Manipulação de Leveduras - Primeira Tentativa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabrielcalo

Well-Known Member
Joined
Jun 25, 2014
Messages
631
Reaction score
128
Fala pessoal! Como estou me aventurando no mundo das leveduras e agora estou com meus equipamentos “laboratoriais”, vou abrir aqui algumas questões, pois estou preparando meu primeiro starter e banco de leveduras.

Pretendo realizar o seguinte procedimento:

1. Hidratar um pacote de fermento seco;
2. Realizar um starter para minha próxima leva (calculada utilizando a calculadora do Brewer´s Friend);
3. Deste starter, deixar uma noite na geladeira para decantar o fermento;
4. Retirar deste sedimento amostras de 5mL desta lama e adicionar nos frascos com solução para estocagem e formação do banco de levedura (10 frascos);
5. Utilizar o restante do starter para a leva que irei brassar.

Dúvida: posso utilizar como aproximação da quantidade de levedura nestes 5mL retirados para estocagem aquela indicada na calculadora do Brewer´s Friend para slurry (1 bilhão/mL)? Assim, quando quiser utilizar um frasco do banco, utilizo para o cálculo dos starters uma quantidade inicial de 5 bilhões de células.

Além disto, pergunto aos colegas com experiência com propagação e estocagem de leveduras se há alguma crítica ou sugestão sobre o procedimento que estou adotando.

Gabriel
 
E aí pessoal? Ninguém pra opinar?

Bom, mesmo assim vou chutar uma outra dúvida sobre starter e armazenamento de levedura.

Após o starter, é interessante deixar decantar à temperatura ambiente, retirar o sobrenatante (com as leveduras) e depois decantar na geladeira, para então ter decantado somente as leveduras e destas retirar as amostras para congelamento?

Ou não há problema de após o starter, já levar para geladeira e deixar decantar, e deste material decantado retirar as amostras?

Valeu!
 
Gabriel, não entendo muito disso, mas creio que haja mais células que num slurry, já que esta levedura não sofreu tanto estresse como na fermentação de uma cerveja nem foi exposta ao lúpulo. Porém, acho que não teria problema tu te basear neste número, já que como recomenda o Guenther, é melhor errar pra mais do que pra menos. De qualquer forma, melhor aguardar uma opinião de alguém que realmente entenda.

Aproveitando o tópico, como seriam estes frascos para armazenar a levedura e como seria a solução de congelamento? Tenho interesse em montar um banco de leveduras e replicar leveduras líquidas. Pode-se congelar no freezer em casa mesmo?

Muito obrigado.
Abraços!
 
Gabriel, não entendo muito disso, mas creio que haja mais células que num slurry, já que esta levedura não sofreu tanto estresse como na fermentação de uma cerveja nem foi exposta ao lúpulo. Porém, acho que não teria problema tu te basear neste número, já que como recomenda o Guenther, é melhor errar pra mais do que pra menos. De qualquer forma, melhor aguardar uma opinião de alguém que realmente entenda.

Aproveitando o tópico, como seriam estes frascos para armazenar a levedura e como seria a solução de congelamento? Tenho interesse em montar um banco de leveduras e replicar leveduras líquidas. Pode-se congelar no freezer em casa mesmo?

Muito obrigado.
Abraços!

Dryfon,

Estou com meu starter em atividade neste momento, hoje às 22h completa 24h. Estou pensando em inicialmente após às 22h, deixar decantar, retirar o sobrenatante (leveduras) e armazenar na geladeira, amanhã farei a brassagem e inocularei o fermento. Como ele irá decantar, retirarei o mosto, deixarei apenas um pouco acima do bolo de leveduras no fundo, e nesta solução farei a proporção de leveduras (segundo a calculadora terei 453bilhões de células), para saber o quanto de leveduras terei por mL. Por exemplo, se deixei 200mL, terei 2,26bilhões de células por mL.

Sobre técnicas de armazenar achei o seguinte artigo:

http://eurekabrewing.wordpress.com/2012/08/12/yeast-banking-1-introduction/

Como ainda não tenho glicerina vegetal, vou tentar a técnica com solução isotônica.

