Meu equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

HermannPS

Member
Joined
Feb 15, 2021
Messages
6
Reaction score
4
Location
Recife - PE - Brasil
Boas pessoal,

Montei meu equipamento para produzir inicialmente 20 litros (que acabou se tornando na pratica 17-19L). Optei por uma single vessel da inversa (52 litros), aproveitei uma cervejeira da Consul que já possuía (Cervejeira Consul Titanium CZD12AT) para a fermentação e maturação. Serpentina para resfriamento (que provou ser insuficiente - 28-30 graus a temperatura da agua que sai da torneira). Por praticidade e economia de cerveja, optei por usar o refratômetro ao invés do densímetro (só agora aprendi a corrigir a densidade pela temperatura - nível de alcool - 5a brassagem). O balde fermentador que coube na cervejeira no limite foi o da lamas brewshop de 20 litros. Optei por usar o postmix ao invés de garrafas (o que dificulta eu compartilhar minha cerveja com amigos), estou migrando aos poucos para o sistema dmfit pela praticidade. Comprei um cilindro de 6 kg e o cilindro da sodastream para reabastecimento, junto com dois manometros, o tradicional e o mini (para usar dentro da cervejeira junto com o sodastream - ja quebrei kkk).

Na 4a brassagem aprimorei o sistema de serviço instalando uma torre de inox com torneira italiana, substituindo a torneira picnic que usava ate então. Atualmente estou lendo livros cervejeiros (em inglês) para aprimorar a minha técnica. Fiz 5 brassagens até o momento:
1- IPA: saiu sensacional... ficaria triste se na primeira errasse (meu maior medo depois de todo investimento feito)
2- Cream Ale: Outra que saiu sensacional
3- Cream Ale: saiu boa, não tanto quanto a segunda
4- Cream Ale: ficou uma bosta... mas bebí tudo kkk
5- APA: que acabou virando English IPA devido a mudança do processo que melhorou estupidamente a eficiência da mosturação (acima de 90%) e ao erro de escolher uma temperatura baixa para a mosturação. Acabou ficando seca e com 7,5% de alcool.

É isso... tinha medo de ser apenas uma onda passageira, mas esse hobby acabou me prendendo... enquanto tiver conhecimento pra ser adquirido e fígado, meu interesse permanecerá acesso. Grande abraço a todos os cervejeiros de plantão... aos iniciantes, e especialmente aos avançados que auxiliam novas pessoas a entrar no hobby.
 

Attachments

  • 20210212_214736.jpg
    20210212_214736.jpg
    28.9 KB · Views: 136
  • Capturar.JPG
    Capturar.JPG
    36.8 KB · Views: 156
  • IMG-20210307-WA0016.jpg
    IMG-20210307-WA0016.jpg
    20.7 KB · Views: 169
  • IMG-20210307-WA0018.jpg
    IMG-20210307-WA0018.jpg
    26.3 KB · Views: 162
  • IMG-20210307-WA0020.jpg
    IMG-20210307-WA0020.jpg
    28.3 KB · Views: 155
Muito bom cara, parabéns! Só uma sugestão, eu evitaria os DMFit... Sei que muitos usam e tal, mas com minha experiência com eles digo que é bem prático, porém se tudo for ficar fixo. Com o tempo aparecem micro vazamentos que te deixarão de cabelo em pé. Troquei todos os meus por espigões com mangueira de silicone 1/4 para líquido e cristal 3/8 para gás. Acabaram meus problemas.
 
Muito bom cara, parabéns! Só uma sugestão, eu evitaria os DMFit... Sei que muitos usam e tal, mas com minha experiência com eles digo que é bem prático, porém se tudo for ficar fixo. Com o tempo aparecem micro vazamentos que te deixarão de cabelo em pé. Troquei todos os meus por espigões com mangueira de silicone 1/4 para líquido e cristal 3/8 para gás. Acabaram meus problemas.
Obrigado pela dica. Vou reconsiderar a utilização do DMFIT. Abraço!
 
Cara, parabens! Eu tenho um sistema semelhante ao seu.. Panela inversa, frigobar com 2 torneira e etc. Estou ampliando meu setup pq é um mundo sem volta. Quanto as questões que levantou, compre uma WINTAP cara. Entre para o mundo da contrapressão. Poderá compartilhar com seus amigos como quer as cervejas e irá liberar seu Fermentador/kegerator para outras levas.
 
