Manômetro em 3,2 bar, devo me preocupar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 8, 2020
Messages
17
Reaction score
6
Location
Brasil
Bom dia colegas.
Fiz uma red ale com kveik stranda com priming a 9g/L (experimentos!). Com 4 dias de priming na garrafa a 26° o manômetro mostra 3,2 bar, subindo até o momento em 0,4 por dia. Estou usando garrafas de 600ml com tampa estilo growler e PETs. A partir de que pressão devo me preocupar com estouro de garrafas?
 
Já coloquei 9g/l de açúcar em primming por falha nos cálculos (na realidade o fermentador não tinha nível, e julguei pelas anotações haver 300l onde havia apenas 200l...). Como era uma cerveja forte (uns 9% abv) não estorou nenhuma...
Em todo caso, concordo com o Cassiano!
 
Bom dia, nestes 11 anos que faço cerveja nunca coloquei mais que 7,5 g/L. Sempre achei suficiente entre 6,5 e 7 g/L. Acho que você pode reduzir bastante esses 9 g/L nas próximas levas. E sugiro colocar na geladeira o quanto antes, e usando no mínimo um óculos.
 
Bom dia colegas.
Fiz uma red ale com kveik stranda com priming a 9g/L (experimentos!). Com 4 dias de priming na garrafa a 26° o manômetro mostra 3,2 bar, subindo até o momento em 0,4 por dia. Estou usando garrafas de 600ml com tampa estilo growler e PETs. A partir de que pressão devo me preocupar com estouro de garrafas?
Abra uma garrafa e veja se a carbonatação está boa, se estiver ok, coloque essas garrafas na geladeira para estabilizar, um dia a mais pode deixar ela muito carbonatada e atrapalhar na hora de beber. Sim acima de 3,5 bar eu já me preocuparia e no meu ver já está bem carbonatada. Cerveja precisa maturar para arredondar os sabores, se usar demais prime vai acelerar demais o processo e perder qualidade. Use no máximo 6g/lt, após carbonatar, deixe uns 10 dias a frio pra ela maturar.
 
Bom dia colegas.
Fiz uma red ale com kveik stranda com priming a 9g/L (experimentos!). Com 4 dias de priming na garrafa a 26° o manômetro mostra 3,2 bar, subindo até o momento em 0,4 por dia. Estou usando garrafas de 600ml com tampa estilo growler e PETs. A partir de que pressão devo me preocupar com estouro de garrafas?

Respondendo ao título, é bom se preocupar mesmo meu amigo.
Garrafas virgens que não tem nenhum dado (mesmo não visivel) tendem a segura melhor a pressão, mas mesmo assim já é alto.

Pode ter tudo controlado, mas transportar essas garrafas já é complicado e perigoso.

Eu aconselharia a já resfriar elas para estabiizar e baixar a pressão interna

um abraço
 
Bom dia colegas.
Fiz uma red ale com kveik stranda com priming a 9g/L (experimentos!). Com 4 dias de priming na garrafa a 26° o manômetro mostra 3,2 bar, subindo até o momento em 0,4 por dia. Estou usando garrafas de 600ml com tampa estilo growler e PETs. A partir de que pressão devo me preocupar com estouro de garrafas?

obs: concordo com tudo oq disseram acima. Mas acho que ele está usando garrafa PET pro envase, certo? Então o risco de se machucar com estouro é menor, além disso, acredito que a pet aguente mais pressão do que uma garrafa de vidro tradicional. Agora, se for garrafa de vidro, realmente tome bastante cuidado.
 
Obrigado a todos os os comentários.
Para registro e aprendizado:
Os 9 gr/L foram uma experiência e não o praxe.
Eu usei tanto garrafas de vidro de 600 ml (caçulinhas) onde coloquei tampas de encaixe, tipo growler, e PETs de 500ml e 1L. Quando a pressão entrou no vermelho eu as coloquei na geladeira e deixei somente uma PET e a de vidro com o manômetro de fora, para aprender mesmo. Deixei até 4,5 bar e optei por colocá-las na geladeira. Então até 4,5 não explodiu nem a de vidro nem a PET (claro que isso não é garantia nenhuma, somente uma referência).
 
Já tive estouro de pets com 2BAR... Mas ela não chega a explodir, normalmente aparece uma fissura no fundo que faz um chafariz até perder toda pressão. Teve uma que a tampa saiu que nem um foguete e o teto ficou decorado com weiss kkkk...
 
Back
Top