Pegarei frascos de medicamentos (aqueles pequenos de 20mL, geralmente para medicamentos que são aplicados via injeção), vou autoclavar na panela, e fazer uma solução em cada frasco de 3/15mL de levedura/solução isotônica. Então vou armazenar em um isopor pequeno na geladeira mesmo. Segundo o artigo posso ficar até 1 ano com esse banco.

Quando precisar vou pegar um frasco, que conterá 6,78 bilhões de células, e preparar os steps necessários para minha leva.

Isso que quero fazer, se vai dar certo, não sei! Por isto até busco opiniões da galera que já tem experiência.
 
E aí pessoal? Ninguém pra opinar?

Bom, mesmo assim vou chutar uma outra dúvida sobre starter e armazenamento de levedura.

Após o starter, é interessante deixar decantar à temperatura ambiente, retirar o sobrenatante (com as leveduras) e depois decantar na geladeira, para então ter decantado somente as leveduras e destas retirar as amostras para congelamento?

Ou não há problema de após o starter, já levar para geladeira e deixar decantar, e deste material decantado retirar as amostras?

Valeu!

Olá Gabriel,

Também estou aprendendo esta técnica para montar meu yeast bank. Ainda não repiquei um pouco do fermento que tenho congelado para replicar e usá-lo, por isso não vou dar minha opinião ainda.

Mas tem bastante material legal na HBT americana sobre isso aqui: http://www.homebrewtalk.com/freezing-yeast.html

No meu caso utilizei aqueles tubos falcon, próprios de laboratório e glicerina comprada em farmácia (diz ser 100%).

Abraços e sucesso!
 
Bom galera, fiz meu primeiro pequeno banco de leveduras. Estou utilizando a técnica com solução isotônica, mas pretendo depois migrar para a de glicerina.

A única dúvida que estou tendo é a seguinte: quando faço um starter, ao coletar as leveduras, eu preciso lavar esse starter? Para retirar o trub formado? Ou posso deixar 24h na geladeira direito, e do que estiver sedimentado posso tirar amostras para armazenar?

Nessa primeira tentativa não lavei, apenas deixei decantar e da lama formada retirei as amostras... n sei oq vai dar. Daqui um mês tento reanimar uma amostra e preparar um starter.
 
Bom galera, fiz meu primeiro pequeno banco de leveduras. Estou utilizando a técnica com solução isotônica, mas pretendo depois migrar para a de glicerina.

A única dúvida que estou tendo é a seguinte: quando faço um starter, ao coletar as leveduras, eu preciso lavar esse starter? Para retirar o trub formado? Ou posso deixar 24h na geladeira direito, e do que estiver sedimentado posso tirar amostras para armazenar?

Nessa primeira tentativa não lavei, apenas deixei decantar e da lama formada retirei as amostras... n sei oq vai dar. Daqui um mês tento reanimar uma amostra e preparar um starter.

Legal cara, é uma técnica interessante. :)

Não precisa lavar starter. A quantidade de proteína que se forma é pequena comparado à uma leva de 20~40 litros. Tá adicionando lúpulo nesse starter? não é necessário.

abraço
 
Fala Tiago! Obrigado pela resposta.
Não adicionei lúpulo, apenas fiz um mosto de 1.040 de densidade com DME.

Quando for tentar reanimar alguma amostra posto o resultado. Valeu!
 
Bom galera, fiz meu primeiro pequeno banco de leveduras. Estou utilizando a técnica com solução isotônica, mas pretendo depois migrar para a de glicerina.

A única dúvida que estou tendo é a seguinte: quando faço um starter, ao coletar as leveduras, eu preciso lavar esse starter? Para retirar o trub formado? Ou posso deixar 24h na geladeira direito, e do que estiver sedimentado posso tirar amostras para armazenar?

Nessa primeira tentativa não lavei, apenas deixei decantar e da lama formada retirei as amostras... n sei oq vai dar. Daqui um mês tento reanimar uma amostra e preparar um starter.

Muito legal, Gabriel! Qual levedura tu utilizou? Eu estava pensando em começar isso com a US-05 que é a levedura que eu mais utilizo. Tem problema utilizar fermento seco?

