Marcação nas panelas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guianflor

Active Member
Joined
Apr 14, 2014
Messages
25
Reaction score
2
Bom dia, gurizada

Bom, queria fazer marcação de litragem no interior das panelas, mas não sei como fazer.

Esses tempos eu vi um tópico, que já nem lembro mais onde achei (acho que no homebrew americano), de um cara fazendo marcação nas panelas com um cotonete, sal e vinagre, algodão e uma pilha. Mas naquele post, era para panela de inox.

Minhas panelas são de alumínio e não sei se essa técnica funcionaria (eu acabei salvando a imagem no pc, mas não o texto explicando como fazer). Alguém fez alguma marcação ? Como ?

Já li a respeito, e não achei uma boa ideia fazer com uma broca, então queria algo que riscasse a panela sem deixar ranhuras.

Valeu!!!
 
Bom dia, gurizada

Bom, queria fazer marcação de litragem no interior das panelas, mas não sei como fazer.

Esses tempos eu vi um tópico, que já nem lembro mais onde achei (acho que no homebrew americano), de um cara fazendo marcação nas panelas com um cotonete, sal e vinagre, algodão e uma pilha. Mas naquele post, era para panela de inox.

Minhas panelas são de alumínio e não sei se essa técnica funcionaria (eu acabei salvando a imagem no pc, mas não o texto explicando como fazer). Alguém fez alguma marcação ? Como ?

Já li a respeito, e não achei uma boa ideia fazer com uma broca, então queria algo que riscasse a panela sem deixar ranhuras.

Valeu!!!

@guianflor,

Na panela de fervura fiz as marcações com um lápis de numeração grossa, e toda brassagem reforço pois apaga um pouco. Tem dado certo.
 
@guianflor, pode usar a técnica do vinagre com sal que funciona perfeitamente.
 
Eu tentei com vinagre e sal e não funcionou na minha panela de alumínio, nem em uma outra forma de alumínio. Tentei com várias proporções, usando uma fonte de laptop. Até manchou o alumínio, mas não ficou muito distinto nem definido como nas fotos que vi na internet (que eram todas em inox)

Resolvi marcar com um dremel, com aquelas ponteiras de gravar (tipo lima esférica).
080596001926lg.jpg

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5092260&postcount=5
attachment.php
 
Sobre usar a fonte de lap top, tem que ver se ela é AC (corrente alternada) ou DC (corrente contínua). A técnica é pra ser usada com corrente contínua. Bateria de computador várias vezes é corrente alternada.

Não sei se em corrente alternada o resultado funcionaria, pois o fluxo de eletrons não é num só sentido, então não sei se tiraria o material.

O problema de riscar a panela com uma ponta é criar ranhuras, o que dificulta a limpeza e pode ser foco de contaminações. Mas por ser na panela, não é tão crítico. Pior é se for no fermentador. Daí sim, tem que ser por fora.
 
Sobre usar a fonte de lap top, tem que ver se ela é AC (corrente alternada) ou DC (corrente contínua). A técnica é pra ser usada com corrente contínua. Bateria de computador várias vezes é corrente alternada.

Como assim, bateria AC????
 
Como assim, bateria AC????

errei no escrever... era pra ser FONTE e não bateria... bateria é DC sempre.

Fonte, que foi o que ele usou, pode ser input AC, output DC (mais comum) ou input AC output AC (mais incomum, utilizado por exemplo, por algumas marcas de instrumentos musicais, tipo a Yamaha nas pedaleiras).
Mas na verdade, fonte de computador geralmente é DC, não AC.

De qualquer forma, testei com fonte 12V DC e não funcionou, e testei com bateria 9V e funcionou. apareceu bem no alumínio, mas o tempo de contato é maior que o que falavam naquele tópico. Mas fica bom
 
Pois então, usei uma fonte de 19Vcc por achar mais garantido usar uma tensão maior, mas vai ver que a bateria tem alguma "mágica". Até tentei inverter a polaridade etc, mas não deu mesmo. Pena que não tinha uma bateria.

Bom, na panela só vejo risco de contaminação depois de resfriar o mosto, aí já vai ter fervido por uma hora então acho que o risco é mínimo.

Mas ainda quero testar com a bateria, é mais fácil de fazer e com ferramentas de alta disponibilidade! Quanto tempo de contato? Você fica com o algodão em cima por todo esse tempo?
 
Pois então, usei uma fonte de 19Vcc por achar mais garantido usar uma tensão maior, mas vai ver que a bateria tem alguma "mágica". Até tentei inverter a polaridade etc, mas não deu mesmo. Pena que não tinha uma bateria.

Bom, na panela só vejo risco de contaminação depois de resfriar o mosto, aí já vai ter fervido por uma hora então acho que o risco é mínimo.

