Manômetro "estragou": não volta pro zero

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valtert

Well-Known Member
Joined
Jun 19, 2014
Messages
432
Reaction score
131
Location
Florianopolis
Comprei o manômetro no ML e usava em garrafas, depois comprei equipamento de CO2 que veio com um manômetro com escala até 10 BAR no regulador, e resolvi trocar pelo que eu usava nas garrafas. Funcionou bem por um bom tempo.

Recentemente coloquei o cilindro na geladeira junto com os postmix e ele ficou meio encostado no evaporador. Pode ter "congelado" o manômetro etc...

Desde então o manômetro não volta mais para o zero.


Alguém já teve algum problema parecido? Alguma dica de como proceder?

Anexo foto do manômetro.

Valeu!
 

Attachments

  • manometro.jpg
    manometro.jpg
    29.5 KB · Views: 39
Olá, cervejeiro.

Cara, isso aconteceu com o meu manômetro de garrafa logo depois da primeira vez que o utilizei. Primeiro ele ficou mais ou menos em 0,5 bar. Depois foi aumentando...e hoje está praticamente em 1,0 bar.

Não faço ideia de por que isso acontece, mas acredito que seja por baixa qualidade do instrumento. Mostrei a uns colegas mecânicos, pra ver se tinha jeito, mas eles me disseram que não valia a pena e que o melhor a fazer seria descontar o valor inicial que ele já está marcando.

Enfim, é isso...acho que não dá mesmo pra fazer alguma coisa.

Abraço e boa sorte!
 
Eu tivo o mesmo problema com um manometro que caiu, ai abri a tampinha traseira e consegui voltar a 0 mexendo em uma engrenagem que tensiona a mola, tu precisa reencaixar ela no ponto certo... Só que, não fiz nenhum teste comparativo p ver se tava aferindo precisamente... mas que voltou a 0, voltou.

Abç
 
Obrigado pelas contribuições! Consegui abrir o meu e "entortar" o tubo para que o ponteiro voltasse para o zero.

Porém, comparando com outro manômetro, a medição ficou completamente diferente. Vou acabar descartando.

Gostaria de ter certeza sobre o quanto é seguro colocar no congelador, não gostaria de perder outro manômetro...
 

Attachments

  • manometro_aberto_2.jpg
    manometro_aberto_2.jpg
    67.6 KB · Views: 61
  • manometro_aberto_1.jpg
    manometro_aberto_1.jpg
    63.6 KB · Views: 61
Comprei o manômetro no ML e usava em garrafas, depois comprei equipamento de CO2 que veio com um manômetro com escala até 10 BAR no regulador, e resolvi trocar pelo que eu usava nas garrafas. Funcionou bem por um bom tempo.

Recentemente coloquei o cilindro na geladeira junto com os postmix e ele ficou meio encostado no evaporador. Pode ter "congelado" o manômetro etc...

Desde então o manômetro não volta mais para o zero.


Alguém já teve algum problema parecido? Alguma dica de como proceder?

Anexo foto do manômetro.

Valeu!
Estragou. Normalmente isso ocorre por queda ou batidas.

Esquece... pode comprar outro, não tem como abrir e arrumar, calibrar, etc.

Abraço,
 
Visitei o tópico recentemente pois tive o mesmo problema.

Encontrei uma solução que pode ajudar, apenas tirando o ponteiro e colocando de volta reposicionando ele no zero. Segue link abaixo do youtube. Abraço.

 
Visitei o tópico recentemente pois tive o mesmo problema.

Encontrei uma solução que pode ajudar, apenas tirando o ponteiro e colocando de volta reposicionando ele no zero. Segue link abaixo do youtube. Abraço.



Testei aqui e aparentemente resolveu. Vlw
 
Back
Top