Parabéns pelo relato... agora o que me chamou atenção foi essa eficiência aí de 90% na Inversa... explique melhor, por favor.
À respeito do fermentador ser o kegerator, realmente é um problema. Se tiver espaço, minha sugestão é rever este ponto.... talvez uma geladeira de segunda mão para fermentar, te ajudaria bastante.
Abraços
 
Cara, parabens! Eu tenho um sistema semelhante ao seu.. Panela inversa, frigobar com 2 torneira e etc. Estou ampliando meu setup pq é um mundo sem volta. Quanto as questões que levantou, compre uma WINTAP cara. Entre para o mundo da contrapressão. Poderá compartilhar com seus amigos como quer as cervejas e irá liberar seu Fermentador/kegerator para outras levas.
Boa dica... vou pesquisar melhor sobre o assunto. Obg
 
Parabéns pelo relato... agora o que me chamou atenção foi essa eficiência aí de 90% na Inversa... explique melhor, por favor.
À respeito do fermentador ser o kegerator, realmente é um problema. Se tiver espaço, minha sugestão é rever este ponto.... talvez uma geladeira de segunda mão para fermentar, te ajudaria bastante.
Abraços
Boa Daniel, seguinte, eu fiz preaquecimento de uns 15 litros de agua a 78oC pra usar na lavagem dos graos, e transferi esses 15 litros para uma bombona e botei dentro de um cooler. Então voltei a aquecer a agua pra brassagem. Quando chegou a hora de introduzir os graos, percebi que a agua da brassagem estava pouca (os graos estavam expostos, fora da agua quente). Sem pensar muito, peguei a bombona (que estava guardando a agua a 78o) e despejei uns 5 litros na panela para completar o suficiente para cobrir os graos. Rapidamente percebi que poderia ter feito besteira, pois poderia ter acabado com as enzimas antes mesmo de iniciar a brassagem, e botei rapidinho a agua pra recircular.

Com medo de ter perdido boa arte das enzimas, estendi o processo de brassagem de 1 hora para 2:30h, na esperança de converter todo o amido. Durante esse tempo, tampa fechada (pra uniformizar a temperatura) e fiquei revirando de 15 em 15 minutos a cama de graos com a ajuda de uma escumadeira (para isso, eu iniciei o processo sem a "peneira" superior constantemente utilizada nas single vessel). Ao final da brassagem eu medí a OG, realizando as devidas correçoes de acordo com a litragem e a temperatura do mosto, e o Beersmith me deu a eficiência que informei (foi algo em torno de 92% se não me falha a memória).

No fim, o que era pra ser uma receita 4,5% acabou virando 7,5% até onde eu consegui medir.
 
Muito bom, parabéns.
enquanto tiver conhecimento pra ser adquirido.....vão ser vidas.... pode preparar o herdeiro que tem muita coisa para explorar, estou a 5 anos, fiquei 1 anos no processo básico, depois mais lúpulos agora estou nas leveduras, os processos, rampas explorei um pouco. é uma infinidade de combinações.....
O DMFIT é o que o colega falou, facilita muito a mudança, mas se tem algo fixo deixe fixo, eu uso o cilindro de soda steam tb, mas sabendo que pode acabar naquela usada. não tenho espaço para deixar fixo, então o DMFIT ajuda muito, sempre monto e desmonto....
 

Attachments

  • IMG_20210228_160005.jpg
    IMG_20210228_160005.jpg
    40.1 KB · Views: 90
5- APA: que acabou virando English IPA devido a mudança do processo que melhorou estupidamente a eficiência da mosturação (acima de 90%) e ao erro de escolher uma temperatura baixa para a mosturação. Acabou ficando seca e com 7,5% de alcool.

Pessoal, uma pequena nota, a eficiência que me referi acima foi da etapa de mostura, e deu 94,1%. A eficiência geral (que considera as perdas trub (na panela), lama no fermentador e etc) foi de 72,2%. Como disse, o fato de ficar revirando a cama de grãos periodicamente e ter feito a mostura durante 2:30h a uma temperatura baixa (64,4oC) devem ter contribuído para elevar a eficiência da mosturação.
 
Boas pessoal,

Montei meu equipamento para produzir inicialmente 20 litros (que acabou se tornando na pratica 17-19L). Optei por uma single vessel da inversa (52 litros), aproveitei uma cervejeira da Consul que já possuía (Cervejeira Consul Titanium CZD12AT) para a fermentação e maturação. Serpentina para resfriamento (que provou ser insuficiente - 28-30 graus a temperatura da agua que sai da torneira). Por praticidade e economia de cerveja, optei por usar o refratômetro ao invés do densímetro (só agora aprendi a corrigir a densidade pela temperatura - nível de alcool - 5a brassagem). O balde fermentador que coube na cervejeira no limite foi o da lamas brewshop de 20 litros. Optei por usar o postmix ao invés de garrafas (o que dificulta eu compartilhar minha cerveja com amigos), estou migrando aos poucos para o sistema dmfit pela praticidade. Comprei um cilindro de 6 kg e o cilindro da sodastream para reabastecimento, junto com dois manometros, o tradicional e o mini (para usar dentro da cervejeira junto com o sodastream - ja quebrei kkk).