Poderia falar um pouco mais sobre essa solução isotonica? Onde eu encontro ela? Tem alguma especificação? Qual proporção de fermento e solução isotonica tu utilizou?

Será que dá pra conservar apenas na geladeira ou precisa congelar mesmo?

Desculpe pela quantidade de perguntas, é que estou bastante interessado no processo.

Abraços!
 
Muito legal, Gabriel! Qual levedura tu utilizou? Eu estava pensando em começar isso com a US-05 que é a levedura que eu mais utilizo. Tem problema utilizar fermento seco?

Poderia falar um pouco mais sobre essa solução isotonica? Onde eu encontro ela? Tem alguma especificação? Qual proporção de fermento e solução isotonica tu utilizou?

Será que dá pra conservar apenas na geladeira ou precisa congelar mesmo?

Desculpe pela quantidade de perguntas, é que estou bastante interessado no processo.

Abraços!

Fala Dryfon,

Armazenei a levedura lager W-34/70. Quanto à técnica segui a referência abaixo:

http://eurekabrewing.wordpress.com/2012/09/05/yeast-banking-3-isotonic-sodium-chloride/

Segundo ele dá pra ficar com a levedura à temperatura de geladeira (evitando variações e sem congelar) até 1 ano. Solução isotônica é o soro fisiológico 0,9% de NaCl. Você pode fazer ou comprar. Agora lembre-se que manuseio de levedura tudo tem que ser estéril, não sanitizado, mas sim estéril. Qualquer contaminação é difícil de identificar sem equipamentos laboratoriais e acarretará em levas contaminadas.

No site o autor fala em uma proporção de 1mL/5mL (slurry/solução). Agora sinceramente eu ainda não sei se vai funcionar.

A técnica que tem sido mais falada e utilizada é a com glicerina, com bons resultados. Pretendo utilizá-la, mas estou receoso pois a glicerina que encontrei é a bi-destilada (recomenda-se a vegetal ou de grau alimentício).

Gabriel.
 
Fala Dryfon,

Armazenei a levedura lager W-34/70. Quanto à técnica segui a referência abaixo:

http://eurekabrewing.wordpress.com/2012/09/05/yeast-banking-3-isotonic-sodium-chloride/

Segundo ele dá pra ficar com a levedura à temperatura de geladeira (evitando variações e sem congelar) até 1 ano. Solução isotônica é o soro fisiológico 0,9% de NaCl. Você pode fazer ou comprar. Agora lembre-se que manuseio de levedura tudo tem que ser estéril, não sanitizado, mas sim estéril. Qualquer contaminação é difícil de identificar sem equipamentos laboratoriais e acarretará em levas contaminadas.

No site o autor fala em uma proporção de 1mL/5mL (slurry/solução). Agora sinceramente eu ainda não sei se vai funcionar.

A técnica que tem sido mais falada e utilizada é a com glicerina, com bons resultados. Pretendo utilizá-la, mas estou receoso pois a glicerina que encontrei é a bi-destilada (recomenda-se a vegetal ou de grau alimentício).

Gabriel.

Muito obrigado pelas informações, Gabriel. Em breve tentarei este método.

Pra reanimação da levedura, ele recomenda um starter de 100ml e depois um starter de 1L. Será que pra levas menores, como 7-10 litros, o segundo starter poderia ser de 500ml?

Abraços!
 
Muito obrigado pelas informações, Gabriel. Em breve tentarei este método.

Pra reanimação da levedura, ele recomenda um starter de 100ml e depois um starter de 1L. Será que pra levas menores, como 7-10 litros, o segundo starter poderia ser de 500ml?

Abraços!

Não vejo problema, eu utilizo a calculadora do Brewer´s Friend, é só configurar para a sua leva e fazer os steps, se necessário.

Abraço!

Gabriel.
 
Não vejo problema, eu utilizo a calculadora do Brewer´s Friend, é só configurar para a sua leva e fazer os steps, se necessário.

Abraço!

Gabriel.

Muito obrigado novamente, Gabriel. Só mais algumas dúvidas.

Neste caso de banco de leveduras com solução isotonica, eu selecionaria na calculadora do Brewers Friend a opção slurry certo? E qual a densidade de células de 1 bi por ml como sugerido ali?

