu prefiro mexer com mangueiras pois eh mais pratico e eu tenho menos perca de cerveja, porem como o meu sistema eh feito com barris de chopp eu tenho uma capacidade maxima de 50lts (40L util de cerveja)

Essas mantas que tu fez, vi uma que eh EVA e a outra manta preta eh borracha?
 
parabéns pelo equipamento e pelo detalhamento do tópico. Só não imagino o cu$to de tudo, rsrs
 
Fala galera!

Vou mostrar aqui meu HERMS 50L montado totalmente DYI, orgulho, e que orgulho, do papai aqui. Faço questão de mostrar pois foi um projeto longo pra planejar e montar, mas que dá um tesão do caralho porque te obriga a pensar na engenharia voltada pro processo, montando um desse se aprende ainda mais sobre fazer cerveja. O bom também de montar um sistema próprio é que os erros aparecem logo na montagem, durante as primeiras brassagens, e você conhece cada parafuso, o que facilita manutenções e correções. Tentarei ser didático. Usarei termos em inglês para as panelas, não porque eu curta ianques, mas porque facilita.

CONCEITO
Sistema horizontal de aquecimento indireto (HERMS). Não há contato de calor diretamente com o mosto. OBJETIVO: maior precisão no controle de temperatura, consistência entre levas, automação, facilidade (há muito debate sobre estes pontos, por favor quem tenha experiência com HERMS contribua).

EQUIPAMENTOS BÁSICOS
- HLT - Hot Liquor Tank - panela 68L para água com resistência de 3000W acionada por TIC-17 RGTi
- MT - Mash Tun - panela 68L mosturação com fundo falso
- BK - Boil Kettle - panela 68L para fervura aquecida com fogareiro Jackwall GB13
- UA - Unidade de Aquecimento - panela 10L com serpentina de 8m +- de alumínio, resistência de 2000W acionada por controlador Metaltex 2438-201
- UR - Unidade de Resfriamento - caixa térmica de 30L com serpentina de alumínio de 8m +-, para resfriamento
- chiller de imersão de alumínio de uns 20m
- duas bombas Chugger
- mangueiras de silicone onde passa mosto quente
- mangueira atóxica trançada onde passa água cervejeira e água de resfriamento
- TODAS as conexões de INOX 304
- TODO o sistema em 1/2" (sem redução/ampliação)
- as panelas (exceção à de fervura) são isoladas com isolante Armacell de 19mm de espessura (fabricado pela Armaflex). Aguenta até 120C, segundo o fabricante.
- painel elétrico feito por mim (estude bem antes de fazer o seu! - peça ajuda a um eletricista! - eletricidade não é brincadeira), tudo em 220V (total de 5000W - o que dá 23A, razoavelmente tranquilo de trabalhar, não precisei de maiores instalações na minha casa)

COMO FUNCIONA
a) encho a HLT com água filtrada (filtro carvão ativado). Aqueço até uns 3C acima da temperatura de mosturação

b) passo essa água para o MT e faço mash in (infusão do malte na água)

c) O mosto circula 100% do tempo durante a mosturação. Sai da panela MT, passa pela bomba 01, entra na serpentina dentro da UA e volta para a panela. Nesta volta há um sensor de temperatura (termopar) PT-100, que lê a temperatura do mosto e aciona a resistência de 2kW que está na UA. Desta forma a intenção é: bomba ligada 100% de resistência ligando/desligando para manter a temperatura de mosturação estável

d) durante a mosturação encho o HLT novamente e já vou esquentando a água para lavagem

d) quando termina a mosturação, a cama de grãos está formada e estabilizada. Começo a recolher mosto para fervura (via bomba 02), enquanto que a bomba 01 despeja água de lavagem no MT

e) tudo pra fervura, daqui pra frente é meio que padrão: 10min antes do final da fervura circulo mosto fervendo pela bomba e ponho o chiller dentro da panela, ambos para esterilizar.

f) terminada a fervura ligo a bomba 01, que fica fazendo whirlpool. Encho a caixa térmica (UR) com gelo. Água sai da torneira, resfria no gelo da UR, vai para o chiller, e para o ralo. Quando chega a uns 60 eu deixo de mandar para o ralo e "fecho" o circuito, circulando essa água de resfriamento pela bomba 02 até atingir a temperatura que desejo (chego nuns 25C em 30min, ainda não esperei mais pra ver)

g) resfriado o mosto tiro o chiller e continuo com o whirlpool por mais uns 5min. Desligo a bomba e espero decantar (20 min)

h) para mandar para o fermentador uso a bomba 02 (que foi esterilizada com mosto fervendo) e uma mangueira de silicone de uns 5m sanitizada. No caminho há uma pedra porosa de inox de 2 micra ligada a cilindro de O2 puro, para oxigenar quando necessário.