Mas ainda quero testar com a bateria, é mais fácil de fazer e com ferramentas de alta disponibilidade! Quanto tempo de contato? Você fica com o algodão em cima por todo esse tempo?

Dê uma olhada na corrente da fonte... pode ser que seja muito fraca. Eu acho que a corrente deve ser mais importante que a voltagem nesses casos, mas não tenho certeza, entendo pouco disso.

Abraço
 
Pois então, usei uma fonte de 19Vcc por achar mais garantido usar uma tensão maior, mas vai ver que a bateria tem alguma "mágica". Até tentei inverter a polaridade etc, mas não deu mesmo. Pena que não tinha uma bateria.

Bom, na panela só vejo risco de contaminação depois de resfriar o mosto, aí já vai ter fervido por uma hora então acho que o risco é mínimo.

Mas ainda quero testar com a bateria, é mais fácil de fazer e com ferramentas de alta disponibilidade! Quanto tempo de contato? Você fica com o algodão em cima por todo esse tempo?

Eu fiquei esfregando o cotonete... Acho que vai algo em torno de 1 min por risco, nao contei. Começa a formar uma espuminha branca quando começa a marcar. O mais chato com certeza é a marcação de onde riscar, e nao passar o cotonete
 
Realmente @Tiago, acho que a corrente importa mais mesmo e acredito que a corrente máxima da bateria seja bem maior mesmo! Deve ser esse o motivo, mistério desvendado heheh

Estranho @tiefensee, pra fim com a fonte fazia espuminha imediatamente, só que não marcava nada... mas agora já desisti da fonte. Pra encontrar a posição onde marcar eu calculei a altura de cada litro baseado no diâmetro, marquei em uma tira de papel e colei o papel na panela pra marcar, assim foi tranquilo!
 
Pessoal, acho legal esse esquema de marcar com sal e vinagre, por serem ingredientes que todo mundo tem em casa.

Mas... tenham em mente que isso diminui a vida das panelas e, se feito de forma errada, pode inutilizá-las. Com as de alumínio não faz tanta diferença porque as panelas são baratas, e não duram tanto quanto as de inox. Mas
eu jamais faria isso com uma panela, barril, ou qualquer recipiente de inox.
O problema é o sal. A presença de cloretos é péssima em questões de corrosão. O cloreto é o grande vilão dos metais passivados. Dêem uma pesquisada em corrosão por pit: http://en.wikipedia.org/wiki/Pitting_corrosion

Existem outras maneiras de fazer algo parecido. Para o alumínio, dá pra anodizar usando ácido sulfúrico e uma fonte de corrente decente (com bateria daquelas pequenas levaria dias!).
Na minha panela fiz com ácido sulfúrico de uma bateria de carro velha e uma fonte de carregar bateria de carro.
Se forem mexer com essas coisas tomem os cuidados necessários, né pessoal. Saibam a concentração do ácido usado, a corrente aplicada e de preferência usem luvas.

Abraços

Pedro
 
Interessante @PedroDick mas pode esclarecer melhor? Eu não sei se entendi corretamente.

O que está dizendo (você e o artigo) é que a marcação feita por esse processo na verdade é uma corrosão profunda, que apesar de só ficar aparente na superfície pode gerar "micro fissuras" profundas que podem prejudicar a estrutura da panela?! É isso mesmo?

Também não entendi "bateria E fonte de carregar", você usou ambos? De que forma?

Na verdade estou perguntando apenas por curiosidade, mas a resposta pode ser valiosa para alguém no futuro :)
 
Oi, Valter. Expliquei meio mal mesmo.

O que ocorre na presença de sal (NaCl) ou outra fonte de cloreto é que ele possibilita a corrosão por pites em metais que em outras condições permaneceriam passivados por seu óxido. Os pits são pequenos buraquinhos onde ocorre corrosão localizada. São difíceis de ver a olho nu e crescem até atravessar a chapa.

O que acontece nesse esquema do sal e vinagre são duas coisas principais:
- um pouco de oxidação: um pouco de óxido na superfície deve se formar, mas nada significativo.
- corrosão por pits: se vocês olharem no microscópio provavelmente a superfície deve estar totalmente porosa, por causa da formação de pits.

Do meu ponto de vista isso é anti-higiênico, bem pior do que marcar mecanicamente (com marcador pneumático, etc), porque vai acumular porcaria ali dentro e não tem como limpar. Além disso, tu tá deteriorando tua panela de forma irreversível. Existe a possibilidade de um pit atravessar a panela e daí já era.

