Metabissulfito de Potássio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brewjau

Well-Known Member
Joined
Oct 3, 2015
Messages
108
Reaction score
28
Boa tarde,

Alguém teria experiência com a utilização de Metabissulfito de Potássio (conhecido também como Campden Tablets) para a remoção de cloro da água antes da mostura? se sim, qual a medida utilizada?

Utilizando somente ele já elimina a necessidade de filtração por carvão ativado?

Obrigado
 
Boa tarde,

Alguém teria experiência com a utilização de Metabissulfito de Potássio (conhecido também como Campden Tablets) para a remoção de cloro da água antes da mostura? se sim, qual a medida utilizada?

Utilizando somente ele já elimina a necessidade de filtração por carvão ativado?

Obrigado
Eu uso o metabissulfito de sódio, ambos são eficazes na remoção do cloro.

Optei pelo NaMeta pois a versão USP (alimentícia) é mais barata, além da contribuição de Sódio ser benéfica.

Quanto a proporção eu utikizo o recomendado pelo Martin Brungard:

56d211426ed2af3a99dc858bc2b83cf6.jpg


9 miligramas por litro.

É bem pouco mesmo, tem que ter balança de precisão. Comprei 1kg e deve durar uma vida.
 
Eu uso o metabissulfito de sódio, ambos são eficazes na remoção do cloro.

Optei pelo NaMeta pois a versão USP (alimentícia) é mais barata, além da contribuição de Sódio ser benéfica.

Quanto a proporção eu utikizo o recomendado pelo Martin Brungard:

56d211426ed2af3a99dc858bc2b83cf6.jpg


9 miligramas por litro.

É bem pouco mesmo, tem que ter balança de precisão. Comprei 1kg e deve durar uma vida.

Interessante @matozo!

depois então você considera esses ppm adicionais no balanço de íons quando está ajustando com os sais?
 
Interessante @matozo!

depois então você considera esses ppm adicionais no balanço de íons quando está ajustando com os sais?
Sinceramente eu desconsidero, pq a contribuição é bem baixa.

Se eu fosse usar o NaMeta pra algo tipo brassagem com baixa dissolução de oxigênio (LoDO brewing) aí sim eu consideraria, mas como a concentração quando usado apenas pra remoção de cloro é baixa eu ignoro (o Martin diz pra ignorar também).
 
Sinceramente eu desconsidero, pq a contribuição é bem baixa.

Se eu fosse usar o NaMeta pra algo tipo brassagem com baixa dissolução de oxigênio (LoDO brewing) aí sim eu consideraria, mas como a concentração quando usado apenas pra remoção de cloro é baixa eu ignoro (o Martin diz pra ignorar também).

Entendi. A única preocupação então seria com os H+ liberados com a reação que podem abaixar o pH. Você checou se abaixa muito mesmo, levando-se em consideração uma cerveja mais clara, sem maltes escuros?
 
Boa tarde,

Alguém teria experiência com a utilização de Metabissulfito de Potássio (conhecido também como Campden Tablets) para a remoção de cloro da água antes da mostura? se sim, qual a medida utilizada?

Utilizando somente ele já elimina a necessidade de filtração por carvão ativado?

Obrigado

Amigo, mesmo que utilize para a remoção do cloro, é sempre ideal passar pela filtração. Afinal a água pode conter muitas outras sujidades que vêm desde a estação até a sua casa.

Eu utilizo o 3M Acqua que praticamente tira todo o cloro e sujidades da água.

Uma outra forma mais simples e com menos riscos de errar a dosagem e acabar acarretando em alguma mudança de sabor e aroma da suas levas é, no dia anterior à brassagem, filtrar com carvão ativado, aquecer a água a mais ou menos uns 80C e deixar tampada durante a noite.
 
Sinceramente eu desconsidero, pq a contribuição é bem baixa.

Se eu fosse usar o NaMeta pra algo tipo brassagem com baixa dissolução de oxigênio (LoDO brewing) aí sim eu consideraria, mas como a concentração quando usado apenas pra remoção de cloro é baixa eu ignoro (o Martin diz pra ignorar também).

Segundo o AJ Delange (outro fera sobre tratamento de água pra cerveja) essa contribuição de H+ também é tão pequena que pode ser desconsiderada:

ajdelange said:
Campden tablets release very little acid during their reactions with chlorine and chlormine. The details are at http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=361073. For each mg/L chlorine reduced 0.041 mEq/L protons are released (0.12 dH). So if you had 4 mg/L free chlorine (which is as much as you would ever expect to see) alkalinity would decrease by 0.48 dH. Were the chlorine bound to ammonia (chloramine) the alkalinity decrease would be about 1/4 of that.
 
Eu tenho esse filtro e utilizo ele também (em conjunto com NaMeta), mas infelizmente essa informação não procede e ele não remove todo o cloro da água. Remove boa parte, mas ainda sobra um pouco.

