Manifold de cobre ou cpvc para panela de mosturacao

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jonas Lapienis

Active Member
Joined
Sep 3, 2018
Messages
27
Reaction score
5
Pessoal, com o intuito de melhorar a eficiência da mosturacao estou pensando em montar um coletor de cobre ou cpvc para drenar o mosto para a panela de fervura de uma maneira equilibrada, sem criar uma preferência de fluxo.

Vocês tem alguma recomendação para fazer?

Não tenho conseguido uma boa eficiência nas ultimas brassagens e quero ver se com isso consigo melhorar, me baseando no livro do Palmer. Hoje tenho uma panela de 36l com fundo falso e ja consegui eficiências de 80% mas das ultimas vezes estou ficando em torno de 65% e consequentemente não atinjo a OG esperada.

A primeira deia é colocar o coletor de cobre ou cpvc em baixo do fundo falso. A segunda usaria o coletor direto em contato com os graos, sem fundo falso. Para os dois casos construiria o coletor com mais furos mais espaçados próximo da torneira e menos espaçados longe da torneira da panela.
 
Por que não? No livro do palmer mostra vários mash tuns com esses manifolds de cobre. Ja vi vários videos tb.

O cobre tem q ser muito bem limpo para não formar o zinabre, se vc conseguir limpar td por dentro td bem, mas eu utilizaria qualquer outro material muito menos problemático pra isso, dá pra fazer até com mangueira de silicone.
 
O cobre tem q ser muito bem limpo para não formar o zinabre, se vc conseguir limpar td por dentro td bem, mas eu utilizaria qualquer outro material muito menos problemático pra isso, dá pra fazer até com mangueira de silicone.
Não sabia. Acha que com o cpvc rola legal? Tenho medo de por estar próximo ao fundo da panela nao resista ao calor enquanto esquento a agua da brassagem.
 
Não sabia. Acha que com o cpvc rola legal? Tenho medo de por estar próximo ao fundo da panela nao resista ao calor enquanto esquento a agua da brassagem.

Eu não sei te dizer, nunca mexi com esse material e nem manifold. Eu apenas alertei a questão do cobre, pois como é algo q vc vai ter difícil acesso ao interior para garantir q está bem limpo e livre de zinabre eu acho melhor não usar.
 
@Jonas Alves Lapienis como está sendo sua moagem? 90% de problemas de eficiência estão relacionados a moagem. Se você garante que a moagem está ideal, então teste o processo de lavagem Batch Sparge e veja se há melhora na eficiência, se houver melhora, então o seu problema está em caminhos preferenciais como você diz.

Abraços
 
@Jonas Alves Lapienis como está sendo sua moagem? 90% de problemas de eficiência estão relacionados a moagem. Se você garante que a moagem está ideal, então teste o processo de lavagem Batch Sparge e veja se há melhora na eficiência, se houver melhora, então o seu problema está em caminhos preferenciais como você diz.

Abraços
Geralmente peço pra moer o malte mais fino. Onde eu compro malte eles moem duas vezes. Faço isso com o intuito de melhorar a eficiência, será que pode ser isso?
 
Geralmente tende a ter uma maior eficiência em moer mais fino, no entanto dependendo da velocidade da clarificação se for via bomba, pode estar compactando a cama de grãos a ponto de criar os caminhos preferenciais. Faça um teste fazendo lavagem via batch sparge para ver se há melhoras.

Obs: Se você percebe que a compactação da cama de grãos na lavagem, utilize a pá para afofar o malte, simulando o que as apás em cervejarias fazem.
 
Geralmente tende a ter uma maior eficiência em moer mais fino, no entanto dependendo da velocidade da clarificação se for via bomba, pode estar compactando a cama de grãos a ponto de criar os caminhos preferenciais. Faça um teste fazendo lavagem via batch sparge para ver se há melhoras.

Obs: Se você percebe que a compactação da cama de grãos na lavagem, utilize a pá para afofar o malte, simulando o que as apás em cervejarias fazem.
Eu sempre faço lavagem por batch sparge pela simplicidade. Também testei fazer a recirculação manual mesmo, tirando o mosto com uma caneca e jogando de volta com auxilio de uma escumadeira. Da próxima vez quero tentar fazer a mostura com uma proporção de 3l/kg de malte, pois venho usando 2.5l/kg há um bom tempo e deixar por mais tempo, de 1,5h - 2h.
 
Eu sempre faço lavagem por batch sparge pela simplicidade. Também testei fazer a recirculação manual mesmo, tirando o mosto com uma caneca e jogando de volta com auxilio de uma escumadeira. Da próxima vez quero tentar fazer a mostura com uma proporção de 3l/kg de malte, pois venho usando 2.5l/kg há um bom tempo e deixar por mais tempo, de 1,5h - 2h.

Essa mostura pode estar prejudicando mesmo, 2,5 é o minimo que eu utilizo, geralmente uso essa proporção em High Gravity pela limitação do equipamento. Mas pode aumentar tranquilamente para 3,5 a 4L.
 
Essa mostura pode estar prejudicando mesmo, 2,5 é o minimo que eu utilizo, geralmente uso essa proporção em High Gravity pela limitação do equipamento. Mas pode aumentar tranquilamente para 3,5 a 4L.
O ruim é que com o fundo falso tb n consigo colocar muito mais que isso, ainda mais pra cervejas high gravity como vc citou. Vou tentar construir esse coletor de cpvc e nao usar o fundo falso, aumentando a quantidade de água por kilo de malte. Vamos ver se isso ajuda...
 
Acho que as recomendações do livro do Palmer ele se baseia na técnica de infusão simples. Que é muito ultilizada lá. Por isso ele não se preocupou em fazer os coletores com material resistente ao calor.
Acho que se o encanamento ficar em contato com o fundo da panela pode derreter. O metal pode chegar em temperaturas muito maiores do que o mosto.
Você pode montar em uma caixa térmica como eles fazem, assim pode fazer a mostura mais longa sem perder muita temperatura. Só não vai poder fazer as rampas com o fogo diretamente.
 
Acho que as recomendações do livro do Palmer ele se baseia na técnica de infusão simples. Que é muito ultilizada lá. Por isso ele não se preocupou em fazer os coletores com material resistente ao calor.
Acho que se o encanamento ficar em contato com o fundo da panela pode derreter. O metal pode chegar em temperaturas muito maiores do que o mosto.
Você pode montar em uma caixa térmica como eles fazem, assim pode fazer a mostura mais longa sem perder muita temperatura. Só não vai poder fazer as rampas com o fogo diretamente.
Esse também é um dos poréns né, pensei nisso tb. A ideia seria esquentar água numa panela e jogar pra panela de mostura, que não ficará no fogo. Depois colocaria um saco de dormir em volta pra não perder muita temperatura. Gambiarra...
 
Essa mostura pode estar prejudicando mesmo, 2,5 é o minimo que eu utilizo, geralmente uso essa proporção em High Gravity pela limitação do equipamento. Mas pode aumentar tranquilamente para 3,5 a 4L.
Exatamente, 3 litros/Kg é uma boa proporção.
 
Olhem como ta ficando feito de pvc. Ainda tenho que fazer os furos. Espero que de certo.
IMG_20200811_200705.jpg
 
Back
Top