Mesmo problema, segunda brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lowaregoth

Member
Joined
Feb 7, 2021
Messages
9
Reaction score
0
Location
Rio de janeiro
Na minha primeira brassagem fiz uma receita simples onde usei malte pilsen, trigo, Black, Lúpulo herkules e levedura T-58. Faço apenas 5L. Porém, por causa de frete e morar longe de brewshops, utilizei o pacote todo de levedura. Da primeira vez, um gosto azedo forte e presente. Dessa vez, mais ou menos uns 2 dias pra acabar a fermentação (FG 1.010 esperada 1.003) notei um leve azedinho no olfato, no paladar não era distinguivel porque o lúpulo ainda está em suspensão e está um pouco amargo. Sanitizei todo o equipamento com vigor e atenciosamente. Onde posso estar errando?
Coloquei por 2 dias em temperatura congelada na geladeira comum. A borrachinha que veda o airlock pode não estar totalmente vedada.
 
Na minha primeira brassagem fiz uma receita simples onde usei malte pilsen, trigo, Black, Lúpulo herkules e levedura T-58. Faço apenas 5L. Porém, por causa de frete e morar longe de brewshops, utilizei o pacote todo de levedura. Da primeira vez, um gosto azedo forte e presente. Dessa vez, mais ou menos uns 2 dias pra acabar a fermentação (FG 1.010 esperada 1.003) notei um leve azedinho no olfato, no paladar não era distinguivel porque o lúpulo ainda está em suspensão e está um pouco amargo. Sanitizei todo o equipamento com vigor e atenciosamente. Onde posso estar errando?
Coloquei por 2 dias em temperatura congelada na geladeira comum. A borrachinha que veda o airlock pode não estar totalmente vedada.
Como é esse azedo? A cepa belga T58 pode chegar a trazer aroma de ovo, mas azedo... Não será contaminação (sanitização insuficiente)?
Ademais, como assim "no paladar não era distinguivel porque o lúpulo ainda está em suspensão e está um pouco amargo"? Foi lúpulo da panela de fervura para o fermentador?
Apenas para entender direito o caso.
 
Como é esse azedo? A cepa belga T58 pode chegar a trazer aroma de ovo, mas azedo... Não será contaminação (sanitização insuficiente)?
Ademais, como assim "no paladar não era distinguivel porque o lúpulo ainda está em suspensão e está um pouco amargo"? Foi lúpulo da panela de fervura para o fermentador?
Apenas para entender direito o caso.
Eu não posso afirmar se é contaminação porque ainda não abri o balde pra ver. E sim, acabou indo um pouco de trub pro fermentador
 
Tirei essas fotos pra desencargo de consciência. Não creio que esteja contaminada, mas pode haver de contaminar ainda? Uma vez que já se encontra com mais de 3% de alcool
IMG_20210302_001815.jpg
IMG_20210302_001827.jpg
 
Acredito haver levedura e lupulo demais em suspensão para julgar por sabor e aroma. Eu aguardaria finalizar, descanso diacetil, cold crash, antes de avaliar novamente.

Visualmente me parece ok.
 
Acho que é normal essa ansiedade nas primeiras brassagens. Dê mais um pouco de tempo pra avaliar, como disse o Persevalli.

Por fim, numa próxima brassagem, sugiro fazer uma receita que não leve maltes escuros nem a T-58. Talvez uma American Blonde ou Amber, algo que utilize o US05. Vai ser mais simples pra vc avaliar a cerveja.
 
Acho que é normal essa ansiedade nas primeiras brassagens. Dê mais um pouco de tempo pra avaliar, como disse o Persevalli.

Por fim, numa próxima brassagem, sugiro fazer uma receita que não leve maltes escuros nem a T-58. Talvez uma American Blonde ou Amber, algo que utilize o US05. Vai ser mais simples pra vc avaliar a cerveja.
Vou fazer isso numa próxima brassagem
 
A ansiedade é normal! Se foi a belgian blonde do cerveja fácil, a minha primeira também ficou assim - muito boa, mas com uma sensação de azeda bem de leve. Hoje consigo associar ao pouco tempo de cold (uns 2 dias se bem me lembro), o que deve ter deixado bastante levedura em suspensão, dando essa sensação de "azedo" e de "pão ainda cru". Tenta manter a frio por mais tempo pra levedura decantar melhor.
 
Na minha primeira brassagem fiz uma receita simples onde usei malte pilsen, trigo, Black, Lúpulo herkules e levedura T-58. Faço apenas 5L. Porém, por causa de frete e morar longe de brewshops, utilizei o pacote todo de levedura. Da primeira vez, um gosto azedo forte e presente. Dessa vez, mais ou menos uns 2 dias pra acabar a fermentação (FG 1.010 esperada 1.003) notei um leve azedinho no olfato, no paladar não era distinguivel porque o lúpulo ainda está em suspensão e está um pouco amargo. Sanitizei todo o equipamento com vigor e atenciosamente. Onde posso estar errando?
Coloquei por 2 dias em temperatura congelada na geladeira comum. A borrachinha que veda o airlock pode não estar totalmente vedada.
Boa tarde, Além dos comentários e sugestões dos colegas, que já podem te ajudar, uma dica: Caso a cerveja mantenha a acidez vc pode melhorar a percepção dela acrescentando bicarbonato de sódio. Ele vai neutralizar, até certo ponto, essa acidez. Você não passou a receita que usou, mas maltes torrados como o Black tendem a acidificar o mosto, por isso é muito comum a correção com bicarbonato de sódio em receitas de cervejas escuras. Abs.
 
Vc está controlando a temperatura? ideal avaliar depois que a cerveja limpar. A FG de 1010 se manteve por pelo menos 2 ou 3 dias consecutivos?
Enquanto tem levedura em suspensão assim, pode até aparecer um azedinho. Mas se permanecer bem perceptível depois, eu suspeitaria de contaminação. Sempre lave e sanitize os equipamentos usando ácido peracético ou iodofor. E sim, mesmo com alcool a cerveja pode ser facilmente contaminada.
Se não estiver controlando a temperatura, fuja dessa levedura! Vai pra uma mais neutra, tipo US-05 ou até uma kveik. E assim que puder, passe a controlar, o salto de qualidade é gigantesco.
 
A ansiedade é normal! Se foi a belgian blonde do cerveja fácil, a minha primeira também ficou assim - muito boa, mas com uma sensação de azeda bem de leve. Hoje consigo associar ao pouco tempo de cold (uns 2 dias se bem me lembro), o que deve ter deixado bastante levedura em suspensão, dando essa sensação de "azedo" e de "pão ainda cru". Tenta manter a frio por mais tempo pra levedura decantar melhor.
Foi essa aí mesmo. Vou deixar em cold por mais tempo e ver se esse azedo dá uma sumida
 
Back
Top