Meu banco de água gelada - DYI

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MatheusTrevisol

Well-Known Member
Joined
Jul 1, 2015
Messages
140
Reaction score
58
Boa tarde,

Pelo limite de espaço, a sacada do meu apartamento (2m²), resolvi que iria dar um jeito de refrigerar o meu fermentador, um balde inox.

Inspirado por um modelo da SS Brewtech , que não é vendido no Brasil e, se fosse, custaria uns 4000 reais (e também um da WE Consultoria, um pouco diferente e nem sei se é vendido mais), resolvi fazer um banco de água gelada para resfriar o mosto durante a fermentação.

Seguem os links de algumas fotos (infelizmente elas não estão em ordem cronológica). Quem quiser acompanhar melhor, com vídeos e o desenvolvimento do projeto, acesse o Facebook e o Instagram e siga solariumpub nessas redes sociais.

uo8gA1I.jpg

pltnSV2.jpg

vw4P42m.jpg

uftq95y.jpg

n9Tt1Lu.jpg

XPHNt5Z.jpg


Link do álbum:

https://imgur.com/a/lkJJh1h

Os materiais necessários são:

Base

4 rodinhas para fogão/geladeira - R$ 17,00
Perfis de alumínio para fazer a estrutura já cortados - R$ 30,00
Parafusos, porcas e arruelas - R$ 5,00
1 pedaço de MDF para fixar o compressor - de graça, pode usar qualquer pedaço de MDF/madeira que estiver sobrando

Válvulas e conexões

3 válvulas esfera hidráulicas 1/2 pvc - R$24,00
demais conexões PVC - cerca de R$ 10,00
mangueiras - cerca de R$ 15,00 (preço pago por uns 10 metros)
fita veda-rosca (teflon) - ter quantidade suficiente para vedar tudo
silicone/cola para canos pvc - é bom ter para vedar bem algumas conexões

Demais peças
1 controlador de temperatura xing-ling - R$40,00
1 caixa térmica (no meu caso de 20 litros) - R$120,00
1 unidade condensadora elgin compressor 1/4 hp completa - R$399,00

Até aqui fiz e montei tudo sozinho. Como não entendo nada de refrigeração, foi necessário encaminhar tudo para um técnico, para ele ligar e fazer funcionar o sistema.

Serviço do técnico em refrigeração - R$ 390,00 - isso inclui, por incrível que pareça, o serviço dele, botar o gás, dar as peças faltantes, capilar, filtro e até a serpentina de cobre, a parte elétrica, e fazer e testar o sistema (o cara era bom e cobrou barato).

Total aproximado (estou tomando uma, então provavelmente vou errar) - R$ 1.060,00

Isso, por um sistema compacto de refrigeração, novo, funcionando perfeitamente e que, acredito eu, poderia refrigerar de 3 a 4 fermentadores de até uns 50 litros cada (se eu comprasse 4 geladeiras velhas de R$ 250,00 cada, sairia o mesmo valor).

Então é isso, acompanhem este post, façam perguntas, críticas ou sugestões e sigam lá o solariumpub nas redes sociais para acompanhar mais detalhes.

Abraços e boas cervejas a todos.

Matheus
 
Boa tarde,

Pelo limite de espaço, a sacada do meu apartamento (2m²), resolvi que iria dar um jeito de refrigerar o meu fermentador, um balde inox.

Inspirado por um modelo da SS Brewtech , que não é vendido no Brasil e, se fosse, custaria uns 4000 reais (e também um da WE Consultoria, um pouco diferente e nem sei se é vendido mais), resolvi fazer um banco de água gelada para resfriar o mosto durante a fermentação.

Seguem os links de algumas fotos (infelizmente elas não estão em ordem cronológica). Quem quiser acompanhar melhor, com vídeos e o desenvolvimento do projeto, acesse o Facebook e o Instagram e siga solariumpub nessas redes sociais.

uo8gA1I.jpg

pltnSV2.jpg

vw4P42m.jpg

uftq95y.jpg

n9Tt1Lu.jpg

XPHNt5Z.jpg


Link do álbum:

https://imgur.com/a/lkJJh1h

Os materiais necessários são:

Base

4 rodinhas para fogão/geladeira - R$ 17,00
Perfis de alumínio para fazer a estrutura já cortados - R$ 30,00
Parafusos, porcas e arruelas - R$ 5,00
1 pedaço de MDF para fixar o compressor - de graça, pode usar qualquer pedaço de MDF/madeira que estiver sobrando

Válvulas e conexões

3 válvulas esfera hidráulicas 1/2 pvc - R$24,00
demais conexões PVC - cerca de R$ 10,00
mangueiras - cerca de R$ 15,00 (preço pago por uns 10 metros)
fita veda-rosca (teflon) - ter quantidade suficiente para vedar tudo
silicone/cola para canos pvc - é bom ter para vedar bem algumas conexões

Demais peças
1 controlador de temperatura xing-ling - R$40,00
1 caixa térmica (no meu caso de 20 litros) - R$120,00
1 unidade condensadora elgin compressor 1/4 hp completa - R$399,00

Até aqui fiz e montei tudo sozinho. Como não entendo nada de refrigeração, foi necessário encaminhar tudo para um técnico, para ele ligar e fazer funcionar o sistema.

