"Maturação"... Quantos Graus?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Joined
Jan 21, 2021
Messages
40
Reaction score
7
Location
Paraibuna
Galera, blz? Deixa eu contar comecei a fazer cerveja agora, fiz alguns equipamentos ja, como balde fermentador com arlok e talz... Porem esqueci de uma das principais coisas!Onde irei colocar a cerveja para maturação...
Tenho uma geladeira em casa, porem minha mulher ja me falou que não posso colocar o balde na geladeira pois vai tirar mt espaço... Tambem tenho um freezer da consul na minha area de lazer, porem ele fica entre -8° e -18° C minha grande duvida é, posso fazer a maturação da minha cerveja no meu freezer? ou a essa temperatura iria estragar a cerveja? Não sei o que faço, será que consigo fazer um recipiente para gelar a cerveja com um cooler? Pelo menos nessa etapa de maturação?
 
Lucas, esse termo "maturação" às vezes é confuso, pq acaba sendo empregado pra várias coisas diferentes. Pela sua pergunta fiquei achando que vc quer fazer é um cold crash. É isso? Relata pra nós por favor como foi a fermentação, quais temperaturas, quanto tempo, qual a breja, etc.
De todo modo vc tem razão, no freezer não vai dar pé, congelaria a breja.
 
Olá Lucas, bom dia!
De acordo com o colega acima.
Conte-nos mais sobre como foi seu processo... Pois maturação, digamos, que cada um faz de um jeito. Mas pode descartar o freezer pois congelaria.
Tem confrade que faz a 10ºC, tem gente que faz a 15ºC... tem gente que, depois do descanso diacetil de uns 2, 3 dias (Ha quem diga que esta é a maturação), ja parte para o cold a 0ºC e diz que esta é a maturação.

Mas enfim, conte-nos mais sobre quais etapas voce ja percorreu, e dados da sua cerveja..ai podemos ajudar melhor
 
Fala pessoal, blz? Obrigado por responderem.
Então a "maturação" que estou falando e logo apos a fermentação, onde eu "deixaria" 7 dias na geladeira, a uma temperatura entre 10° a 0° para clarificar mais a cerveja, e dentro desses 7 dias, utilizar a gelatina para ter uma clarificação melhor ainda... Nesse caso então eu não poderia utilizar o freezer, de acordo com o Alan (VLW ALAN pela ajuda), porem minha duvida é, como fazer isso sem geladeira? será que consigo com um cooler?
 
Dica do Eddie: 10 dias em ambiente fermentando e 5 dias no seu freezer. Já que não tem controle da temperatura, coloca lá e tenta controlar pra não congelar. Nessa temperatura do seu freezer fiz uma vez na casa de um amigo 50L com o mesmo cenário, recomendaria deixar umas 8 horas de início, e desligar o freezer, ir controlando assim (no liga-desliga do freezer). Bota o termômetro que vc usou na mostura mesmo dentro do freezer colado no fermentador que dá certo. Se sua leva for menor, fica de olho e diminui essas 8 horas iniciais aí, para evitar que congele.
 
Uma boa opção é fazer uma mini geladeira com pastilha peltier e um cooler. Se você fizer uma ótima vedação e uma boa extração do ar quente você consegue chegar chegar entre 0° e 5°C. Dependendo do tamanho do fermentador vc pode colocar mais de uma pastilha. Enfim, recomendo, se for fazer, para dar uma boa estudada pq o negócio é chatinho.
 
Cara, compra um controlador de temperatura e liga no freezer, vais conseguir fermentar, maturar e clarificar. No Aliexpress tu consegue por uns 50 pila e se escolher um frete bom tem chegado em menos de 1 mês. Ou ML um pouquinho mais caro. Eu uso dois STC-1000 já faz um tempo e recomendo.

Fermentar sem controle de temperatura é um saco, qualquer calorzinho a mais o cara já fica preocupado. Aproveita que tens o freezer disponível e mete bala.
 