Pergunto isso pois pela recomendação de usar 1ml, não teria nem 1 bilhão de células. Só se considerasse 100ml do starter feito anteriormente.

Abraços!
 
Eu faço starter de 250ml e depois de 1 litro para levas de 10 litros. Quando fazia levas de 20 litros, meu starter era de 2 litros.
 
Muito obrigado novamente, Gabriel. Só mais algumas dúvidas.

Neste caso de banco de leveduras com solução isotonica, eu selecionaria na calculadora do Brewers Friend a opção slurry certo? E qual a densidade de células de 1 bi por ml como sugerido ali?

Pergunto isso pois pela recomendação de usar 1ml, não teria nem 1 bilhão de células. Só se considerasse 100ml do starter feito anteriormente.

Abraços!

Então Dryfon,

Eu utilizo a aproximação de slurry. Essas informações são estimativas que aproximam bem a quantidade de células que vai ter.

Não tenho prática para te dar informações precisas, mas que pelo que ando lendo, a aproximação de 1b./mL é boa.


No artigo, a proporção de 1 para 5mL, logo, se vc quiser armazenar mais de 1mL de lama, acredito que vc pode fazer isso sem comprometer a viabilidade, só aumentar proporcionalmente a quantidade de solução isotônica. Eu armazenei 2,5mL de lama para 12,5mL de solução isotônica, ou seja, 2,5b. de células por vial.

Quando quiser reutilizar, terei que fazer vários steps graduais para atingir a quantidade que quero.


Gabriel.
 
Legal cara, é uma técnica interessante. :)

Não precisa lavar starter. A quantidade de proteína que se forma é pequena comparado à uma leva de 20~40 litros. Tá adicionando lúpulo nesse starter? não é necessário.

abraço

Tiago,

Gostaria de levantar uma dúvida em relação a starters, talvez você possa me ajudar. Quando os faço, por ser 2L, eu deixa dormir na geladeira para sedimentar o fermento e antes de inocular eu descarto a "cerveja" do starter. Esse procedimento diminui a viabilidade da levedura devido o choque térmico? Se sim, qual o procedimento a adotar para diminuir a quantidade do starter (2L), sem abaixando a temperatura para a levedura decantar?

Valeu!
 
Tiago,

Gostaria de levantar uma dúvida em relação a starters, talvez você possa me ajudar. Quando os faço, por ser 2L, eu deixa dormir na geladeira para sedimentar o fermento e antes de inocular eu descarto a "cerveja" do starter. Esse procedimento diminui a viabilidade da levedura devido o choque térmico? Se sim, qual o procedimento a adotar para diminuir a quantidade do starter (2L), sem abaixando a temperatura para a levedura decantar?

Valeu!

Oi Gabriel,

A princípio não tem problema, devido ao fato das células serem novas, saudáveis e bem nutridas, embora eu não conheço fontes que falam sobre isso, nem se é prejudicial, nem se não tem problema.

Como medida de precaução eu coloco o starter dentro de uma bolsa térmica fina, dentro da geladeira. Mas se não tiver espaço acredito não ser necessário...

Abraço
 
Tiago,

Gostaria de levantar uma dúvida em relação a starters, talvez você possa me ajudar. Quando os faço, por ser 2L, eu deixa dormir na geladeira para sedimentar o fermento e antes de inocular eu descarto a "cerveja" do starter. Esse procedimento diminui a viabilidade da levedura devido o choque térmico? Se sim, qual o procedimento a adotar para diminuir a quantidade do starter (2L), sem abaixando a temperatura para a levedura decantar?

Valeu!

O resfriamento do starter na geladeira não vai ser tão rápido a ponto de dar um choque térmico nas leveduras. Isso é interessante fazer para aumentar suas reservas de glicogênio para na hora da inoculação, suas células utilizarem tal reserva para revitalizar sua membrana celular.


Já para inocular a levedura no mosto, é interessante deixar o starter algumas horas fora da geladeira para igualar à temperatura do mosto, se não fizer isso, aí sim vai dar choque térmico nelas.
 
