Medidor de fluxo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucas Soares

Member
Joined
Oct 9, 2019
Messages
9
Reaction score
3
Location
Rio grande - Rio Grande do Sul - Brasil
Olá, já acompanho o fórum a algum tempo mas essa é minha primeira postagem. Procurei sobre o assunto mas não achei nenhum tópico falando sobre, então já peço desculpas de antemão caso tenha.
Minha dúvida é sobre o medidor de vazão de água, estou pretendendo medir (apenas medir) a vazão de água que está entrando na panela, para não precisar ficar contando jarra ou de galão.
Eu gostaria de saber o que acham de fazer um medidor de vazão, ou comprar algum já feito. Procurando na internet achei 2 modelos:
https://m.pt.aliexpress.com/item/33...d=8415amp-Zqrig_F12qblhfq_zpMpfw1572439457582

E esse:
https://m.pt.aliexpress.com/item/33...id=841amp-Zqrig_F12qblhfq_zpMpfw1572439506896

Alguém já usou algum desses e saberia dizer se funciona? Ou vale mais a pena comprar o sensor e montar com um arduíno (ou outra placa)?
 
Eu usei esse medidor do segundo link mas sem esse painel eletrônico (aquele dourado). Liguei ele com o Craftbeerpi (https://www.homebrewtalk.com.br/threads/controlador-craftbeerpi.408096/). Até dá pra fazer essa medição mas não é simples porque vai depender da vazão da tua torneira. No meu caso, tinha que fazer as medições pra fazer os ajustes no sistema pra medir corretamente, porque cada torneira tem uma vazão diferente e varia também ao longo do dia, dependendo de alguns fatores, tipo, outras torneiras ligadas na mesma linha. Imagino que nesses que vc postou também tenham. Pra mim, só funcionou a contento quando eu coloquei uma bomba de máquina de lavar louça pra "empurrar" a água. Aí o fluxo ficou mais ou menos constante e igual. Quando eu usava só com a água direto da torneira, cada medição trazia um valor diferente para a mesma quantidade de água.
 
Eu uso um equipamento que mede a vazão e controla o volume desejado (https://pt.aliexpress.com/item/32947556020.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.398fb90aKKQZxs). O único porem que detectei foi ter que ajustar a cada brassagem o fator de multiplicação (K). Esse valor "K" varia em função de alguns fatores (temperatura, densidade, vazão da torneira, etc). Então a cada brassagem, eu defino um valor de volume e através de um recipiente com marcação, vejo se está correto, senão, vou ajustando o valor "K" até que de certo. Dá um pouco de trabalho, mas me facilitou bastante as brassagens. Acredito que ao longo do tempo, já tenha dados suficiente para ter esse valor mais próximo e ajustar mais rapidamente o sistema
 
Cara, compra uma régua de metal ou marca a panela. Vai fazer a mediçao uma vez só, depois e so ir se guiando pelas marcações.
 
Eu usei esse medidor do segundo link mas sem esse painel eletrônico (aquele dourado). Liguei ele com o Craftbeerpi (https://www.homebrewtalk.com.br/threads/controlador-craftbeerpi.408096/). Até dá pra fazer essa medição mas não é simples porque vai depender da vazão da tua torneira. No meu caso, tinha que fazer as medições pra fazer os ajustes no sistema pra medir corretamente, porque cada torneira tem uma vazão diferente e varia também ao longo do dia, dependendo de alguns fatores, tipo, outras torneiras ligadas na mesma linha. Imagino que nesses que vc postou também tenham. Pra mim, só funcionou a contento quando eu coloquei uma bomba de máquina de lavar louça pra "empurrar" a água. Aí o fluxo ficou mais ou menos constante e igual. Quando eu usava só com a água direto da torneira, cada medição trazia um valor diferente para a mesma quantidade de água.

Essa questão do fluxo sempre constante eu tinha pensado, por isso a pergunta. Mas ta entendi, dai acho que como so quero saber o volume final mesmo vale mais a pena marcar a panela, comprar alguma regua ou algo do tipo. Mas olhei o seu projeto ali e achei bem interessante, muito bom mesmo! Parabens e obrigado pela contribuição.
 
Eu não consegui fazer a marcação dentro da panela... aquela que o pessoal faz com bateria... Então, o que eu fiz no fim foi colocar duas curvas no lado de fora da panela, uma virada para baixo e uma para cima, e dentro dessas curvas tem um tubo de silicone com as marcas da quantidade de líquido na panela.
 