OBSERVAÇÕES
Já fiz 4 brassagens nele e já mapeei alguns erros de projeto/problemas:

i) primeira pergunta que vem na cachola: por que tanta mangueira e válvula? A ideia foi fazer 100% automatizado e horizontal; ter uma unidade de resfriamento ligada ao sistema; há, obviamente, uma quarta panela, a Unidade de Aquecimento. Tudo isso exigiu esta quantidade de conexões. "Mas dá pra fazer com menos". Dá. Mas eu não tenho conexões rápidas, tudo é fixo. Eu abro/fecho válvula e aperto botão, é o que eu faço durante a brassagem. Resumindo, foi uma escolha, dá pra fazer o mesmo projeto com menos conexões.

ii) na construção do brewstand o fogareiro ficou muito baixo. Por isso tive que por uma placa de madeira e ele em cima, com seus pés originais. Ainda vou ter que arrumar isso.

iii) limpeza é um grande problema deste projeto. Como as mangueiras são fixas, não posso tirar as panelas e lavar em outro lugar (além dos sensores e fios presos a elas). Com jeitinho consigo tombá-las pra limpar com mangueira. Limpo tudo em 1 hora por brassagem.

iv) estou com um problema na velocidade com que mudo a temperatura de mosturação. Para passar de 50C para 67C, por exemplo, demora muito. Vou abrir outro tópico sobre isso porque a discussão é longa.

v) junto com este problema de cima, há uma certa cavitação da bomba de recirculação do mosto (também abordarei neste outro tópico)


Tentei descrever o projeto e processo, espero que não tenha ficado confuso e muito longo. Vou encher de fotos para mostrar. Desculpem mas as fotos não estão com qualidade 100%.

Onde você comprou a mantar Armaflex?
abs
 
parabéns pelo equipamento e pelo detalhamento do tópico. Só não imagino o cu$to de tudo, rsrs

tem razão, não ficou barato. dá pra fazer muito parecido/melhor com menos. ou seja, aí tem o "custo tesão em fazer" embutido hehehehe
 
Tenho um Herms tri bloco, gostei do teu sistema mas eu vi tanta valvula que fiquei perdido... Eu prefiro mexer com mangueiras pois eh mais pratico e eu tenho menos perca de cerveja, porem como o meu sistema eh feito com barris de chopp eu tenho uma capacidade maxima de 50lts (40L util de cerveja)

Essas mantas que tu fez, vi uma que eh EVA e a outra manta preta eh borracha?

Todas são do mesmo material, uma borracha elastomérica (Armaflex), usada principalmente em sistemas de ar condicionado, comprei na Neotermica em SP. Aguenta até 120C.

Sobre as mangueiras e válvulas, você tem razão. As opções eram justamente essas: menos mangueira/mais conexão rápida/plugar e desplugar mangueira OU mais mangueira/mais válvula/não mexe em nada, só abre e fecha válvula.

Se fosse projetar de novo faria a primeira opção (a sua), investiria em engates rápidos e teria menos válvula/mangueira. Hoje vejo que seria mais prático e talvez até mais barato. (o foda é que com esse dólar comprar engates rápidos pelo aliexpress ficou um absurdo de caro)

Fazendo uma paergunta: como está a variação de temperatura na sua mosturação? Consegue aumentar a temperatura com uma velocidade sufuciente, boa pra rampas, por ex.?
 
Gustavo uma duvida, você não soldou as entradas para as panelas, certo?
Estou pensando em usar algo parecido para barris INOX. pode me indicar onde comprou?
Achei no site chines como bulkhead, não achei em nenhuma loja aqui no Brasil.
Valeu!


Nada foi soldado. Todos os furos seguem um padrão (de fora pra dentro, com válvula, por exemplo): válvula, arruela, o´ring, PAREDE DA PANELA, o´ring, arruela, porca (se necessário)

Conceitualmente são duas porcas que travam o "eixo" que passa pelo buraco
 
Como limpa as mangueiras da bomba, observei que colocou abraçadeiras de plástico tipo lacre.


Todas as abraçadeiras são de inox. Para limpar eu ponho uns 10L na HLT, fervo, e vou circulando por todo o sistema, da esquerda pra direita, de forma que termino pela panela de fervura e tudo ficou limpo.
 
pode mostrar com mais detalhes como é a conexao do chiller na panela? nao consigo encontrar essa conexao no Brasil. Meu chiller é de inox

cara meu chiller de imersão é de alumínio e conectei as mangueira direto nele com abraçadeira. não sei se entendi sua pergunta...
 
cara meu chiller de imersão é de alumínio e conectei as mangueira direto nele com abraçadeira. não sei se entendi sua pergunta...

Me intrometendo no assunto.

Acredito que ele procure uma conexão onde crave o tubo liso e saia uma rosca macho de 1/2 ou 1/4. O nome dessa conexão é ``conexão de compressão``.