Uma boa opção é fazer uma mini geladeira com pastilha peltier e um cooler. Se você fizer uma ótima vedação e uma boa extração do ar quente você consegue chegar chegar entre 0° e 5°C. Dependendo do tamanho do fermentador vc pode colocar mais de uma pastilha. Enfim, recomendo, se for fazer, para dar uma boa estudada pq o negócio é chatinho.
Tem um video do Manual do Mundo que explica como fazer uma geldeira peltier. Acabei de fazer a minha, mas ainda não estreei. Apenas testei com água para ver se tava funcionando e o peltier esfria bem.
https://manualdomundo.uol.com.br/co...eira-caseira-que-chega-56c-geladeira-peltier/
 
Lucas, vou te falar o que eu faço, por que cada um aprendeu de um jeito mas na média, é mais ou menos isso. Fermentação Ale em torno de 18° de 7 a 10 dias depois vou aumentando 1° por dia até 23° para descanso diacetil. Jogo para 0° mas faço em 3 dias 8° por dia. Deixo a 0° por pelo menos 4 dias. Depois engarrafo. Aí sim vou deixar maturando na garrafa para as leveduras fazerem o resto do trabalho delas faço isso por que uso prime e não carbonatação forçada. Como os confrades acima já te falaram o ideal é vc comprar um controlador de temperatura pra colocar no seu freezer pra não ter tanto trabalho ligando e desligando o freezer. Um stc 1000 funciona razoávelmente bem mas se vc puder investir num fullgauge melhor. Para cervejas lager é só usar 8° a menos que as Ale. Espero ter te ajudado.
 
Jogo para 0° mas faço em 3 dias 8° por dia
Amigo, alguma razão espefícica para essa "escala" no cold crash? Já li em outros posts que há vários que fazem isso, mas não explicam bem o porquê...
Uma vez li que era para "conservar a vitalidade da levedura..."; vai por aí?
 
Amigo, alguma razão espefícica para essa "escala" no cold crash? Já li em outros posts que há vários que fazem isso, mas não explicam bem o porquê...
Uma vez li que era para "conservar a vitalidade da levedura..."; vai por aí?
Sim, mas não aprendi isto em literatura específica, mas em discussões aqui no fórum, deixando bem claro. Alguns defendem que fazer o cold instantâneamente vai fazer uma clarificação melhor, mas vai perder muitas leveduras o que pode atrapalhar o prime e maturação. Já fiz dos dois jeitos e não tive problema em nenhum deles, também não notei diferença na clarificação. Mas como o amigo que fez o post está com interesse na maturação, achei por bem dar a dica que preserva mais leveduras.
 
Fala pessoal, blz? Obrigado por responderem.
Então a "maturação" que estou falando e logo apos a fermentação, onde eu "deixaria" 7 dias na geladeira, a uma temperatura entre 10° a 0° para clarificar mais a cerveja, e dentro desses 7 dias, utilizar a gelatina para ter uma clarificação melhor ainda... Nesse caso então eu não poderia utilizar o freezer, de acordo com o Alan (VLW ALAN pela ajuda), porem minha duvida é, como fazer isso sem geladeira? será que consigo com um cooler?

Olá @LucasK!

Aqui no fórum há um post do @Guenther muito bom tratando sobre maturação e temperaturas - eu já aplicava antes de conhecer o fórum.

Mas resumidamente é o seguinte, tudo o que vem após a fermentação já é maturação. O descanso diacetil é uma fase da maturação.

A lógica no descanso diacetil é muito simples: para o fermento consumir seus próprios "dejetos" gerados na fermentação e eliminar assim os sabores e aromas indesejados, é preciso que ele continue "ativo". Uma forma de manter o fermento ativo é o aumento da temperatura, logo, durante a fase do descanso diacetil, pode-se elevar gradativamente a temperatura até aos 26º.

Nessa fase de elevação é comum que mantenha uma leve atividade fermentativa e as vezes até caia mais alguns pontos a densidade final.

Em alguns casos pode ser que um período de 5 a 7 dias de descanso diacetil não elimine tudo, necessitando manter mais alguns dias. Nessa fase adicional aí sim, algumas temperaturas mais baixas podem ser utilizadas.