Estou com meu pequeno banco de leveduras e já obtive sucesso com uma reanimação das mesmas. No entanto, uma dúvida surgiu. Segundo a literatura não é interessante reutilizar o slurry de uma leva por mais de 5 gerações, aproximadamente, devido a mutações.

Desta forma, o mesmo pode-se dizer para as leveduras de nossos bancos?

Por exemplo, eu mantenho pequenos recipiente com ~20b. de células em cada, quando vou utilizar, faço steps de starter até a quantidade desejada, e antes de inocular na leva, salvo mais um pote ("banco infinito"). No entanto, por estar reproduzindo a levedura e sempre salvando um pote, não seria o mesmo princípio da reutilização da lama? Ocorreriam mutações que tornariam essa fonte defeituosa? Ou isto só implica para reutilização da lama em fermentações maiores?
 
Estou com meu pequeno banco de leveduras e já obtive sucesso com uma reanimação das mesmas. No entanto, uma dúvida surgiu. Segundo a literatura não é interessante reutilizar o slurry de uma leva por mais de 5 gerações, aproximadamente, devido a mutações.

Desta forma, o mesmo pode-se dizer para as leveduras de nossos bancos?

Por exemplo, eu mantenho pequenos recipiente com ~20b. de células em cada, quando vou utilizar, faço steps de starter até a quantidade desejada, e antes de inocular na leva, salvo mais um pote ("banco infinito"). No entanto, por estar reproduzindo a levedura e sempre salvando um pote, não seria o mesmo princípio da reutilização da lama? Ocorreriam mutações que tornariam essa fonte defeituosa? Ou isto só implica para reutilização da lama em fermentações maiores?


Como vc está armazenando essa levedura? apenas armazena o slurry em geladeira?

Quanto as mutações, não necessariamente defeituosas, mas acredito que é possível que elas ocorram devagar, porque vc está sempre armazenando células novas, o desenvolvimento e a mutação são coisas naturais, com o passar do tempo, embora esse processo com certeza será mais lento e levará mais gerações pra ocorrer, porque o ambiente do starter é menos estressante do que o ambiente de fermentação da cerveja.

Um risco que vc corre e que é maior do que o risco da mutação é o de contaminar sua fonte, já que está sempre manipulando, poderia acumular contaminantes que podem acabar surgindo eventualmente no processo de propagação.

De qualquer forma, conheço um cervejeiro aqui da região que reutiliza suas leveduras muitas vezes e com sucesso, chega as vezes a 15 gerações ou mais, porém sempre faz uma lavagem ácida no slurry a cada 3 ou 4 gerações pra mante-lo livre de contaminantes.

Vale acrescentar que esse tipo de banco de slurry em geladeira não permite armazenar muitas cepas, porque seriam usadas com pouca frequência, assim o tempo de armazenagem tem que ser relativamente curto e a manutenção relativamente constante.

Abraço
 
A fermentação de uma ALE ocorre em 18 a 23 graus e você injeta oxigênio para fermentar. Temperatura e oxigênio (radicais livre) são os fatores mais importantes para mutação (considerando que vc não vai expor a luz, radiação etc). Se você guarda suas leveduras em tubo com soro, ou meio+ágar a 3 graus e ainda com uma camada de oleo mineral (ex vaselina autoclavada numa panela de pressão) para isolar a cultura do oxigênio , você ter pouquissima mutação.
Quando eu faço um starter eu acabo deixa do um pouco para outro starter. Posteriormente quando pronto deixo decantar e separo o decantado em 3 tubos de ensaio com rosca ( 2,50 reais cada) e soro (tudo autoclavado). Eu vou sempre usando apenas 1 tubo para fazer o próximo starter e vou sempre repondo Os outros 2 tubos ficam sempre guardados para um tragédia de por exemplo eu contaminar uma leva e não perder minhas leveduras.
Se você observar esse 2 tubos reservas mesmo depois de 2 anos são ainda da segunda geração. ..
Bom, é assim que eu faço. ...
Espero ter ajudado.
Abraço
 
Como vc está armazenando essa levedura? apenas armazena o slurry em geladeira?

