Mangueira: como lavar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Eu estou fermentando minha cerveja em um galão de 20L, e vou trasfegar ela para o balde para fazer o envase. Vou comprar e deixar uma mangueira especificamente para sifonar a cerveja. A duvida é, antes e depois de usar, como que eu limpo e sanitize 2m de mangueira fina?
 
Eu lavo com água corrente e deixo ela guardada com álcool dentro. Uso uma pecinha para conectar as duas pontas da mangueira e o álcool não vazar.

Acredito que fazendo isso a chance de contaminação é muito baixa.
 
Eu estou fermentando minha cerveja em um galão de 20L, e vou trasfegar ela para o balde para fazer o envase. Vou comprar e deixar uma mangueira especificamente para sifonar a cerveja. A duvida é, antes e depois de usar, como que eu limpo e sanitize 2m de mangueira fina?

Água corrente e de tempos em tempos pode ferver a mangueira. (Se o material permitir, obviamente).

Eu prefiro sanitizar mangueiras com álcool, pois iodo mancha.

Pode ser usado Ácido Peracético tb
 
Eu deixo guardada ela limpa, antes de usar lavo com água corrente e detergente neutro e sanitizo com ácido peracético ou iodo. E também descarto um pouco de cerveja que sai na primeira utilização.
 
Eu lavo com água corrente e sanitizo com iodo ou ácido peracético (geralmente uso primeiro o iodo e "lavo" com peracético), espirro dentro da mangueira de modo que tenho certeza que o sanitizante entrou em contato com toda a superfície interna da mangueira.

Após o uso eu lavo com água corrente, sanitizo novamente com peracético e guardo normal, sem nada dentro... Mas gostei da ideia do JoaoJuliano, guardar com sanitizante dentro...
 
como todos, lavo bem com água corrente e detergente neutro, enxaguo bem. No dia de usar, taco alcool 70 dentro e dou umas mechidas... quando vou sanitizar algo dentro de algum recipiente com PAC ou alcool costumo mergulhar essas mangueiras mais do dia a dia dentro por um tempo...
 
Back
Top