• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Manômetro em 3,2 bar, devo me preocupar?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
8/11/20
Bom dia colegas.
Fiz uma red ale com kveik stranda com priming a 9g/L (experimentos!). Com 4 dias de priming na garrafa a 26° o manômetro mostra 3,2 bar, subindo até o momento em 0,4 por dia. Estou usando garrafas de 600ml com tampa estilo growler e PETs. A partir de que pressão devo me preocupar com estouro de garrafas?

Cassiano Schneider

Well-Known Member
Afiliado
20/5/19
Provavelmente vc está fabricando bombas caseiras. Não sei em qual pressão elas estouram, mas no mínimo vc deve acondicioná-las em local que não lhe causem danos...

Luminos

Well-Known Member
Afiliado
1/4/20
Já coloquei 9g/l de açúcar em primming por falha nos cálculos (na realidade o fermentador não tinha nível, e julguei pelas anotações haver 300l onde havia apenas 200l...). Como era uma cerveja forte (uns 9% abv) não estorou nenhuma...
Em todo caso, concordo com o Cassiano!

Neno

Member
Afiliado
11/9/14
Bom dia, nestes 11 anos que faço cerveja nunca coloquei mais que 7,5 g/L. Sempre achei suficiente entre 6,5 e 7 g/L. Acho que você pode reduzir bastante esses 9 g/L nas próximas levas. E sugiro colocar na geladeira o quanto antes, e usando no mínimo um óculos.

Thiago Zardo

Member
Afiliado
16/8/20
Bom dia colegas.
Fiz uma red ale com kveik stranda com priming a 9g/L (experimentos!). Com 4 dias de priming na garrafa a 26° o manômetro mostra 3,2 bar, subindo até o momento em 0,4 por dia. Estou usando garrafas de 600ml com tampa estilo growler e PETs. A partir de que pressão devo me preocupar com estouro de garrafas?
Abra uma garrafa e veja se a carbonatação está boa, se estiver ok, coloque essas garrafas na geladeira para estabilizar, um dia a mais pode deixar ela muito carbonatada e atrapalhar na hora de beber. Sim acima de 3,5 bar eu já me preocuparia e no meu ver já está bem carbonatada. Cerveja precisa maturar para arredondar os sabores, se usar demais prime vai acelerar demais o processo e perder qualidade. Use no máximo 6g/lt, após carbonatar, deixe uns 10 dias a frio pra ela maturar.

herbinho

Well-Known Member
Afiliado
28/4/17
Bom dia colegas.
Respondendo ao título, é bom se preocupar mesmo meu amigo.
Garrafas virgens que não tem nenhum dado (mesmo não visivel) tendem a segura melhor a pressão, mas mesmo assim já é alto.

Pode ter tudo controlado, mas transportar essas garrafas já é complicado e perigoso.

Eu aconselharia a já resfriar elas para estabiizar e baixar a pressão interna

um abraço

Snoop

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Bom dia colegas.
obs: concordo com tudo oq disseram acima. Mas acho que ele está usando garrafa PET pro envase, certo? Então o risco de se machucar com estouro é menor, além disso, acredito que a pet aguente mais pressão do que uma garrafa de vidro tradicional. Agora, se for garrafa de vidro, realmente tome bastante cuidado.

Afiliado
8/11/20
Obrigado a todos os os comentários.
Para registro e aprendizado:
Os 9 gr/L foram uma experiência e não o praxe.
Eu usei tanto garrafas de vidro de 600 ml (caçulinhas) onde coloquei tampas de encaixe, tipo growler, e PETs de 500ml e 1L. Quando a pressão entrou no vermelho eu as coloquei na geladeira e deixei somente uma PET e a de vidro com o manômetro de fora, para aprender mesmo. Deixei até 4,5 bar e optei por colocá-las na geladeira. Então até 4,5 não explodiu nem a de vidro nem a PET (claro que isso não é garantia nenhuma, somente uma referência).

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Já tive estouro de pets com 2BAR... Mas ela não chega a explodir, normalmente aparece uma fissura no fundo que faz um chafariz até perder toda pressão. Teve uma que a tampa saiu que nem um foguete e o teto ficou decorado com weiss kkkk...