Quanto as mutações, não necessariamente defeituosas, mas acredito que é possível que elas ocorram devagar, porque vc está sempre armazenando células novas, o desenvolvimento e a mutação são coisas naturais, com o passar do tempo, embora esse processo com certeza será mais lento e levará mais gerações pra ocorrer, porque o ambiente do starter é menos estressante do que o ambiente de fermentação da cerveja.

Um risco que vc corre e que é maior do que o risco da mutação é o de contaminar sua fonte, já que está sempre manipulando, poderia acumular contaminantes que podem acabar surgindo eventualmente no processo de propagação.

De qualquer forma, conheço um cervejeiro aqui da região que reutiliza suas leveduras muitas vezes e com sucesso, chega as vezes a 15 gerações ou mais, porém sempre faz uma lavagem ácida no slurry a cada 3 ou 4 gerações pra mante-lo livre de contaminantes.

Vale acrescentar que esse tipo de banco de slurry em geladeira não permite armazenar muitas cepas, porque seriam usadas com pouca frequência, assim o tempo de armazenagem tem que ser relativamente curto e a manutenção relativamente constante.

Abraço

Fala Tiago!

Estou armazenando com glicerina a 10%. Fiz o seguinte Tiago: de um tubo de fermento líquido fiz um starter e os armazenei em recipientes contendo 50% solução glicerina a 20% e 50% lama do starter. São 20mL de slurry do starter e 20mL de solução glicerina, assim tenho no final um frasco com 40mL de solução a 10%. Mantenho a temperatura de congelador.

Pego um frasco desse, reproduzo em um starter, retiro 20mL do slurry deste starter e reponho o meu banco... para teoricamente nunca acabar. Realmente o que me preocupou é a contaminação, apesar de tomar o maior cuidad: autoclavo tudo em panela de pressão e trabalho em um ambiente fechado com um bico de Bunsen aceso.

Não utilizo o slurry de uma leva para fazer o banco pois as chances de invasores é muito maior do que a manipulação nos starters com um ambiente mais controlado.

Obrigado pela ajuda!
 
Olá Gabriel...
Humm... o que você chama de slurry do starter é o decantado do starter... ok
Cara, sempre que eu via essa técnica da glicerina e congelamento era para ter uma reserva especial para o futuro. Para guardar aquela levedura que você coletou de uma garrafa artesanal de uma cerveja belga que um amigo trouxe de bruxelas, por exemplo...Sempre que eu lia essa tecnica. Se referiam a 1ml, 2ml em um tubinho, daqueles criogênicos que vão para nitrogenio liquido. A técnica é bem trabalhosa e ocupa um espaço importante no seu freezer...
Eu sugiro guardar umas 2 amostras de cada cepa de leveduras em frascos menores congeladas e essas que você usa mais habitualmente em geladeira com a técnica que você preferir. Do contrário em 2 anos de hobby fazendo cerveja, você vai precisar de um freezer separado só para seu banco de leveduras, porque você vai querer coletar amostras de toda cerveja/cepa especial que passar por suas mãos. ...
De qualquer forma você está indo bem!
 
Fala Tiago!

Estou armazenando com glicerina a 10%. Fiz o seguinte Tiago: de um tubo de fermento líquido fiz um starter e os armazenei em recipientes contendo 50% solução glicerina a 20% e 50% lama do starter. São 20mL de slurry do starter e 20mL de solução glicerina, assim tenho no final um frasco com 40mL de solução a 10%. Mantenho a temperatura de congelador.

Pego um frasco desse, reproduzo em um starter, retiro 20mL do slurry deste starter e reponho o meu banco... para teoricamente nunca acabar. Realmente o que me preocupou é a contaminação, apesar de tomar o maior cuidad: autoclavo tudo em panela de pressão e trabalho em um ambiente fechado com um bico de Bunsen aceso.

Não utilizo o slurry de uma leva para fazer o banco pois as chances de invasores é muito maior do que a manipulação nos starters com um ambiente mais controlado.

Obrigado pela ajuda!

Legal cara, quanto a armazenagem vc esta fazendo um dos métodos mais estáveis possiveis em termos de mutação, ja que o metabolismo é praticamente zero.

