Medidor de pH ATC / avaliação / como medir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guaraná

Well-Known Member
Joined
Apr 18, 2017
Messages
312
Reaction score
179
Location
Paraty - Brasil
IMG_20181130_125852.jpg

Meus amigos,
Estou iniciando os estudos e práticas de correção de água e adquiri este magnífico medidor de pH da marca Chingling®.
Alguém aqui usa para medir o pH do mosto? Teria como informar se dá pra confiar?
Pelo menos nas soluções que comprei para calibrar ele mediu bem próximo.

Só que aí começam outras dúvidas relativas ao processo:

Esse "ATC" que está escrito sugere uma compensação de temperatura, mas acho que isso só vale para intervalos muito próximos, né? Este instrumento não é como o refratômetro em que a gente coloca gotas e fica corrigida a temperatura pq a massa da amostra é muito pequena. O medidor de pH a gente coloca na solução, ou seja, vai valer mesmo a temperatura da amostra, certo?

Até hoje não consegui ficar seguro a respeito de como se mede o pH do mosto. Se a gente retira uma amostra, esfria e faz a leitura ou se é pra medir direto na panela. Qual é a medida que vale? É o pH a quente ou o da amostra à temperatura ambiente?
Parece que é para esfriar a amostra pq os instrumentos de leitura que dispomos normalmente não medem em altas temperaturas, como esse aí, e após a leitura fazer a correção.

Pelo o que estudei, se bem entendi, o pH à temperatura ambiente acaba sendo 0,3/0,4 maior. Esse ATC aí que me deixou confuso.

Na última leva monitorei e "corrigi" o Ph. A amostra do mosto estava com Ph 6,1. Adicionei acido fosfórico. Com 20 ml de solução a 10% (a calculadora BeerSmith falava pra eu colocar bem mais), em um mash preparado para 20 litros, a amostra passou a apresentar pH de 5,3. Achei suficiente. Depois que fui ver que talvez eu tivesse baixado demais o pH.

O pH do mosto ao final da fervura, já frio, ficou em 5,8.

Enfim, eu iria postar, como sou, em iniciantes... se puderem me ajudar, comentar, agradeço.
 
Last edited:
Quanto a ser confiável, tem um vídeo do beerschool falando de pH que ele usa um desses. Da uma procurada aí.
Se não me engano ele dizia que é confiável, desde que esteja calibrado.
 
View attachment 121298
Meus amigos,
Estou iniciando os estudos e práticas de correção de água e adquiri este magnífico medidor de pH da marca Chingling®.
Alguém aqui usa para medir o pH do mosto? Teria como informar se dá pra confiar?
Pelo menos nas soluções que comprei para calibrar ele mediu bem próximo.

Só que aí começam outras dúvidas relativas ao processo:

Esse "ATC" que está escrito sugere uma compensação de temperatura, mas acho que isso só vale para intervalos muito próximos, né? Este instrumento não é como o refratômetro em que a gente coloca gotas e fica corrigida a temperatura pq a massa da amostra é muito pequena. O medidor de pH a gente coloca na solução, ou seja, vai valer mesmo a temperatura da amostra, certo?

Até hoje não consegui ficar seguro a respeito de como se mede o pH do mosto. Se a gente retira uma amostra, esfria e faz a leitura ou se é pra medir direto na panela. Qual é a medida que vale? É o pH a quente ou o da amostra à temperatura ambiente?
Parece que é para esfriar a amostra pq os instrumentos de leitura que dispomos normalmente não medem em altas temperaturas, como esse aí, e após a leitura fazer a correção.

Pelo o que estudei, se bem entendi, o pH à temperatura ambiente acaba sendo 0,3/0,4 maior. Esse ATC aí que me deixou confuso.

Na última leva monitorei e "corrigi" o Ph. A amostra do mosto estava com Ph 6,1. Adicionei acido fosfórico. Com 20 ml de solução a 10% (a calculadora BeerSmith falava pra eu colocar bem mais), em um mash preparado para 20 litros, a amostra passou a apresentar pH de 5,3. Achei suficiente. Depois que fui ver que talvez eu tivesse baixado demais o pH.

O pH do mosto ao final da fervura, já frio, ficou em 5,8.

Enfim, eu iria postar, como sou, em iniciantes... se puderem me ajudar, comentar, agradeço.

Olá FelGuara,

Vc tem razão, o pHmetro não funciona como o refratômetro, vc precisa colocar ele dentro da amostra.

Como vc intuiu, o ATC não é pra qualquer faixa de temperatura, vai funcionar pra temperaturas próximas à padrão, as vezes o manual do pHmetro -se veio junto- coloca a informação de quanto desvio aceita.

O pHmetro é confiável se calibrado, mas ele tem um certo prazo de validade... isso serve pra qualquer pHmetro na verdade. O eletrodo, aquela bolinha de vidro que mede o pH e parece uma luzinha LED, é feita de um vidro semi-permeável, ele vai perdendo a sensibilidade com o tempo. Quando não estiver em uso, mantenha o eletrodo sempre imerso em solução KCl, não deixe secar, isso prolonga a vida útil do seu instrumento.

Abraço
 
Back
Top