Maturação do hidromel

Discussão em 'Hidromel, destilados e outras bebidas' iniciado por ALANoGRANDE, 21/10/16.

  1. 21/10/16 #1

    ALANoGRANDE

    ALANoGRANDE

    ALANoGRANDE

    New Member

    Afiliado:
    21/10/16
    Mensagens:
    1
    Curtidas Recebidas:
    1
    Boa noite,tenho algumas dúvidas quanto a maturação do Hidromel
    1ºlogo após o término da fermentação e logo após as trasfegas,é preciso o airlock pra fazer a maturação ou pode manter a garrafa fechada apenas com uma tampa comum?
    2ºQual das opções eu terei uma maturação melhor,em temperatura ambiente ou na geladeira?
    Agradeço a quem suprir minhas dúvidas!
     
    Fersil curtiu isso.
  2. 11/11/16 #2

    andriolli

    andriolli

    andriolli

    Member

    Afiliado:
    11/6/13
    Mensagens:
    17
    Curtidas Recebidas:
    3
    opa, boa tarde Alan..
    1- eu sugiro sim você continuar com o airlock, pois ainda pode haver açúcar residual sendo consumido na fase de maturação, gerando pressão interna no recipiente que você usa. Eu sempre mantenho nos meus
    2- terá uma maturação mais previsível se mantiver em temperatura controlada, pois altas temperaturas favorecem produção de aromas indesejáveis algumas vezes. Eu mantenho em temperatura ambiente mesmo, pois o local que estão armazenados é no porão da minha casa, a variação de temperatura lá é muito baixa. Procure por um local da sua casa que seja mais fresco. Outra boa opção também é manter teu maturador imerso em outro recipiente com água fria, assim a troca de temperatura com o ambiente será mínima.
    espero ter ajudado
     
  3. 10/12/16 #3

    Eduard

    Eduard

    Eduard

    Active Member

    Afiliado:
    15/4/15
    Mensagens:
    25
    Curtidas Recebidas:
    3
    O Hidromel é uma bebida de guarda e uma maturação longa costuma gerar melhores resultados. Após a fermentação, costumo deixá-lo maturando com airlock, agitando levemente de vez em quando para desprender o CO2.

    Após um mês de maturação, se a densidade não variar mais, transfiro pra outro fermentador sem airlock e deixo ali maturando por mais um longo período, pelo tempo que a minha paciência puder esperar.

    Sem o Airlock, com o fermentador completamente vedado, noto que ainda assim é gerado um volume mínimo de gás dentro do fermentador, mas que não oferece riscos, já que costumo maturar em garrafões de água de 8 litros. Ainda assim, de vez em quando abro o fermentador pra liberar o gás e provar a bebida pra acompanhar a maturação.
     
    Fersil curtiu isso.

Compartilhe esta Página