Melhor jeito de adicionar fruta a cerveja...?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Joined
Jan 21, 2021
Messages
40
Reaction score
7
Location
Paraibuna
Pessoal vou fazer uma BR ALE quarta, e estou na duvida, de como e o melhor jeito de se adicionar uma fruta... Vou fazer algo alem do que está se pedindo na receita, e gostaria de adicionar maracuja na minha receita modificada rsrsrs... Então para aqueles que ja entendem, gostaria de saber, coloco o "suco" do maracujá na fervura, fermentação, na maturação a frio ou no primming? Quero algo que de aroma, e fique o sabor bem leve... E se alguem souber outra fruta que fica gostosa tambem, adoraria uma dica (so não gosto de abacaxi...), e utilizar poupa, será que fica legal? e em qual momento da fabricação utilizar caso utilize polpa?
 
Fala Lucas!

Você pode adicionar o maracujá em qualquer uma destas etapas que você mencionou, e vai ter um resultado um pouco diferente, de acordo com a sua escolha.

Pela minha experiência:

Fervura - Não é toda fruta que tolera bem a fervura. Em geral cítricos não são bons de ferver (suco apenas, casca é outra estória). Você pode acabar com um gosto amargo, ou adstringente. Por exemplo, o resultado é bem diferente fervendo um suco de limão e um de goiaba.

Fermentação - A fruta vai acrescentar características sensoriais na cerveja, mas em interação com os demais componentes. O resultado pode não ser o que você espera em termos de aroma de fruta fresca.

Maturação a frio - É a etapa que mais confere aroma de fruta fresca. Fica bem identificável. Só toma cuidado para não exagerar.

Priming - Não recomendo. A fruta tem açúcar, e é muito difícil calcular o total de açúcares que você está introduzindo na garrafa. Pode acabar com uma carbonatação muito baixa, muito alta, ou mesmo gerar garrafas explosivas.

Você tem que tomar muito cuidado com a esterilização da fruta, para evitar contaminação. No caso do maracujá, dá para usar um suco concentrado sem problemas, porque já vem pasteurizado e o sabor não é tão diferente de um feito de fruta fresca. Escolha uma marca de qualidade e manda ver.
 
Antonio, bom dia :D Adicionar o maracuja na maturação a frio tambem não vai dar o mesmo resultado do primming? Pq assim que a cerveja ficar em temperatura ambiente apos engarrafar o açucar do maracujá ainda não estara la? Essa e minha duvida ... Mas cara obrigado mesmo pelas dicas, é realmente e bem dificil vc saber quantas gramas de açucar tem no maracuja... eu tava quase fazendo a burrice de ir pelo google que diz q a cada 100g de maracuja tem 11 gramas de açucar kkkkkkkkkkkkk certeza que ia explodir e eu ia perder a cerveja.

Obg pela dica tambem Fabricio, mas uma duvida oq seria o PM? Pós Maturação?
 
RRappel aaaaaaaaaaaaaa agora entendi, é realmente e mais seguro mesmo, e faz sentido
 
Eu ainda não fiz nenhuma breja com frutas, mas minha estratégia seria jogar a fruta no final da fermentação primária, por que ainda teria atividade da levedura para consumir o açucar da fruta que foi adicionada, após uns dias, verificaria a FG e se estivesse estabilizada seguiria o processo. Acredito que seja mais seguro dessa forma e agregaria o sabor e aroma da fruta. Mas como disse, eu ainda não fiz nenhuma cerveja que levasse fruta, então é só a minha sugestão.
 
Se for fazer primming use no final da fermentação, de modo que o açúcar seja consumido.
200 ml em 5 litros já dá muito sabor e aroma.
Bata a polpa rapidamente, filtra, congela e pode colocar congelado mesmo no Fermentador.
 
Marcioioio no caso se eu utilizar na fermentação não vai gerar um alcool superior?
 
Antonio, bom dia :D Adicionar o maracuja na maturação a frio tambem não vai dar o mesmo resultado do primming? Pq assim que a cerveja ficar em temperatura ambiente apos engarrafar o açucar do maracujá ainda não estara la? Essa e minha duvida ... Mas cara obrigado mesmo pelas dicas, é realmente e bem dificil vc saber quantas gramas de açucar tem no maracuja... eu tava quase fazendo a burrice de ir pelo google que diz q a cada 100g de maracuja tem 11 gramas de açucar kkkkkkkkkkkkk certeza que ia explodir e eu ia perder a cerveja.

Obg pela dica tambem Fabricio, mas uma duvida oq seria o PM? Pós Maturação?


Você tem razão, é isso mesmo.

Faz muito tempo que não engarrafo mais, então quando falou em maturação a frio pensei logo no barril / Post Mix...

Faz como o Marcioioio disse, que vai ficar legal. Não gera álcool superior não.

Álcool superior é gerado por fermentação em temperatura alta, principalmente.
 
Opa blz então, Obg pela dica galera, vou fazer no final da fermentação... Mais uma duvida, da pra fazer junto com o dry hop? Ou e melhor fazer o dry hop primeiro depois que ele terminar eu faço a adição do maracujá?
 
Opa blz então, Obg pela dica galera, vou fazer no final da fermentação... Mais uma duvida, da pra fazer junto com o dry hop? Ou e melhor fazer o dry hop primeiro depois que ele terminar eu faço a adição do maracujá?
Dá pra fazer junto. Até melhor pq aí evita ficar abrindo demais o fermentador.
 
Back
Top