Manômetro de garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sylvio Mello

Member
Joined
Nov 22, 2018
Messages
11
Reaction score
4
Location
Juiz de Fora / MG
Sei que devo esperar a pressão estabilizar pra que eu considere a carbonatação por primming concluída. Mas eu gostaria de saber, qual a pressão máxima que o relógio pode mostrar antes que aconteça uma explosão?
 
Cara, teoricamente as garrafas aguentam 6 bar (não me recordo da fonte) e também teoricamente, não havendo fissuras, defeitos, etc. a tampinha deveria soltar antes da garrafa explodir. Já dei uns moles e mesmo o manômetro passando de 4 bar não estourou a garrafa piloto, que ainda por cima é uma long neck, que é mais frágil que as outras (perdão mas não lembro também de onde tirei isso o_O). De toda forma não seria aconselhável ficar testando os limites, muito menos manipular e/ou bater as garrafas com muita pressão.
 
Last edited:
Calor... cuidado com o calor... Se as garrafas ficarem em uma temperatura superior a 30ºC... fuja!!!
Tente fazer a refermentação entre 20 e 30ºC no máximo, independente de ter ou não manometro.

PS.: O "fuja" foi ironia mas existem grandes chances de sua garrafa explodir mesmo com o priming na quantidade correta se o liquido estiver a mais de 35ºC. Quanto mais quente, mais o liquido se desprende dos gases e, consequentemente a pressão aumenta dentro da garrafa (seria a lógica inversa da carbonatação forçada).

Sei que não foi essa a sua pergunta, mas...
 
Saquei moçada!!!! Eu fiz a pergunta, porque eu fico esperando estabilizar a pressão. Aí quando o ponteiro passa pra parte vermelha a tensão aumenta rsrsrsrsrsr.. Mas foram muito boas as dicas. Valew mesmo!!!
 
Back
Top