1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Maturação Bock Tradicional

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por Eduardo Modenese Filho, 24/6/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 24/6/19 #1

Eduardo Modenese Filho

Eduardo Modenese Filho

Eduardo Modenese Filho

Member

Afiliado:
    21/6/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa tarde. Estou fazendo uma Bock Tradicional de acordo com a receita: https://academiaartesanal.com.br/receita-bock/, só que fiz no meu equipamento Biab de 10 litros.
    Estou achando o tempo de maturação de 28 dias a 2 graus muito longo.
    E no caso da minha geladeira, só consigo chegar a 4 graus.
    (Comecei a maturação no dia 14/06, portanto já está com 10 dias).
    Qual seria o tempo minimo de maturação para poder prosseguir para o envase?
    Ta pensando em 14 dias, será q é muito pouco?

2. 25/6/19 #2

dalai

dalai

dalai

Well-Known Member

Afiliado:
    24/5/17
    Curtidas Recebidas:
    83
    Essa maturação longa é o famoso "laggering" das cervejas alemãs.

Você pode realizar a fermentação, uma secundária (descanso do diacetil), depois um cold crash com gelatina na temperatura mais baixa que conseguir por uns 5 dias e já envasar. Depois de carbonatada, você faz a maturação a frio nas garrafas e vai acompanhando a evolução da cerveja.

3. 25/6/19 #3

Eduardo Modenese Filho

Eduardo Modenese Filho

Eduardo Modenese Filho

Member

Afiliado:
    21/6/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Obrigado pelas informações.

4. 26/6/19 #4

DallaPria

DallaPria

DallaPria

Member

Afiliado:
    7/3/17
    Curtidas Recebidas:
    4
    Engraçado que na descrição das características do estilo da Bock que está no link que vc postou fala-se em fugir dos maltes caramelo optando somente pelos maltes Munich e Vienna pra atingir a cor, e daí na receita mandam ver no Crystal 120, Caramunich, Melano e Special B...
    Muita gente fala que podemos buscar os mesmo atributos de malte de uma Bock utilizando melano ao invés de fazer a tradicional decocção... ledo engano, já fiz a bock dos dois jeitos e na boa, uma decocção bem feita leva essa cerveja a outro nível!!!
    Costumo brassar uma Tradicional Bock em fevereiro pra tomar no inverno. A desse ano, só utilizei maltes Pilsen, Vienna e Munich, e fiz decocção tripla, inoculei a levedura a 4 °C, deixei subir a temperatura naturalmente até 9 °C, faixa que conduzi a primária até 2/3 da atenuação, depois subi a temperatura 1 °C por dia pra atenuação final e descanço diacetil, cheguei aos 20 °C sem pressa e fiquei mais uns 3 dias ali... iniciei o cold-crash, 10 dias a -2,0 °C, e engarrafei... faço priming, e normalmente já coloco a cerveja em temperatura ambiente (aqui é em torno de 20 °C), mas esse ano como não ia brassar outra breja nos próximos dias, então deixei as garrafas na geladeira por 3 semanas mantendo a temperatura a 10 °C, pro priming carbonatar na mesma temperatura de fermentação... depois disso tirei da geladeira e reservei...
    Comecei a tomá-las agora no final de maio, ou seja, ficaram "maturando" na garrafa por quase dois meses, e a cerveja tá espetacular!!! a decocção faz toda diferença, mesmo tendo atenuado mais do que eu gostaria (era pra ser FG de 1.018 mas cravou em 1.012), ela tá com um sabor maltado incrível, aromas e notas do malte então nem se fala! A decocção deixa a cerveja extremamente limpa, mesmo não usando gelatina e carbonatando no prming nem jogando o fundo da garrafa no copo tá turvando a breja!
    Adoro essa cerveja, sempre faço ela com calma no início do ano pra tomar no inverno, vou ver se acho umas fotos dela e posto aqui pra vcs verem...
    Abs,

1 pessoa curtiu isso.
  5. 26/6/19 #5

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    87
    Interessante o seu relato.
    Curiosidade, qual levedura costuma usar?

Abs

Compartilhe esta Página