Serviço do técnico em refrigeração - R$ 390,00 - isso inclui, por incrível que pareça, o serviço dele, botar o gás, dar as peças faltantes, capilar, filtro e até a serpentina de cobre, a parte elétrica, e fazer e testar o sistema (o cara era bom e cobrou barato).

Total aproximado (estou tomando uma, então provavelmente vou errar) - R$ 1.060,00

Isso, por um sistema compacto de refrigeração, novo, funcionando perfeitamente e que, acredito eu, poderia refrigerar de 3 a 4 fermentadores de até uns 50 litros cada (se eu comprasse 4 geladeiras velhas de R$ 250,00 cada, sairia o mesmo valor).

Então é isso, acompanhem este post, façam perguntas, críticas ou sugestões e sigam lá o solariumpub nas redes sociais para acompanhar mais detalhes.

Abraços e boas cervejas a todos.

Matheus

Fala Matheus,

Estou pensando no mesmo uso, porém, estou tentando o mais compacto possível. Minha ideia de chiller de aquário era isso (no outro tópico).

Atualmente estou usando uma adega de vinhos e um TIC para manter em até 18°C. Dai, minha produção está se limitando a Ales sem cold crash.

Essa semana vou ver se posso colocar um compressor/condensador no local do motor atual. Mas dependendo, vou ver se consigo fazer algo similar ao seu, com um compressor de 1/6 ou 1/10HP, que para a minha produção seria o bastante.

Belo trabalho. Cheers

Edgar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Minha duvida é só quanto ao sistema para controlar o disparo da bomba de glicol para manter na temperatura ideal. Como fazer essa ligaçao para quando a temperatura subir acionar a bomba sendo dois fermentadores de 100l? O meu é o da indupropil mas vou fazer esse mesmo sistema. Voce esta usando um tic no fermentador para acionar a bomba e outro tic no motor para acionar o compressor e manter a temperatura da agua em uma faixa desejada, correto?
 
Minha duvida é só quanto ao sistema para controlar o disparo da bomba de glicol para manter na temperatura ideal. Como fazer essa ligaçao para quando a temperatura subir acionar a bomba sendo dois fermentadores de 100l? O meu é o da indupropil mas vou fazer esse mesmo sistema. Voce esta usando um tic no fermentador para acionar a bomba e outro tic no motor para acionar o compressor e manter a temperatura da agua em uma faixa desejada, correto?

Cara, pelo que eu entendo, o termostato do compressor/condensador fica no banco de glicol. Não precisa de TIC. Em cada fermentador, você vai ter uma bomba e um tic.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Massa, cara. Estava quase comprando umas geladeiras aqui mas ai tive a ideia de fazer esse sistema e dou de cara com teu topico, show. O gasto é um pouco elevado mas creio que compense a longo prazo porque se comprasse duas geladeiras o consumo de energia seria maior. Fora o espaço usado. Vou encapar os fermentadores com espuma elastomerica. Tu consegue baixar a temperatura para zero graus? E esse compressor consome muito? vlw
 
Minha duvida é só quanto ao sistema para controlar o disparo da bomba de glicol para manter na temperatura ideal. Como fazer essa ligaçao para quando a temperatura subir acionar a bomba sendo dois fermentadores de 100l? O meu é o da indupropil mas vou fazer esse mesmo sistema. Voce esta usando um tic no fermentador para acionar a bomba e outro tic no motor para acionar o compressor e manter a temperatura da agua em uma faixa desejada, correto?

boa noite.

No meu caso/projeto, são dois controladores.

Um liga e desliga o compressor, com um sensor de temperatura dentro da caixa térmica.

O outro está com o sensor dentro do fermentador e aciona uma bombinha que manda a água gelada pra serpentina que está no fermentador.

Mas vc pode adaptar tudo do jeito que melhor te atender.

Valeu.
 
Cara, pelo que eu entendo, o termostato do compressor/condensador fica no banco de glicol. Não precisa de TIC. Em cada fermentador, você vai ter uma bomba e um tic.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

isso que penso. Cada fermentador com uma bombinha e um tic. Tenho um tic no banco em si pois, se eu estiver apenas fermentando, não preciso que o líquido dentro dele esteja a zero. Pra fermentar em 18, por exemplo, setei a temperatura do liquido na caixa em 8 graus (e podia ser até mais).
 