Se for este tipo de conector ele é muito usado em hidráulica, você encontra de latão em lojas que vendem peças para freio de caminhão por exemplo.

Em inox você consegue na http://www.brewmetal.com.br/conector-de-compressao-macho-em-inox ou em alguma revenda da PARKER.

Interessante desse da brewmetal é aque tem a opção de anilhas de aço ou plástico(tiraram do site, não to achando mais a opção mas acho que é só conversar com o vendedor), onde essa ultima pode ser fixada e tirada sem danificar o tubo.

Abraço.

Só completando, acredito que o dele tenha vindo da china. http://pt.aliexpress.com/item/HERMS...-1&btsid=1a4ea878-15d0-4da5-a53f-1b9e1260127b
 
Last edited:
Encontrei um fabricante brasileiro da conexão de compressão para o chiller em INOX (CONECTOR MACHO, A/INOX 316, DIAM ½ OD (P/TUBO) X ROSCA MACHO ½ NPT)
O site deles é www.detron.com.br, eles são de São Paulo.
Paguei algo em torno de R$60,00 em cada conexão (precisou de 2 no meu caso).
 
Cara, essas conexoes de compressao nao valem a pena. Se vc tiver trabalhando com inox a melhor coisa sem duvida é usar conexoes sanitarias, tipo sms, q é a que eu uso no meu herms. Da uma pesquisada, a conexao de abraçadeira acho que é tipo TC, é ainda melhor, pois é mais facil de montar e desmontar.
 
Tenho um Herms tri bloco, gostei do teu sistema mas eu vi tanta valvula que fiquei perdido... Eu prefiro mexer com mangueiras pois eh mais pratico e eu tenho menos perca de cerveja, porem como o meu sistema eh feito com barris de chopp eu tenho uma capacidade maxima de 50lts (40L util de cerveja)

Essas mantas que tu fez, vi uma que eh EVA e a outra manta preta eh borracha?

Tem como mandar foto do sistema?
 
Concordo com vc rodrigoslr, comprei as conexões de compressão e não foi nada fácil encaixar no chiller e no barril. Eu estou seguindo o site eletric brewery, por isso insisti nisso. Com abraçadeira ficaria muito mais simples.
 
Concordo com vc rodrigoslr, comprei as conexões de compressão e não foi nada fácil encaixar no chiller e no barril. Eu estou seguindo o site eletric brewery, por isso insisti nisso. Com abraçadeira ficaria muito mais simples.


Também achei muito difícil trabalhar com alumínio (chillers) + conexões de compressão. Ele não trava e vaza.

Acabei trocando todos os lugares que demandavam essa conexão pelo substituto espigão + pedaço de silicone + tubo (alumínio, inozx, cobre). Ficou bem melhor inclusive, pois o pedaço de silicone dá uma certa flexibilidade. Tento mandar uma foto mais detalhada.
 
Me intrometendo no assunto.

Acredito que ele procure uma conexão onde crave o tubo liso e saia uma rosca macho de 1/2 ou 1/4. O nome dessa conexão é ``conexão de compressão``.

Se for este tipo de conector ele é muito usado em hidráulica, você encontra de latão em lojas que vendem peças para freio de caminhão por exemplo.

Em inox você consegue na http://www.brewmetal.com.br/conector-de-compressao-macho-em-inox ou em alguma revenda da PARKER.

Interessante desse da brewmetal é aque tem a opção de anilhas de aço ou plástico(tiraram do site, não to achando mais a opção mas acho que é só conversar com o vendedor), onde essa ultima pode ser fixada e tirada sem danificar o tubo.

Abraço.

Só completando, acredito que o dele tenha vindo da china. http://pt.aliexpress.com/item/HERMS...-1&btsid=1a4ea878-15d0-4da5-a53f-1b9e1260127b

Entendi. É isso mesmo, adaptador por compressão. Comprei no aliexpress de 1/2", mas não funcionou. O alumínio é muito mole e imperfeito, então não vedava nem a pau.

Onde demandava ligar um tubo a uma conexão (em que eu usaria essa conexão por compressão), eu troquei por espigão + pedaço muito curto de mangueira de silicone + tubo de alumínio. Ficou até melhor porque ficou mais flexível.
 
Olá,

muito legal seu sistema.... estou montando o meu e intuitivamente e com as leituras estou fazendo algo parecido.... apenas mandei construir minha panela de fervura em uma empresa de inox... mas ainda não chegou... bom o que eu gostaria de perguntar é o tempo de brassagem???? minha motivação em "criar" "montar" um sistema automatizado é realizar a brassagem entre 4 - 5 horas... ou seja uma manhã..... para os estilos mais simples é claro....

abcs

José Villar
 
Parabéns Xará, muito bacana o seu sistema. Estou querendo sair do sistema de panela no fogo para um sistema Herms. Por onde devo começar o estudo sobre o sistema Herms?
 
Back
Top