É acho que o melhor mesmo seria utilizar os dois, para garantir realmente que o cloro e as partículas sejam retirados.

uma última pergunta @matozo: você comprou esses pacotes de 1kg Metabissulfito de Sódio que vendem para fins alimentícios? achei alguns no mercado livre na faixa de R$14.
 
É acho que o melhor mesmo seria utilizar os dois, para garantir realmente que o cloro e as partículas sejam retirados.

uma última pergunta @matozo: você comprou esses pacotes de 1kg Metabissulfito de Sódio que vendem para fins alimentícios? achei alguns no mercado livre na faixa de R$14.

Eu considero um ótimo combo e minha consciência fica bem tranquila quanto a presença de clorofenóis na minha tão suada breja, hahaha.

Comprei o NaMeta numa revenda especializada em produtos para laboratório aqui da minha cidade. Pedi pra eles a versão USP que é a recomendada para uso alimentício e farmacêutico. O que eles me venderam é importado pelo laboratório Synth (tem venda online mas só pra CNPJ).

Já rolou uma discussão longa aqui sobre outros graus de pureza e novamente eu prefiro não arriscar, sempre que possível eu compro o U.S.P / F.C.C. Não tem erro.

Paguei R$36,70 em 1kg (02/02/2017).

off-topic: tá complicado achar Gypsum (Sulfato de Cálcio) USP, por enquanto venho usando Sal Amargo (Epsom Salt, ou Sulfato de Magnésio).
 
Eu considero um ótimo combo e minha consciência fica bem tranquila quanto a presença de clorofenóis na minha tão suada breja, hahaha.

Comprei o NaMeta numa revenda especializada em produtos para laboratório aqui da minha cidade. Pedi pra eles a versão USP que é a recomendada para uso alimentício e farmacêutico. O que eles me venderam é importado pelo laboratório Synth (tem venda online mas só pra CNPJ).

Já rolou uma discussão longa aqui sobre outros graus de pureza e novamente eu prefiro não arriscar, sempre que possível eu compro o U.S.P / F.C.C. Não tem erro.

Paguei R$36,70 em 1kg (02/02/2017).

off-topic: tá complicado achar Gypsum (Sulfato de Cálcio) USP, por enquanto venho usando Sal Amargo (Epsom Salt, ou Sulfato de Magnésio).

Ok então, vou investir no filtro e na NaMeta futuramente.

Obrigado pelas respostas @matozo e @tomazela!
 
Essa relaçao do martin bruns é a mais simples msm, recomendo

Eu uso uma relação que tem no Water do Palmer, mas não tenho certeza até hoje se tá certa.. aquele livro tem uns quantos erros, infelizmente

A tabela que mostra que: neutralizar 1ppm de cloro precisa 1,56ppm de Kmeta; e 1ppm de cloramina 3,12ppm de kmeta..

Dai depende da sua água... o limite aqui é 5ppm de cloro como máximo.. sendo exagerado.. eu faço a relação

5 x 1,56 x Litros totais=mg que precisa

O que não neutralizar o cloro, serve como antioxidante

Normalmente uso uma solução diluida, pq usa muito pouco, mesmo!
 
Eu considero um ótimo combo e minha consciência fica bem tranquila quanto a presença de clorofenóis na minha tão suada breja, hahaha.

Comprei o NaMeta numa revenda especializada em produtos para laboratório aqui da minha cidade. Pedi pra eles a versão USP que é a recomendada para uso alimentício e farmacêutico. O que eles me venderam é importado pelo laboratório Synth (tem venda online mas só pra CNPJ).

Já rolou uma discussão longa aqui sobre outros graus de pureza e novamente eu prefiro não arriscar, sempre que possível eu compro o U.S.P / F.C.C. Não tem erro.

Paguei R$36,70 em 1kg (02/02/2017).

off-topic: tá complicado achar Gypsum (Sulfato de Cálcio) USP, por enquanto venho usando Sal Amargo (Epsom Salt, ou Sulfato de Magnésio).

@matozo , vc compro na Casa da Química na Av. Colombo?
 
Pense por este lado... quanto menos interferir com sais QUÍMICOS desnecessários creio ser melhor.
remoção de cloro é tão simples, o cloro é volátil, água de torneira tem em torno de 1 ppm de cloro residual, se você colocar a água no seu caldeirão um dia antes ele irá desaparecer, outra forma é ferver a água antes de adicionar os maltes e resfriar para a temperatura de mash.
 
Pense por este lado... quanto menos interferir com sais QUÍMICOS desnecessários creio ser melhor.
remoção de cloro é tão simples, o cloro é volátil, água de torneira tem em torno de 1 ppm de cloro residual, se você colocar a água no seu caldeirão um dia antes ele irá desaparecer, outra forma é ferver a água antes de adicionar os maltes e resfriar para a temperatura de mash.
Até onde eu sei isso vai volatilizar o Cloro livre (Chlorine), mas não a Cloramina (Chloramine). O grande problema é a Cloramina.
 
Back
Top