Meu freezer com controlador de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

minholi

Well-Known Member
Joined
Dec 3, 2014
Messages
70
Reaction score
26
Comprei o controlador no Aliexpress e a caixa de PVC multiuso, cabo PP, plugues e o velcro na loja de ferragens.

Montei o controlador na caixa e dei um nó nos cabos para eles não correrem para fora da caixa e fixei tudo no lugar e a tampa com cola quente.

Com menos de 1 metro de velcro (colado no freezer e na caixa com araldite) deu pra fixar a caixa do controlador e ainda fazer uma alça pra organizar os fios.

O resultado final foi esse:

uploadfromtaptalk1423854823070.jpg

uploadfromtaptalk1423854867145.jpg

uploadfromtaptalk1423854891706.jpg
 
Olá estou pensando em comprar um freezer também e estou com duvida se para temperaturas mais altas não terei problemas para mante-las, por exemplo em uma fermentação a 20 graus os freezers não teriam problemas para se manterem nesta temperatura?
 
Olá estou pensando em comprar um freezer também e estou com duvida se para temperaturas mais altas não terei problemas para mante-las, por exemplo em uma fermentação a 20 graus os freezers não teriam problemas para se manterem nesta temperatura?

essa é a moral do controlador de temperatura. Quem vai mandar no processo vai ser ele, não o termostato do teu aparelho (seja ele qual for)

O controlador de temperatura energiza uma tomada, e seu aparelho será ligado nesta tomada. Quando o contato estiver aberto, teu equipamento NÃO SERÁ ENERGIZADO. Quando o contato fechar, a tomada será energizada e seu equipamento será ligado.

Existem basicamente 2 tipos de controladores de temperatura que usamos:
1 estágio - permite apenas um set point. Funciona para aquecimento OU refrigeração. Se tua cidade não faz frio, é o que mais vale a pena pelo menor custo. O mais usado é o TIC17 da full gauge.
2 estágios - permite 2 set points, controlando aquecimento E resfriamento. É o que eu uso, pois aqui em Porto Alegre, temos aqueles simpáticos dias em que se amanhece abaixo dos 10 ºC e de tarde chega próximo dos 30 ºC. Com ele, controlo a tomada do refrigerador (toda a vez que sobe de 18º + histerese (margem, setada em 0,2, por exemplo), ele aciona a tomada da geladeira até voltar pros 18ºC. Toda a vez que desce de 18 - histerese = 17,8 ºC, por exemplo, ele liga a lâmpada, que aquece a geladeira. quando chega em 18ºC, desliga...
 
Olá estou pensando em comprar um freezer também e estou com duvida se para temperaturas mais altas não terei problemas para mante-las, por exemplo em uma fermentação a 20 graus os freezers não teriam problemas para se manterem nesta temperatura?

Controlador de duplo estágio com lampada economica. Se não for suficiente para sustentar a temperatura, vá aumentando a potencia da lampada.

Pro meu sistema (Freezer Electrolux H160A + controlador com PID), uma lampada de 40w de fogão se mostrou bem interesssante.

Abraços!
 
Montei o meu comprei o mt512e 2hp no mercado livre tava com preço de $90 dilmas. uploadfromtaptalk1436469893929.jpguploadfromtaptalk1436469922713.jpguploadfromtaptalk1436469959025.jpguploadfromtaptalk1436469987620.jpg
 
Controlo a tomada do refrigerador (toda a vez que sobe de 18º + histerese (margem, setada em 0,2, por exemplo), ele aciona a tomada da geladeira até voltar pros 18ºC. Toda a vez que desce de 18 - histerese = 17,8 ºC, por exemplo, ele liga a lâmpada, que aquece a geladeira. quando chega em 18ºC, desliga...

Esse setup não estressa a geladeira e gasta mais energia pela "briga" entre a lâmpada e o compressor? Imagino ambos fiquem ligando e desligando direto, dependendo da litragem no fermentador.
 
Esse setup não estressa a geladeira e gasta mais energia pela "briga" entre a lâmpada e o compressor? Imagino ambos fiquem ligando e desligando direto, dependendo da litragem no fermentador.

Não. Fermento uns 20 ~ 22 litros e, no geral, só um dos dois aciona. A maior variável é a temperatura externa. Se tá quente, a geladeira liga quando bate 18,2ºC e desliga aos 18ºC. Ás vezes, pela inércia térmica, chega aos 17,8ºC, mas não é comum.
Quando está frio, só a lâmpada liga, e a inércia térmica dela é bem pequena (uso uma de uns 13 W, que aquece bem lentamente o líquido).
 
E vcs colocam a sonxa do termômetro dentro do fermentador ou so captando a temperatura da camara de fermentação? Pergunto pq estou vendo q a temp dentro do fermentador esta sempre muito mais alta q a temperatura dentro do isopor onde esta o fermentador
 
Curti demais. Comprei os materiais e vou fazer.

Comprei o controlador no Aliexpress e a caixa de PVC multiuso, cabo PP, plugues e o velcro na loja de ferragens.

Montei o controlador na caixa e dei um nó nos cabos para eles não correrem para fora da caixa e fixei tudo no lugar e a tampa com cola quente.

Com menos de 1 metro de velcro (colado no freezer e na caixa com araldite) deu pra fixar a caixa do controlador e ainda fazer uma alça pra organizar os fios.

O resultado final foi esse:

View attachment 115068

View attachment 115069

View attachment 115070
 
Back
Top