--
Uma alternativa bacana para ligas de alumínio é a anodização. Na anodização o objetivo é fazer com que a superfície se oxide formando uma óxido passivante. Nesse caso, tu ainda aumenta a resistência à corrosão da liga. Mais ou menos assim:
- liga a panela no polo positivo de uma fonte de corrente.
- o eletrólito vai ser ácido sulfúrico (quem não tem acesso a um laboratório pode pegar de uma bateria de carro velha). Dá pra embeber uma esponja com o ácido e colocar sobre a região que tu queres anodizar.
- Do outro lado da esponja coloca alguma coisa pra fechar o circuito (contra-eletrodo), eu usei uma faca de inox deitada sobre a esponja, ligada ao polo negativo da fonte.
O ideal seria usar uma fonte de corrente que forneça 5 a 15 mA/cm2 de área exposta ao eletrólito. Ou seja, se tu usar uma fonte que forneça uma corrente mais baixa, vai ter que fazer em partes menores.
A concentração do ácido deve ser no máximo 15% em peso de H2SO4. Mas no ácido da bateria certamente é menos que isso, talvez 5%, não sei.
Até dá pra usar o método do fio amarrado no cotonete (ao invés de usar a esponja com ácido e a faca pra fechar o circuito), mas eu acho que demoraria mais e daria mais trabalho.
E lava bem a panela depois, pra não ficar com ácido parado ali.

Lembrem de ter cuidado com tudo. Mesmo que o ácido não faça nada na pele na hora, depois ele vai fazer um belo estrago, se não se lavar bem.


Quanto maior o óxido formado, mais visível ele vai ficar. Dessa maneira tu consegue fazer as marcações sem prejudicar a panela.
Pra inox esse método não serve.
 
De todas as sugestões fo a que achei mais prática. De forma bem leiga, acho difícil o grafiti interferir em algo
 
De todas as sugestões a que achei mais prática foi a do lápis. De forma bem leiga, acho difícil o grafiti interferir em algo.
 
Bom dia, gurizada

Bom, queria fazer marcação de litragem no interior das panelas, mas não sei como fazer.

Esses tempos eu vi um tópico, que já nem lembro mais onde achei (acho que no homebrew americano), de um cara fazendo marcação nas panelas com um cotonete, sal e vinagre, algodão e uma pilha. Mas naquele post, era para panela de inox.

Minhas panelas são de alumínio e não sei se essa técnica funcionaria (eu acabei salvando a imagem no pc, mas não o texto explicando como fazer). Alguém fez alguma marcação ? Como ?

Já li a respeito, e não achei uma boa ideia fazer com uma broca, então queria algo que riscasse a panela sem deixar ranhuras.

Valeu!!!
Ola guianflor
porque vc nao usa um vara de Aluminium massiso. Coloca dentro das panelas e ler nas marcas. Pode fazer mais faixas de marcas. Eu usa duas, para duas panelas diferente. Simples para limpar depois.
 
Eu segui o procedimento exatamente conforme descrito neste site para fazer a gravação:
https://makezine.com/projects/make-40/etch-a-kettle/

Algumas considerações:
1 - Minha panela é de Aço inox 201;
2 - Para determinar o ponto onde marcar, fui adicionando água de litro em litro na panela, e com uma régua fazia a medição de profundidade e ia anotando. Como minha panela tem variação de 1cm no diâmetro da base para o topo, os espaçamentos entre as marcações não são iguais. Eu fiz umas contas, e optei por fazer uma média de distância para facilitar a marcação (no meu caso minha panela é de 20 litros, e fiz a marcação a cada 1,5cm). Com isto, quando a panela está cheia entre 5 e 15 litros (25 e 75% do volume total) a variação na medição é desprezível, e isto facilita bastante o trabalho de confeccionar o gabarito.
3 - Fiz meu gabarito utilizando uma folha de papel contact preto, desenhei com uma caneta e recortei com um estilete a escala.
4 - Utilizei uma bateria 9V, impressionante como é rápida a gravação. Você demora 95% do tempo preparando o gabarito, para gravar não demorou 10 minutos.

Segue uma foto para demonstrar o resultado.
 

Attachments

  • Gravacao Panela.jpg
    Gravacao Panela.jpg
    163.3 KB · Views: 146
(Seguindo o projeto "pá de ouro" em tópicos antigos)

Alguma novidade sobre esse assunto?

Tenho panelas de inox 201 e estou querendo marcá-las.. fiquei com receio depois de ler sobre essa "oxidação" que eacreveram aí em cima.. ainda mais por ser inox 201..

Pensei também em alguma tinta.. será que existe alguma atoxica em elevadas temperaturas (nem tão elevada assim)..
 
Bom dia, fiz a marcação fazem 2 meses na minha panela em aço inox 201, até o momento nenhum sinal aparente de oxidação, tudo em ordem.
 
Fiz a marcação em uma panela de alumínio, usei uma máscara de papel contact para marcar a litragem, vinagre+sal, dois fios para conduzir a energia, um cotonete e uma bateria de 9v, tudo ok!
 
Back
Top