1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Melhor maneira de utilizar/adicionar butiá na cerveja?

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por destynnos, 27/1/20.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 27/1/20 #1

    destynnos

    destynnos

    destynnos

    Well-Known Member

    Afiliado:
    21/11/17
    Mensagens:
    93
    Curtidas Recebidas:
    11
    Boa tarde a todos, começa a esquentar no litoral Sul de Santa Catarina e começamos a ter butiá, uma fruta que modéstia parte adoro o aroma e sabor. Tenho alguns quilos da fruta congelados (Com semente e tudo) e pretendo fazer um American Wheat e adiciona-lo.

    Na opinião de vocês qual a melhor maneira de utilizar essa fruta? Devo extrair apenas a polpa? Posso jogar a furta completa na cerveja? Talvez pasteurizar?

    Mais ainda, qual o melhor momento para adicionar, na secundária?
     
  2. 5/2/20 #2

    Caio Villar

    Caio Villar

    Caio Villar

    New Member

    Afiliado:
    20/6/18
    Mensagens:
    2
    Curtidas Recebidas:
    0
    Localização:
    Pelotas
    To na mesma duvida, a principio vou adicionar na secundária (fervura acredito que prejudicaria o butiá) para minimizar risco de contaminação.
    Minha ideia é retirar o caraço, sanitizar com peracético, adicionar umas 50 gr por litro. Mas comecei a planejar ela há dois dias, ainda to pesquisando e aceitando sugestões.
    Meu maior medo é fazer o priming e estourar as garrafas, nunca adicionei frutas no fermentador, quando fechar a ideia posto aqui, se tu ainda não tiver feito e for ajudar hehe.
    Abraço
     
  3. 6/2/20 #3

    destynnos

    destynnos

    destynnos

    Well-Known Member

    Afiliado:
    21/11/17
    Mensagens:
    93
    Curtidas Recebidas:
    11
    @Caio Villar ia fazer para o carnaval mais optei por não correr o risco e fazer receitas que sei o resultado. Então o problema é retirar o caroço, que para mim é trabalho pakas. Estou pensando seriamente em apenas sanitizar, tirar a parte verde que liga ele aos galhos e jogar na cerveja (no máximo uns 2L a 5L) deixando em um período mais curto tendo em vista que não vou tirar o caroço e ver o resultado. Você tem razão em tirar o caroço e talz, eu que estou tentando encontrar algo mais pratico. Como quero fazer uma American Wheat e não uma Sour, vou estudar com calma e ver o que realmente vou fazer. Quando for fazer ou tiver algo concreto entro em contato e vamos trocando ideias.
     
    Caio Villar curtiu isso.
  4. 6/2/20 #4

    Lperes27

    Lperes27

    Lperes27

    Well-Known Member

    Afiliado:
    4/4/18
    Mensagens:
    125
    Curtidas Recebidas:
    66
    Bom dia pessoal,

    Interessante perguntarem do Butiá. Nunca havia ouvido falar desta fruta até pouco tempo, que meu amigo recebeu de presente cerca de 1kg de butiá congelado. Sem pestanejar, pensamos em utilizar na produção de alguma cerveja. Decidimos por fazer uma Sour Ale de fermentação mista: Saccharomyces C. (Mangrove M44) e Lactobacillus acidophilus.

    O butiá tem uma semente grande e percebemos que retirar só a polpa dele seria um pouco complicado e poderia causar muita perda. Portanto o que fizemos foi: colocar dentro de um saco plástico; como ele estava congelado, quebramos parcialmente eles com um martelo (cuidando para não furar o saco plástico); e, posteriormente colocamos em banho maria na temperatura de 70° por 10 minutos. Pelo que lembro ter lido na época, é tempo suficiente para pasteurizar a polpa.

    Adicionamos este butiá, livremente, após o término da fermentação (21 dias) em 5L e deixamos por mais uma semana e meia para ocorrer a fermentação completa dos açúcares da fruta. Para o envase, transferimos a cerveja para outro balde com primming, passando por uma peneira de aço sanitizada.

    O resultado foi satisfatório e a proporção de 200g para 1L foi interessante e suficiente para sentir o sabor do butiá, sem que ele tome conta. Ao meu ver, para utilização de frutas em polpa, não há momento melhor que após a fermentação primária. Antes disso, perderá muito do sabor e aroma.

    Abaixo segue uma foto dos sacos plásticos que usamos. Depois vou achar as outras fotos que fizemos do processo, que foi bem peculiar: brassamos no fogão a lenha :)

    Na foto estão:

    Amora
    Uvaia
    Pitanga
    Butiá

    O melhor resultado foi com Uvaia.

    IMG-20191102-WA0014.jpg
    Para uma American Wheat, acredito que o processo que citei acima seja algo possível de ser usado.

    Att.,

    Luis
     
    Última edição: 6/2/20
    Caio Villar curtiu isso.
  5. 6/2/20 #5

    Caio Villar

    Caio Villar

    Caio Villar

    New Member

    Afiliado:
    20/6/18
    Mensagens:
    2
    Curtidas Recebidas:
    0
    Localização:
    Pelotas
    @Lperes27 Legal demais, obrigado por compartilhar a experiência, acho que vou usar a ideia de "pasteurizar" e aumentar um pouco a dosagem pretendida, pelo que li realmente a secundária é a melhor forma de adição.
    @destynnos Realmente eu tirei a fruta do caroço(muito trabalhoso) e passei em um processador fiquei com um "purê" da fruta que coloquei pra congelar, parece estar muito bom para a adição, a ideia agora é montar uma Belgian Blonde ou uma weiss (acho que acidez da fruta encaixa bem).
    Abraço
     
  6. 6/2/20 #6

    destynnos

    destynnos

    destynnos

    Well-Known Member

    Afiliado:
    21/11/17
    Mensagens:
    93
    Curtidas Recebidas:
    11
    Justamente isso que estava refletindo agora. A acidez que ele vai trazer. Mais sou muito fã de American Wheat e da drinkability delas. Mas está muito bacana essa troca de informações. @Lperes27 em outro grupo teve uma pessoa que fez o mesmo que você para uma Sour, contudo confesso que esse estilo ainda estou me acostumando.
     

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página

Group Builder