1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Mangueiras atoxicas

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por tonyldo, 23/2/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 23/2/15 #1

    tonyldo

    tonyldo

    tonyldo

    Well-Known Member

    Afiliado:
    23/2/15
    Mensagens:
    57
    Curtidas Recebidas:
    15
    Olá amigos, sou novo do fórum e cervejeiro caseiro. :)
    Já estou fabricando minha própria cerva e aprendendo cada vez mais com o fórum... A minha primeira dúvida é se tem como saber qual mangueira é tóxica ou não apenas com informações q as vezes estão no corpo da mesma ou na embalagem... Pq eu pergunto isso: aqui na minha cidade ninguém sabe me informar se uma mangueira é atoxica ou não. Mas na embalagem do rolo tem as informações técnicas do produto mas não se elas são tóxicas... Essas informações da embalagem podem me dizer se uma mangueira é tóxica ou não?
     
  2. 23/2/15 #2

    Defler

    Defler

    Defler

    Well-Known Member

    Afiliado:
    12/1/14
    Mensagens:
    69
    Curtidas Recebidas:
    9
    Aonde vc compra os seus insumos??? Com certeza la deve vender a mangueira atóxica, que na maioria das vezes é de silicone, abç boas brejas
     
  3. 23/2/15 #3

    tonyldo

    tonyldo

    tonyldo

    Well-Known Member

    Afiliado:
    23/2/15
    Mensagens:
    57
    Curtidas Recebidas:
    15
    Esqueci de comentar esse detalhe eu moro em Aracaju SE. E aqui não temos lojas físicas e pra falar verdade uma comunidade muito pequena de cervejeiros caseiros... E sim compro tudo pela Internet, e vc não imagina o qt eu já gastei de frete... Levando em consideração q 90 % das lojas do ramos estão a uma certa distância então se eu soubesse como identificar uma mangueira atoxica q eu encontro aqui em lojas de ferragens seria de bastante ajuda pra mim :)
     
  4. 23/2/15 #4

    Defler

    Defler

    Defler

    Well-Known Member

    Afiliado:
    12/1/14
    Mensagens:
    69
    Curtidas Recebidas:
    9
    Blz, procura em loja de aquario mangueira de silicone, porem não sei se aguentam temperatura elevada
     
  5. 23/2/15 #5

    Defler

    Defler

    Defler

    Well-Known Member

    Afiliado:
    12/1/14
    Mensagens:
    69
    Curtidas Recebidas:
    9
    Porem 02 metros de mangueira não pesa tanto e nem faz volume rs [emoji481] [emoji481] [emoji481]
     
  6. 23/2/15 #6

    tonyldo

    tonyldo

    tonyldo

    Well-Known Member

    Afiliado:
    23/2/15
    Mensagens:
    57
    Curtidas Recebidas:
    15
    Pois é, eu tb pensava isso mas depois q vc bota no lápis sua brincadeira cervejeira e em específico o frete... Vc senta e chora. Só pra exemplificar: 10 metros de mangueira atoxica cristal em uma loja famosa de sampa a 8,40 o metro da um custo de 40 reais o pac e se for sedex... meu deus!!!
     
  7. 23/2/15 #7

    luizoliveira

    luizoliveira

    luizoliveira

    Well-Known Member

    Afiliado:
    16/1/14
    Mensagens:
    168
    Curtidas Recebidas:
    44
    Sofro do mesmo mal dos fretes como tonyldo.
    Encontrei mangueiras de silicone numa cidade próxima a Fortaleza que são especialistas em mangotes e mangueiras. Se são atóxicas não sei dizer e nem os caras lá. Nunca tive problemas, tenho comigo que sendo 100% de silicone e não tendo cor tá bem próximo do uso.
     
  8. 24/2/15 #8

    thadeupenna

    thadeupenna

    thadeupenna

    Well-Known Member

    Afiliado:
    27/1/14
    Mensagens:
    215
    Curtidas Recebidas:
    59
    Aqui em Volta Redonda encontrei como silicone cirúrgico. É aquela leitosa.
     