Estou montando um controlador baseado neste aqui, com arduino, solenoide e medidor de fluxo de água:



Comprei os componentes e fiz funcionar no prot-o-board, falta montar o circuito definitivo.

Estou tirando fotos, pretendo postar aqui quando estiver pronto.
 
Estou montando um controlador baseado neste aqui, com arduino, solenoide e medidor de fluxo de água:



Comprei os componentes e fiz funcionar no prot-o-board, falta montar o circuito definitivo.

Estou tirando fotos, pretendo postar aqui quando estiver pronto.



Fiz um controlador parecido, porém tive problemas com a quantidade de ar na tubulação, ele complica a leitura
 
Estou montando um controlador baseado neste aqui, com arduino, solenoide e medidor de fluxo de água:



Comprei os componentes e fiz funcionar no prot-o-board, falta montar o circuito definitivo.

Estou tirando fotos, pretendo postar aqui quando estiver pronto.


Excelente a aplicação e quanto a custos? Qual é a estimativa para um projeto desses?
 
O custo final deve beirar os R$ 200.

Os principais componentes são: Display LCD (R$15); Arduino Uno (R$30); Solenoide (R$35); Sensor de Fluxo (R$30); Caixa plastica - tipo Steck (R$35); Fonte 12V (R$20), além disso precisa de potenciômetros, resistores,push button, led, pedaços fios, solda, etc....

Como tinha parte das coisas em casa, acabei preferindo montar e não comprar o chines.

Mas o chines é muito mais fácil de montar, basicamente só comprar uma caixa e montar o controlador dentro.
 
única coisa que eu penso quando vejo esses controladores é a questão do ar na tubulação

Amigo pode resolver o problema de ar na tubulação usando antes do sensor uma valvula de retenção vertical, ela vai deixar a rede pressurizada, assim o ar não tem força para abrir a valvula, somente a agua.
 
Eu uso um equipamento que mede a vazão e controla o volume desejado (R$314.73 15% de desconto|Digiten água de fluxo líquido volume controle quantitativo display lcd + 1/2). O único porem que detectei foi ter que ajustar a cada brassagem o fator de multiplicação (K). Esse valor "K" varia em função de alguns fatores (temperatura, densidade, vazão da torneira, etc). Então a cada brassagem, eu defino um valor de volume e através de um recipiente com marcação, vejo se está correto, senão, vou ajustando o valor "K" até que de certo. Dá um pouco de trabalho, mas me facilitou bastante as brassagens. Acredito que ao longo do tempo, já tenha dados suficiente para ter esse valor mais próximo e ajustar mais rapidamente o sistema
Oi Humberto, td bem? Pode me passar informações sobre o uso desse controlador? Funciona bem? Vc conseguiu ajustar essa constante"k" que vc mencionou? Obrigado.
 
Eu uso um equipamento que mede a vazão e controla o volume desejado (R$314.73 15% de desconto|Digiten água de fluxo líquido volume controle quantitativo display lcd + 1/2). O único porem que detectei foi ter que ajustar a cada brassagem o fator de multiplicação (K). Esse valor "K" varia em função de alguns fatores (temperatura, densidade, vazão da torneira, etc). Então a cada brassagem, eu defino um valor de volume e através de um recipiente com marcação, vejo se está correto, senão, vou ajustando o valor "K" até que de certo. Dá um pouco de trabalho, mas me facilitou bastante as brassagens. Acredito que ao longo do tempo, já tenha dados suficiente para ter esse valor mais próximo e ajustar mais rapidamente o sistema
Oi Humberto, TD bem?? Este controlador tem funcionado bem? Vc conseguiu ajustar a variável "k" q vc mencionou? Obrigado
 
Oi Humberto, TD bem?? Este controlador tem funcionado bem? Vc conseguiu ajustar a variável "k" q vc mencionou? Obrigado
Eu quase não tenho usado pq tenho feito brassagens com o mesmo volume e acabei fazendo marcação em uma régua e fica mais ágil assim. Mas uma coisa que percebi no medidor de fluxo, é que mesmo fazendo o setup do "k", havia uma diferença no volume (conferindo na régua), então não tenho muita confiança nesse tipo de medição.
 
Back
Top