Medindo uso de gás

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipemclima

Active Member
Joined
Feb 11, 2020
Messages
29
Reaction score
6
Location
Campinas/SP
Boas pessoal! depois de um ano com as panelas penduradas, resolvi tirar o pó e vou voltar às brassagens!

Me bateu uma curiosidade na hora de fazer o orçamento: Quanto de gás se gasta em uma brassagem +-?

Sei que pode parecer uma pergunta muito vaga, pq depende de receita para receita, mas resolvi perguntar anyway. Vou fazer uma IRA, receita de 20L da Lamas e estou querendo me programar para saber se preciso comprar um botijão novo ou o que tenho em uso daria conta do recado.

Agradeço qualquer input.

Vlw!
 
quando eu usava gás, um botijão P13 dava pra 4 brassagens e sobrava um pouquinho que eu acabava de usar pra ferver agua e lavar os fermentadores... eu usava um caga fogo, para levas de 40 a 60L...
 
Isso é relativo. Depende muito do equipamento e do tamanho da leva. Eu por exemplo faço levas de 20L em um brewstand. É 1Kg de gás cravado por brassagem.
 
Estou fazendo esse teste. Estou fazendo levas de 10 litros. Aproximadamente 75 minutos de conversão e 60 minutos de fervura. Já estou indo pra 7 brassagem. Eu tô acreditando que vai durar o gás, no total, umas 10, pelo menos. Tá talvez algumas a mais.
Gás de 13kh. O mais usado nas residências.
 
Sendo bem sincero, compra um botijão novo.... acabar o gás no meio da brassagem é uma m... Deixa o resto desse para usar no fogão da cozinha que dá menos dor de cabeça rs
 
Back
Top