A questão então seria apenas o que acontece fora da armazenagem, da replicação e passagem das gerações... acho que a única forma de resolver isso seria manter o tubo congelado e tirar pequenas frações dele, replicando sempre a partir da mesma fonte.

Vc poderia passar dali pra uma placa agar, com uma alça de inoculação, ou talvez tirar um mL ou menos com uma pipeta, direto para um starter num tubinho de ensaio.

É uma forma mais trabalhosa de proceder, mas eliminaria com sua preocupação quanto à mutação.

Abraço
 
Bom galera, fiz meu primeiro pequeno banco de leveduras. Estou utilizando a técnica com solução isotônica, mas pretendo depois migrar para a de glicerina.

A única dúvida que estou tendo é a seguinte: quando faço um starter, ao coletar as leveduras, eu preciso lavar esse starter? Para retirar o trub formado? Ou posso deixar 24h na geladeira direito, e do que estiver sedimentado posso tirar amostras para armazenar?

Nessa primeira tentativa não lavei, apenas deixei decantar e da lama formada retirei as amostras... n sei oq vai dar. Daqui um mês tento reanimar uma amostra e preparar um starter.

Olá Gabriel, tem tido exito com o banco de leveduras?
Estou pensando em fazer o mesmo com algumas leveduras que são mais caras, e as que utilizo mais, você poderia me indicar qual técnica das que você testou que funciona melhor?
 
Olá Gabriel, tem tido exito com o banco de leveduras?
Estou pensando em fazer o mesmo com algumas leveduras que são mais caras, e as que utilizo mais, você poderia me indicar qual técnica das que você testou que funciona melhor?

Qualquer uma funciona. Vai depender do que você quer. Se for armazenar uma exemplar, por longo período e depois utilizar - banco congelado é melhor. Se for pra armazenar por um tempo menor e utilizar, solução isotônica é mais indicada.

O grande lance é que você tem que ter um controle muito grande contra contaminações, pq essas leveduras vao estar fracas, estressadas, e quando for reanimá-las e houver um contaminante, provavelmente eles irão sobreviver e estragar sua cerveja.

Atualmente eu faço o seguinte um banco de levedura congelada, para caso necessite no futuro. No entanto, com a que estou ativa vou reutilizando, guardo uma porção do starter na geladeira mesmo caso eu vá utilizar num período próximo, e por aí vai.
 
Qualquer uma funciona. Vai depender do que você quer. Se for armazenar uma exemplar, por longo período e depois utilizar - banco congelado é melhor. Se for pra armazenar por um tempo menor e utilizar, solução isotônica é mais indicada.

O grande lance é que você tem que ter um controle muito grande contra contaminações, pq essas leveduras vao estar fracas, estressadas, e quando for reanimá-las e houver um contaminante, provavelmente eles irão sobreviver e estragar sua cerveja.

Atualmente eu faço o seguinte um banco de levedura congelada, para caso necessite no futuro. No entanto, com a que estou ativa vou reutilizando, guardo uma porção do starter na geladeira mesmo caso eu vá utilizar num período próximo, e por aí vai.

No caso de eu quiser guardar por no máximo 60 dias, posso guardar somente em geladeira, ou precisaria colocar na solução isotônia
 
@RanTao,

Poder pode, mas você tem que ter em mente que a levedura vai perdendo sua viabilidade com o tempo. Será algo similar ao tubo de levedura líquida - ela tem uma data de validade e existem calculadoras que calculam a perda de viabilidade com o tempo.

Para você ter ideia, comprei um tubo da White Labs (WLP500) que já estava próxima do vencimento, uns 4 meses. Deixei ele na geladeira por um bom tempo, quando resolvi startar já estava vencido há uns 2 meses. Mesmo assim resolvi reanima-lo: fiz um starter pequeno de uns 300mL, densidade baixinha e fui subindo gradualmente em cada step.

Consegui reanima-lo, mas tive que levar em consideração que quase não tinham células viáveis ali.

Sobre calculadora de viabilidade, acho que o brewersfriend tem.

Abraço!
 
Aproveitando o tópico...

Posso usar óleo de coco no lugar de óleo mineral? A minha ideia é substituir o óleo mineral que é um derivado de petróleo pelo óleo de coco que é mais natural.
 