Na 4a brassagem aprimorei o sistema de serviço instalando uma torre de inox com torneira italiana, substituindo a torneira picnic que usava ate então. Atualmente estou lendo livros cervejeiros (em inglês) para aprimorar a minha técnica. Fiz 5 brassagens até o momento:
1- IPA: saiu sensacional... ficaria triste se na primeira errasse (meu maior medo depois de todo investimento feito)
2- Cream Ale: Outra que saiu sensacional
3- Cream Ale: saiu boa, não tanto quanto a segunda
4- Cream Ale: ficou uma bosta... mas bebí tudo kkk
5- APA: que acabou virando English IPA devido a mudança do processo que melhorou estupidamente a eficiência da mosturação (acima de 90%) e ao erro de escolher uma temperatura baixa para a mosturação. Acabou ficando seca e com 7,5% de alcool.

É isso... tinha medo de ser apenas uma onda passageira, mas esse hobby acabou me prendendo... enquanto tiver conhecimento pra ser adquirido e fígado, meu interesse permanecerá acesso. Grande abraço a todos os cervejeiros de plantão... aos iniciantes, e especialmente aos avançados que auxiliam novas pessoas a entrar no hobby.
Muito bom seu equipamento. Parabens !!! Tenho uma cervejeira desta, tava pensando em por a torneira na porta . Com medo de furar a parte de cima dela.
 
Muito bom cara, parabéns! Só uma sugestão, eu evitaria os DMFit... Sei que muitos usam e tal, mas com minha experiência com eles digo que é bem prático, porém se tudo for ficar fixo. Com o tempo aparecem micro vazamentos que te deixarão de cabelo em pé. Troquei todos os meus por espigões com mangueira de silicone 1/4 para líquido e cristal 3/8 para gás. Acabaram meus problemas.
Cara, estou tendo problemas com espigão e mangueira de silicone quando uso pressões próximas a 2 bar (água com gás, por exemplo). Teria como me mandar uma foto das abraçadeiras q vc tá usando? Essas abraçadeiras de aperto por parafuso não aplicam a pressão uniformemente no espigão, e como a mangueira de silicone é mais flexível acaba vazando conforme as linhas ficam no kegerator.
 
Buenas pessoal,
Comecei com um setup de duas panelas de 70L, pré-chiller e chiller de imersão, bomba caseira (máquina de lavar roupas), flauta (DIY) para recirculação e sparging, fundo-falso (DIY), e muita quinquilharia barata que acabou saindo caro (porque não serve ao proposito), tipo termômetros chenchen, etc...
Com seis meses da primeira brassagem, fui p segunda e muita coisa já foi aprimorada no equipo. Na terceira leva, já tinha construído um agitador automatizado para a brassagem, adquirido outra bomba (de máquina com cabeça de inox da we consult*..., que não vale nada). Minha 4,5 e 6 brassagem foram em sequencia, 130 litros de apronte em 3 dias (80L Belgian Strong Dark Ale e 50L de double IPA). Agora, já com painel controlador pwm para velocidade do agitador, e timers (relay/delay) para duas bombas (uma mais eficiente e uma futura), chiller de contrafluxo, phnometro, refratômetro, erlenmeyer, agitador magnético, e uma pancada de outras coisas que parece não ter fim. Seguem fotos vídeo do setup atual.
 

Attachments

  • 20211008_142858.jpg
    20211008_142858.jpg
    79.6 KB · Views: 61
  • 20211009_102601.jpg
    20211009_102601.jpg
    32.7 KB · Views: 59
  • 20211009_102620.jpg
    20211009_102620.jpg
    28.5 KB · Views: 52
  • 20211009_102651.jpg
    20211009_102651.jpg
    22.7 KB · Views: 50
Last edited:
@BEASTIEBREWERS, massa seu setup cara.
Uma coisa que me chamou a atenção foi o botijão de gás em baixo do fogareiro. Não sei se durante o trabalho vc o deixar por ali, mas acho que vc deve mantê-lo um pouco mais distante do fogareiro. Já me aconteceu de soltar a mangueira da válvula. Por sorte não estava próximo a chama.
 
@BEASTIEBREWERS, massa seu setup cara.
Uma coisa que me chamou a atenção foi o botijão de gás em baixo do fogareiro. Não sei se durante o trabalho vc o deixar por ali, mas acho que vc deve mantê-lo um pouco mais distante do fogareiro. Já me aconteceu de soltar a mangueira da válvula. Por sorte não estava próximo a chama.
Buenas Rafael,
De fato, isso me ocorreu na primeira vez q usei o fogareiro. Apesar de não deixar ele exatamente em baixo do queimador, a mangueira era curta e foi trocada por uma mais longa que permite colocá-lo em uma distancia mais segura. A propósito, esse quesito é essencial quando os equipamentos são móveis. Sempre verifico a fixação das conexões e a condição das mangueiras.
Brassagem segura, galera.
Abraço p geral 🍻🍻
 
Back
Top