manipulando OG Versus ABV no Beersmith.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LoRe

Active Member
Joined
Sep 15, 2018
Messages
39
Reaction score
4
Location
Serra negra
Prezados, primeiramente extremamente agradecido por poder participar do Fórum.

Estou numa enrascada. Estou tentando fazer no Beersmith uma Belgian tripel.

Como pretendo fazer:

88% de pilsem, 2% de melano e 10% de açúcar que sera colocano no 4. Dia de fermentação.

Galena no amargor e styrian Golding no aroma.

Fermento Mangorve Jacks M31

Temperatura de brasagem: 65.

Indicadores: preciso chegar a OG de pelo menos 1080, ABV de 9%, IBU de 30 e cor 8 EBC.

O que consegui ate agora: OG de 1071, ABV de 8,9%, IBU de 30 e cor de 8. IBU/SG:0,4.


Qual meu problema: Conforme aumento a OG, automaticamente aumento o ABV.

De certa forma é meio lógico isso, mas tem como aumentar a OG e não aumentar tanto o ABV?

Obrigado. LoRe
 
Parece que deu certo..Mudei o mangrove para lallemand abbaye e os numeros ficaram onde eu queria.
 
Pra aumentar a OG e manter o ABV é necessário também aumentar a FG.

Da pra trocar por um fermento que atenue menos e deixe uma FG maior (como você fez)

Ou brassar em uma temperatura mais alta pra ter menos açúcares fermentáveis.

Mas lembrando dos efeitos de uma FG maior ou menor...
Mais corpo ou mais seca...
 
Muito obrigado pela pronta resposta. No caso , para esta Belgian Tripel, a qual pretendo fazer extremamente dentro do BJCP, voce concordariam em trocar o mangrove pelo Lallemand Abbaye? Voce acha que terei um bom resultado? Estara tao seca quanto no mangrove? Agradecido.
 
De certa forma é meio lógico isso, mas tem como aumentar a OG e não aumentar tanto o ABV?

Obrigado. LoRe

Minha contribuição, você pode fazer a brassagem em uma temperatura mais alta, pela minha pouca experiencia entendi que brassagem em temperaturas menores 65°c gera mais açucares fermentáveis deixando a cerveja mais seca, o inverso disso iria gerar mais açucares não fermentáveis 68°c seria o ideal 70°c no máximo acho uma boa, mas vai deixar um açúcar residual.
Por favor me corrijam se estiver errado.
 
Muito obrigado pela pronta resposta. No caso , para esta Belgian Tripel, a qual pretendo fazer extremamente dentro do BJCP, voce concordariam em trocar o mangrove pelo Lallemand Abbaye? Voce acha que terei um bom resultado? Estara tao seca quanto no mangrove? Agradecido.
Fiz uma Tripel pouco tempo atrás...
Na dúvida quanto ao fermento.... dividi em 4 baldes, cada um com um Fermento: Fermentis T-58. S-33, BE-256 e Mangrove Jacks M-31

A que ficou mais Tripel foi a M-31.

Eu recomendo o uso dessa levedura.

Minha Brassagem foi a 67ºC, OG 1.085, 9,5 ABV, pois usei uma boa quantidade de açúcar.
 
Muitíssimo obrigado CARAMBA. Eu tento colocar esse mesmo fermento no BS, mas ti encontrando dificuldades em me manter no estilo. Seria muito indelicado pedir sua receita?
 
Back
Top