Fala Tiago!

Estou armazenando com glicerina a 10%. Fiz o seguinte Tiago: de um tubo de fermento líquido fiz um starter e os armazenei em recipientes contendo 50% solução glicerina a 20% e 50% lama do starter. São 20mL de slurry do starter e 20mL de solução glicerina, assim tenho no final um frasco com 40mL de solução a 10%. Mantenho a temperatura de congelador.

Pego um frasco desse, reproduzo em um starter, retiro 20mL do slurry deste starter e reponho o meu banco... para teoricamente nunca acabar. Realmente o que me preocupou é a contaminação, apesar de tomar o maior cuidad: autoclavo tudo em panela de pressão e trabalho em um ambiente fechado com um bico de Bunsen aceso.

Não utilizo o slurry de uma leva para fazer o banco pois as chances de invasores é muito maior do que a manipulação nos starters com um ambiente mais controlado.

Obrigado pela ajuda!


@gabrielcalo

Pretendo congelar amostras de starter para o "banco Infinito".

Tenho algumas dúvidas.

A glicerina pode ser a Bi-destilada ?

Ao fazer essa mistura (água+ glicerina), devo agitar o tubo para homogenizar com as leveduras antes de congelar ?

Depois de congelada qual o procedimento quando se vai usar... espero descongelar em temperatura ambiente ?

Depois disso, descarto o sobrenadante (água ou dme + Glicerina)?

Por falar nisso, ela (mistura de glicerina/sobrenadante) separa ?

Se tiver a quantidade certa de células viáveis para minha cerveja posso inocular direto ? Ou é sempre necessário fazer um starter, nem que seja para um simples empurrão ...

Agradeço a ajuda.
 
@gabrielcalo

Pretendo congelar amostras de starter para o "banco Infinito".

Tenho algumas dúvidas.

A glicerina pode ser a Bi-destilada ?

Tenho utilizado sem problemas, no entanto, o recomendado é a de origem vegetal.

Ao fazer essa mistura (água+ glicerina), devo agitar o tubo para homogenizar com as leveduras antes de congelar ?


Depois de congelada qual o procedimento quando se vai usar... espero descongelar em temperatura ambiente ?

Depois disso, descarto o sobrenadante (água ou dme + Glicerina)?

Por falar nisso, ela (mistura de glicerina/sobrenadante) separa ?

Se tiver a quantidade certa de células viáveis para minha cerveja posso inocular direto ? Ou é sempre necessário fazer um starter, nem que seja para um simples empurrão ...

Se você tem o n° adequado de células viáveis para que vc faria um starter? O que algumas pessoas fazem é pegar a levedura na quantidade certa e acordar com uma pequena quantidade de mosto e durante o high krausen inocular, para diminuir o lag time, mas não vejo necessidade. Agora, vc precisa avaliar se está utilizando o método certo, conforme explicitei minha opinião em outras respostas, eu, particularmente, não vejo sentido congelar em glicerina uma quantidade enorme de levedura para não precisar starter.

Agradeço a ajuda.

Cara, vou responder apenas aquilo que já não foi respondido neste e em vários tópicos sobre o assunto.
 
Fala @gabrielcalo, primeiramente obrigado pela ajuda Confesso que li bastante aqui no fórum e não achei minhas respostas.
Se puder responder eu agradeço ou se puder indicar os tópicos ou palavras chaves eu procuro.
Não sei o que é, mas a pesquisa não funciona muito bem.

O que ocorre é que deve haver alguma confusão entre o que eu perguntei e o que vc entendeu...

Ao fazer essa mistura (água+ glicerina), devo agitar o tubo para homogenizar com as leveduras antes de congelar ?

Me refiro a mistura com glicerina +agua +leveduras...Não vi nenhum assunto relacionado.

Depois de congelada qual o procedimento quando se vai usar... espero descongelar em temperatura ambiente ?

Confesso que não achei...

Por falar nisso, ela (mistura de glicerina/sobrenadante) separa (após descongelar)?

Me refiro se após descongelar ela fica visível separada...

Obrigado pela atenção!
 
Back
Top