• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Medidor de Fluxo de Água - Versão de Baixo Custo

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Assunção

Member
Afiliado
25/6/19
Bom dia Helton!!
Estou acabando de finalizar a montagem do circuito em uma caixa para ficar tido bem organizado.
Já fiz os ajustes de vazão e está funcionando perfeitamente.
Gostaria de dar uma sugestão para você verificar a possibilidade de incluir no projeto...
Notei que ao final do processo, seria interessante que um buzzer fizesse um alerta sonoro avisando que chegou ao final.

Parabéns pelo seu trabalho, criando projetos para facilitar a nossa vida.
Espero que continue nessa busca de soluções com ideias simples de serem executadas.

regisdessoy

Member
Afiliado
3/10/18
Medidor de fluxo do Helton é uma mãe na brassagem.
Fui um dos primeiros a montar após o vídeo, já usei diversas vezes, está bem calibrado e é só sucesso!
Único arrependimento é que não comprei peças pra montar mais que um... kkk

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Fala Helton tudo bem ?
Me desculpe não responder, só agora deu tempo, final de ano.
Mas deu certo, troquei o rele e o filtro esta funcionando normal, realmente erra o acoplador.
Eu estou com outra duvida, como você acomodou os componentes dentro de uma caixa, pra não ficar exposto ?
Tem um amigo que faz as caixas em impressora 3D daí ele faz sob medida pra mim. Se quiser compartilho o contato dele. Abraço!

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Bom dia Helton!!
Estou acabando de finalizar a montagem do circuito em uma caixa para ficar tido bem organizado.
Já fiz os ajustes de vazão e está funcionando perfeitamente.
Gostaria de dar uma sugestão para você verificar a possibilidade de incluir no projeto...
Notei que ao final do processo, seria interessante que um buzzer fizesse um alerta sonoro avisando que chegou ao final.

Parabéns pelo seu trabalho, criando projetos para facilitar a nossa vida.
Espero que continue nessa busca de soluções com ideias simples de serem executadas.
Opa, que bom que está facilitando sua vida ahi. :cool:
Super fácil adicionar o buzzer. Vou colocar na lista aki como item a ser incluído no próximo update.

Vlw pela sugestão.
Abraço!

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
Medidor de fluxo do Helton é uma mãe na brassagem.
Fui um dos primeiros a montar após o vídeo, já usei diversas vezes, está bem calibrado e é só sucesso!
Único arrependimento é que não comprei peças pra montar mais que um... kkk
Fala meu amigo!! Realmente o seu foi um dos primeiros, depois do seu post lá no BIAB Brasil a porteira abriu e ninguém segura mais. rsrs
Agradeço pela confiança e pelos feedbacks.

Abraço! 👊

Fernando Disconzi

Prof. Pardal
Afiliado
16/10/20
@Helton Fagner olá meu amigo.
Sensacional o seu projeto.
Tenho ideia de montar um similar porem com alguns itens que tenho em casa e com display próprio LCD de 16x2 ou 20x4 que tenho aqui.
Também penso em usar um Arduino Nano ou ESP32 (também tenho ambos).

O que mais demoraria para mim seria a parte de calibração do sensor de fluxo, e como tu já tens essa parte de código já feita me ajudaria bastante.

É possível compartilhares comigo o código fonte aberto para que eu possa adaptar ao sistema que estou pensando?

Ou de repente podemos pensar algo em conjunto, pensando em um sistema "off-line" sem a necessidade de blynk nem wifi.
Entendo que isso vai contra o teu propósito da ideia "5.0" e tudo interligado, porém muitos cervejeiros ainda trabalham desta forma.
Muitos também coletam água em locais distantes de casa (fontes públicas), aí que a minha ideia seria mais vantajosa, pois é possível fazer uma versão utilizando bateria de li-on ou li-po 18650, e com display e setup próprios.

Um forte abraço!

Helton Fagner

Well-Known Member
Afiliado
24/10/19
@Helton Fagner olá meu amigo.
Sensacional o seu projeto.
Tenho ideia de montar um similar porem com alguns itens que tenho em casa e com display próprio LCD de 16x2 ou 20x4 que tenho aqui.
Também penso em usar um Arduino Nano ou ESP32 (também tenho ambos).

O que mais demoraria para mim seria a parte de calibração do sensor de fluxo, e como tu já tens essa parte de código já feita me ajudaria bastante.

É possível compartilhares comigo o código fonte aberto para que eu possa adaptar ao sistema que estou pensando?

Ou de repente podemos pensar algo em conjunto, pensando em um sistema "off-line" sem a necessidade de blynk nem wifi.
Entendo que isso vai contra o teu propósito da ideia "5.0" e tudo interligado, porém muitos cervejeiros ainda trabalham desta forma.
Muitos também coletam água em locais distantes de casa (fontes públicas), aí que a minha ideia seria mais vantajosa, pois é possível fazer uma versão utilizando bateria de li-on ou li-po 18650, e com display e setup próprios.

Um forte abraço!
Fala Fernando, segue aki o código responsável pelos calculos. Espero que ajude!!

Código:
void flowMeter()
{
  if ((millis() - oldTime) > 1000) // Processa contadores apenas uma vez por segundo
  {
    detachInterrupt(PULSE_PIN);
    flowRate = ((1000.0 / (millis() - oldTime)) * pulseCount) / calibra; 
    oldTime = millis();
    flowMilliLitres = (flowRate / 60) * 1000;
    totalMilliLitres += flowMilliLitres;
    totalLitres = totalLitresold + totalMilliLitres * 0.001;
    pulseCount = 0; // Reinicia o contador de pulsos
    attachInterrupt(PULSE_PIN, pulseCounter, FALLING); // Habilita novamente a interrupção
  }
}