Massa, cara. Estava quase comprando umas geladeiras aqui mas ai tive a ideia de fazer esse sistema e dou de cara com teu topico, show. O gasto é um pouco elevado mas creio que compense a longo prazo porque se comprasse duas geladeiras o consumo de energia seria maior. Fora o espaço usado. Vou encapar os fermentadores com espuma elastomerica. Tu consegue baixar a temperatura para zero graus? E esse compressor consome muito? vlw

Eu tenho certeza que congelaria a água dentro da caixa, nas dimensões e potência que tenho (uns 20 litros de água com um motor 1/4 hp).

Quanto ao consumo, pretendo medir em breve, e amanhã vou iniciar a primeira maturação com ele e fazer uns testes de temperatura pra ver o que fica melhor.

Acho que vou começar com uns 3 graus no banco, pra manter 8 no fermentador (pra simular algo parecido com a fermentação de uma lager). No dia seguinte pretendo baixar e maturar a 2 ou 3 graus. Tudo é teste pra mim ainda, hehehe.
 
Eu tenho certeza que congelaria a água dentro da caixa, nas dimensões e potência que tenho (uns 20 litros de água com um motor 1/4 hp).

Quanto ao consumo, pretendo medir em breve, e amanhã vou iniciar a primeira maturação com ele e fazer uns testes de temperatura pra ver o que fica melhor.

Acho que vou começar com uns 3 graus no banco, pra manter 8 no fermentador (pra simular algo parecido com a fermentação de uma lager). No dia seguinte pretendo baixar e maturar a 2 ou 3 graus. Tudo é teste pra mim ainda, hehehe.
Sim, só com água não rola negativo. Mas pode usar mistura de água+álcool ou o próprio propileno glicol.
 
boa noite.

No meu caso/projeto, são dois controladores.

Um liga e desliga o compressor, com um sensor de temperatura dentro da caixa térmica.

O outro está com o sensor dentro do fermentador e aciona uma bombinha que manda a água gelada pra serpentina que está no fermentador.

Mas vc pode adaptar tudo do jeito que melhor te atender.

Valeu.

Qual a bomba que você está usando? Tem o link dela?
 
Kkkkk foi. Capilar

Isso não sei mesmo, pq a parte de fechar o sistema e fazer funcionar, mandei para um técnico (pois não entendo nada de refrigeração e não tenho os equipamentos necessários). Vou tentar olhar lá, ver se tem alguma coisa que marque isso, mas acredito que não.
 
B50F6A8C-E34D-467C-8879-DF4BF95D2DE4.jpeg
1A24AE3D-CD47-470D-BCC3-0CCBF820F116.jpeg
Voltando. Comprei uma carcaça de bebedouro industrial, lixei, passei prime e envelopei. Troquei a condensadora pra 1/5 e vou usar 40/60 de glicol. Comprei o sistema da indupropil que vem a tampa e serpentina porque se fosse montar iria sair mais caro. Irei passar uma manta elastomérica nos fermentadores para ter mais eficiência e não perder tanta temperatura porque aqui é 35°C na sombra.
 
View attachment 120489 View attachment 120490 Voltando. Comprei uma carcaça de bebedouro industrial, lixei, passei prime e envelopei. Troquei a condensadora pra 1/5 e vou usar 40/60 de glicol. Comprei o sistema da indupropil que vem a tampa e serpentina porque se fosse montar iria sair mais caro. Irei passar uma manta elastomérica nos fermentadores para ter mais eficiência e não perder tanta temperatura porque aqui é 35°C na sombra.

Cara, que legal. Vai ficar muito bom. Também pensei em usar o sistema de bebedouro, mas pra mim não ia dar por causa do espaço. Mas ta top o teu projeto, manda ver ai
 
View attachment 120489 View attachment 120490 Voltando. Comprei uma carcaça de bebedouro industrial, lixei, passei prime e envelopei. Troquei a condensadora pra 1/5 e vou usar 40/60 de glicol. Comprei o sistema da indupropil que vem a tampa e serpentina porque se fosse montar iria sair mais caro. Irei passar uma manta elastomérica nos fermentadores para ter mais eficiência e não perder tanta temperatura porque aqui é 35°C na sombra.
Demais esse sistema pode detalhar o funcionamento e a transformação do benedor? Obrigado de antemão!
 
View attachment 120489 View attachment 120490 Voltando. Comprei uma carcaça de bebedouro industrial, lixei, passei prime e envelopei. Troquei a condensadora pra 1/5 e vou usar 40/60 de glicol. Comprei o sistema da indupropil que vem a tampa e serpentina porque se fosse montar iria sair mais caro. Irei passar uma manta elastomérica nos fermentadores para ter mais eficiência e não perder tanta temperatura porque aqui é 35°C na sombra.

Bacana seu resultado! Deu outra cara àquele bebedouro.
Pode indicar onde voce comprou o glicol? é o propileno glicol? Já tenho um banco gelado, mas estou usando apenas água por enquanto. Abraço!
 

Latest posts

Back
Top