Por exemplo, fiz uma stout recentemente que após o descanso diacetil, quando baixei um pouco a temperatura para ir para o cold crash, voltou um pouco de off flawors. Mantive o fermentador sem lacrar, com a mangueira, e dei mais duas semanas a 10ºC. Envasei ontem! Coisa linda, com café presente e chocolate mais discreto, pouco amargor de lúpulo e maltes bem marcados. Absolutamente nada de diacetil ou qualquer aroma indesejado!

Como controlar a temperatura?

A galera já deu a letra aí nos posts: instala um controlador de temperatura no seu freezer - você vai precisar desabilitar o termostato do seu freezer, mas sem problemas, pois ele será apenas substituído pelo controlador.

Com o controlador seu freezer pode ser geladeira, freezer ou aquecedor - na minha uso o controlador para aquecer a geladeira com lâmpadas também, durante o inverno hehehe.

Enfim, fermentação > descanso elevar gradativamente até aos 26ºC > baixar para uns 18ºC e checar sabor e aroma > cold crash ou aguarda "limpar" a cerveja.

Tenha em mente que por alguns dias de fermentação não poderá contar com o freezer para mais nada.

Saúde!
 
Roberto tudo bem? Boa noite, desculpe demorar tanto para responder, então a cerveja em si ficou muito boa de tomar, porem não gostei muito do resultado visual dela, mas o que esperar de uma cerveja que foi feita praticamente sem equipamentos? Vou colocar uma foto de como ela ficou. Mas assim, agora estou fazendo outra receita, e investi mais em equipamentos, como uma bomba fermentadora, que tambem vou deixar uma foto demonstrando como estou fazendo... Ficou bem legal, mas mesmo assim, obrigado pela ajuda, digo isso a TODOS.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-02-14 at 12.45.15.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-14 at 12.45.15.jpeg
    41.7 KB · Views: 35
  • WhatsApp Image 2021-02-22 at 01.21.14 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-22 at 01.21.14 (1).jpeg
    38.9 KB · Views: 37
  • WhatsApp Image 2021-02-22 at 01.21.14.jpeg
    WhatsApp Image 2021-02-22 at 01.21.14.jpeg
    35.3 KB · Views: 31
Roberto tudo bem? Boa noite, desculpe demorar tanto para responder, então a cerveja em si ficou muito boa de tomar, porem não gostei muito do resultado visual dela, mas o que esperar de uma cerveja que foi feita praticamente sem equipamentos? Vou colocar uma foto de como ela ficou. Mas assim, agora estou fazendo outra receita, e investi mais em equipamentos, como uma bomba fermentadora, que tambem vou deixar uma foto demonstrando como estou fazendo... Ficou bem legal, mas mesmo assim, obrigado pela ajuda, digo isso a TODOS.
Cara não achei o visual dela feio não! A espuma tá bonita!
Quanto ao galão fermentador, vi que vc colocou uma torneirinha lá em baixo, e devido a dificuldade de prender ela por dentro acredito que ela só esteja colada confere? Se for isso mesmo, toma muito cuidado pra não encostar ela em nada, por que vc pode perder a Breja toda por vazamento (digo isso por que já tive essa experiência kkkk, e quase me suicidei). Depois passei a não colocar a torneirinha e tirar por cima com um sifão. Quando vc puder compra aquelas bombonas azuis que vem com lacre de segurança na tampa, que são super fáceis de manusear e limpar. As de 30 litros tão na faixa de 90,00. Vale a pena o investimento.
No mais boas brejas!
 
Ricardo bom dia, blz? Então eu colei sim, mas realmente estou com um medo de bater em algo kkkkkkkk mas vamos la vou tomar bastante cuidado... Meu pai me ajudou a colar com uma rezina q ele tinha aqui, acabou que deu certo, mas vamos esperar os proximos capitulos ne kkkk
 
Ricardo bom dia, blz? Então eu colei sim, mas realmente estou com um medo de bater em algo kkkkkkkk mas vamos la vou tomar bastante cuidado... Meu pai me ajudou a colar com uma rezina q ele tinha aqui, acabou que deu certo, mas vamos esperar os proximos capitulos ne kkkk
Fala amigo. Boa tarde.
Se tivesse procurado um pouquinho, acharia este vídeo que deixo ao final, para colocar a torneira no galão sem precisar colar. O mesmo princípio serve à bombona que utiliza.
Abraços

 
Back
Top