Maturação do hidromel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ALANoGRANDE

New Member
Joined
Oct 21, 2016
Messages
1
Reaction score
1
Boa noite,tenho algumas dúvidas quanto a maturação do Hidromel
1ºlogo após o término da fermentação e logo após as trasfegas,é preciso o airlock pra fazer a maturação ou pode manter a garrafa fechada apenas com uma tampa comum?
2ºQual das opções eu terei uma maturação melhor,em temperatura ambiente ou na geladeira?
Agradeço a quem suprir minhas dúvidas!
 
opa, boa tarde Alan..
1- eu sugiro sim você continuar com o airlock, pois ainda pode haver açúcar residual sendo consumido na fase de maturação, gerando pressão interna no recipiente que você usa. Eu sempre mantenho nos meus
2- terá uma maturação mais previsível se mantiver em temperatura controlada, pois altas temperaturas favorecem produção de aromas indesejáveis algumas vezes. Eu mantenho em temperatura ambiente mesmo, pois o local que estão armazenados é no porão da minha casa, a variação de temperatura lá é muito baixa. Procure por um local da sua casa que seja mais fresco. Outra boa opção também é manter teu maturador imerso em outro recipiente com água fria, assim a troca de temperatura com o ambiente será mínima.
espero ter ajudado
 
Boa noite,tenho algumas dúvidas quanto a maturação do Hidromel
1ºlogo após o término da fermentação e logo após as trasfegas,é preciso o airlock pra fazer a maturação ou pode manter a garrafa fechada apenas com uma tampa comum?
2ºQual das opções eu terei uma maturação melhor,em temperatura ambiente ou na geladeira?
Agradeço a quem suprir minhas dúvidas!

O Hidromel é uma bebida de guarda e uma maturação longa costuma gerar melhores resultados. Após a fermentação, costumo deixá-lo maturando com airlock, agitando levemente de vez em quando para desprender o CO2.

Após um mês de maturação, se a densidade não variar mais, transfiro pra outro fermentador sem airlock e deixo ali maturando por mais um longo período, pelo tempo que a minha paciência puder esperar.

Sem o Airlock, com o fermentador completamente vedado, noto que ainda assim é gerado um volume mínimo de gás dentro do fermentador, mas que não oferece riscos, já que costumo maturar em garrafões de água de 8 litros. Ainda assim, de vez em quando abro o fermentador pra liberar o gás e provar a bebida pra acompanhar a maturação.
 
Então gente, no meu caso assim que resolvo que acabou a fermentação eu passo para garrafas de vinho, de suco de uva (1litro), costumo usar garrafas de 1 litro de cachaça que tenho bastante em casa rsrsrsr ( o povo aqui bebe bem rsrsrsr)
Coloco todas deitadas na parte de baixo da geladeira, aonde guarda legumes, verduras e.t.c ... Conforme vai liberando eapaes na geladeira vou colocando em pe na parte de cima para decantação... Por estar na geladeira o fermento flocula e se deposita todo no fundo da garrafa, esse processo normalmente demora de 5 a 8 dias para ficar límpida e completamente decantada, pelo fato de estar na geladeira acontece tudo + rápido... Daí trasffego para garrafas de vinho padrão e deixo + uns 3 a 4 dias já geladeira para ter certeza que decantou totalmente e não sobrou nenhuma impureza ou floco de levedura...( Caso se forme a mínima borra no fundo, trasffego novamente)
Acabado esse processo eu passo para uma garrafa de vinho padrão e arrolho com arrolhador. Aí coloco em temperatura ambiente para maturação/envelhecimento... Só aí subo a proxima leva de garrafas decantando que ficaram na parte de baixo da geladeira e repito todo o processo... Nas garrafas que ficaram acaba sendo + rápido pois já estão decantadas na lateral da garrafa e acabam indo para o fundo + rápido...
Bom essa foi a melhor forma que encontrei...
 
Back
Top