  9. 24/2/15 #9

    Tiago

    Tiago

    Tiago

    Well-Known Member Moderador

    Afiliado:
    11/6/13
    Mensagens:
    3,036
    Curtidas Recebidas:
    1,278
    Mangueira atóxica pra brassagem só silicone. As de pvc crystal atóxico que se encontra mais facilmente podem ser usadas na cerveja fria, mas elas não são atóxicas no mosto quente.

    Abraço
     
  10. 24/2/15 #10

    Guenther

    Guenther

    Guenther

    Administrador Moderador

    Afiliado:
    23/4/13
    Mensagens:
    3,826
    Curtidas Recebidas:
    3,135
    Cara, eu acho que as cristais que a WE vende são, mas sinceramente nunca fui ver a temperatura específica. Digo isso porque eles vendem justamente pra isso.

    Abraço,
     
  11. 2/3/15 #11

    tonyldo

    tonyldo

    tonyldo

    Well-Known Member

    Afiliado:
    23/2/15
    Mensagens:
    57
    Curtidas Recebidas:
    15
    Então, alguém que possua as mangueiras cristais que são vendidas na we consultoria poderia verificar se no corpo da mangueira tem alguma informação que defina o material para tentarmos traçar características dessas mangueiras sobre sua toxidade ou não!?
     
  12. 2/3/15 #12

    jalexandre

    jalexandre

    jalexandre

    Well-Known Member

    Afiliado:
    15/11/14
    Mensagens:
    1,458
    Curtidas Recebidas:
    687
  13. 3/3/15 #13

    BrunoMiguell

    BrunoMiguell

    BrunoMiguell

    Well-Known Member

    Afiliado:
    18/9/13
    Mensagens:
    58
    Curtidas Recebidas:
    5
    Na mangueira da WE só tem escrito "Tubo Cristal Atóxico 1/4 x 2,0mm Lote 10628 / Turno 01".
     
  14. 22/10/15 #14

    sergiogorniski

    sergiogorniski

    sergiogorniski

    New Member

    Afiliado:
    22/10/15
    Mensagens:
    2
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa noite pessoal,

    Aproveitando este tópico sobre mangueira...
    Eu sei que a mangueira atóxica cristal tem um limite de 60ºC, mas alguém tem conhecimento do que pode ocorrer caso utilizado em 80ºC? Por exemplo, se é somente perigoso a mangueira se romper, ou pode se tornar tóxico ou dar gosto.
     
  15. 22/10/15 #15

    Tiago

    Tiago

    Tiago

    Well-Known Member Moderador

    Afiliado:
    11/6/13
    Mensagens:
    3,036
    Curtidas Recebidas:
    1,278
    Acredito que a questão não seja rompimento. Deformação (encolhimento) pode até ocorrer, mas também não sei se a indicação se refere isso ou a uma possível toxicidade.

    Como os produtos de PVC recebem vários aditivos pra assumir tantas formas diferentes, pode ser que em altas temperaturas essas mangueiras atóxicas deixem de ser atóxicas. Mas não conheço muito plásticos, posso estar errado.

    De qualquer forma é bom seguir a indicação do fabricante. Prefira mangueiras de silicone pra mosto quente.

    Abraço
     
  16. 22/10/15 #16

    GuilhermeCunha

    GuilhermeCunha

    GuilhermeCunha

    Well-Known Member

    Afiliado:
    31/7/15
    Mensagens:
    144
    Curtidas Recebidas:
    44
    Exatamente, pode ocorrer a liberação de aditivos no mosto quente. O PVC para ter a maleabilidade necessária tem o uso de plastificantes e na maioria são do grupo dos Ftalatos (o mais comum o DOP já está proibido na europa).

    Também já vi muitas pessoas com medo de liberação de HCl devido ao cloro existente no PVC, mas isso só ocorre por volta de 280°C conforme estudos utilizando análises termogravimetricas.

    A mangueira de silicone para mim é a mais indicada, até porque o silicone ao queimar gera vapores de CO2 e um resíduo de sílica que não são tóxicos. Já a mangueira de PVC durante a queima vai gerar compostos clorados muito tóxicos.
     
    Scaranello curtiu isso.

Compartilhe esta Página