Maltes pilsen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marciocaverna

Member
Joined
Feb 24, 2014
Messages
21
Reaction score
1
Olá pessoal,
Estou com a seguinte dúvida, cada vez que vou comprar malte pilsen meu fornecedor tem um diferente, comecei comprando o Argentino, depois só tinha o alemão globalmalt, agora so tem o Belga castle malt. Outro fornecedor me ofereceu o Agrária, o q vcs recomendam? Há muita diferença entre eles?
Obrigado pela ajuda.
 
Márcio, é possível que tenham diferenças, mas não serão nada tão discrepantes. Quaisquer um desses maltes que tu citou tem qualidade.
O único malte pilsen que não prestou até hj é o tal de Maltear, Argentino. Esse era desgraçado... comprei uma vez e desisti.
 
Márcio, é possível que tenham diferenças, mas não serão nada tão discrepantes. Quaisquer um desses maltes que tu citou tem qualidade.
O único malte pilsen que não prestou até hj é o tal de Maltear, Argentino. Esse era desgraçado... comprei uma vez e desisti.

Discordo disso cara, acho que os malte pilsen tem muita diferença sim.
Principalmente europeu vs. america.

compraria malte pilsen alemão ou belga pra fazer cervejas onde eles são o foco (ex. pilsen alemã, trippel, etc...)

e malte pilsen regional como base ou complemento de base de receitas onde ele vai aparecer menos.

Abraço
 
E bota diferença nisto.... Impurezas, integridade dos grãos, uniformidade dos grãos, dureza. E nem chegamos na brassagem ainda...
 
É muito preciosismo.
Tem tantos outros fatores que vão afetar tua cerveja que a diferença no malte pilsen vai ser o de menos... Numa receita em que o malte pilsen é usado como base e coadjuvante, qualquer desses maltes vai funcionar bem. Já ganhei e classifiquei entre os três primeiros em concursos usando pilsen da Global, com pilsen Agrária e Castle... Acho que posso falar de cadeira... Mas se vcs têm o paladar tão apurado assim...
 
É muito preciosismo.
Tem tantos outros fatores que vão afetar tua cerveja que a diferença no malte pilsen vai ser o de menos... Numa receita em que o malte pilsen é usado como base e coadjuvante, qualquer desses maltes vai funcionar bem. Já ganhei e classifiquei entre os três primeiros em concursos usando pilsen da Global, com pilsen Agrária e Castle... Acho que posso falar de cadeira... Mas se vcs têm o paladar tão apurado assim...
Ronaldo, em quais estilos? Isso depende muito do estilo.

Se vais fazer cervejas cheias de maltes especiais, lúpulo, etc, eu concordo.. vai fazer pouca diferença.

Agora, faça uma lager razoavelmente fraca usando um alemão, e outra usando o argentino... a diferença vai ser grande. Também já cheguei bem em concursos utilizando agraria, etc, mas isso não quer dizer que não há diferença.

Eu sempre dou preferência por utilizar maltes da região em questão, de acordo com o estilo. Se vou fazer uma alemã, prefiro os maltes alemães. Se vou fazer inglesa, maltes ingleses, e por aí vai.

O melhor pilsen que já utilizei foi um holandês que foi vendido um tempo na WE, mas não mais.

O da Agraria serve pra maioria das coisas. O argentino também, mas eu acho muito sujo.

Abraço,
 
Guenther,

Olha o que falei:

"Numa receita em que o malte pilsen é usado como base e coadjuvante, qualquer desses maltes vai funcionar bem."

O mais engraçado é que tu costumas usar maltes provenientes do local do estilo que vais brassar. No entanto, o malte pilsen que tu mais gostou é de um local que não tem estilo algum associado a ele... rs!

No final, acredito que estamos na mesma página.

Abs
 
Guenther,

Olha o que falei:

"Numa receita em que o malte pilsen é usado como base e coadjuvante, qualquer desses maltes vai funcionar bem."

O mais engraçado é que tu costumas usar maltes provenientes do local do estilo que vais brassar. No entanto, o malte pilsen que tu mais gostou é de um local que não tem estilo algum associado a ele... rs!

No final, acredito que estamos na mesma página.

Abs
Desculpe Ronaldo, não prestei atenção direito aquela parte.

Mas é isso mesmo, eu tento seguir a origem do estilo.... não que eu ache melhor ou pior, é simplesmente pra tentar chegar o mais perto.

No entanto, o Pilsen que eu mais gostei até hoje foi o Holandes.

Abraço,
 
Eu ainda não usei o malte argentino produzido pela Maltear mas percebi que muitos reclamaram das impurezas e até mesmo da turbidez deixada por ele no produto final.

Contudo, existe o malte argentino produzido pela Cargill, que usei várias vezes e não tive do que reclamar quando usado como malte base. Ele deixa a desejar na questão de complexidade em sabor, mas alguém tem alguma experiência ruim para relatar com ele?
 
Eu compraria o Cargill novamente. A impressão que eu tive com ele foi igual a sua.
 
tem problema usar malte alemão pra fazer uma receita belga? n achei pra comprar em bh
 
Marcio boa tarde,
Não tenho muita experiencia ainda para falar na diferenciação entre os maltes bases, mas relembrando uma discussão em grupo de cervejeiros aqui em BH isso ai deu até "tira-teima", de certo a maioria indica o alemão globalmalt e em segundo lugar o nacional da agralia.
 
Não tenho nada a reclamar dos maltes Pilsen da Agrária. 90% das medalhistas do Festival Brasileiro usam Agrária como malte base. Tive a oportunidade de acompanhar de perto uma produção na Agrárias e pude ver a monstruosidade do negócio deles.

Sobre maltes alemães, iria nos Weyermann, inclusive são distribuídos oficialmente pela Agrária.
 
Eu ainda não usei o malte argentino produzido pela Maltear mas percebi que muitos reclamaram das impurezas e até mesmo da turbidez deixada por ele no produto final.

Contudo, existe o malte argentino produzido pela Cargill, que usei várias vezes e não tive do que reclamar quando usado como malte base. Ele deixa a desejar na questão de complexidade em sabor, mas alguém tem alguma experiência ruim para relatar com ele?
Notei que moer o Cargill manualmente é muito dificil. Os outros quebram naturalmente enquanto você vai girando a alavanca, enquanto o Cargill vai entupindo e e você tem que girar em sentido contrario para desobstruir. Parece que ele gruda nos discos do moedor.
Levo umas tres vezes mais tempo pra moer o Cargill do que o Global, por exemplo. Parece que ele é mais úmido.
Por esse motivo pra mim o Cargill não compensa.
 
Usei o Pilsen da Cargil algumas vezes, o resultado final foi muito bom. A única observação é sobre a quantidade de impurezas (galhos, etc..) que realmente é grande.
O que tenho feito é utilizar mais os maltes Pale, o da wayermann é bom. Para quem faz pequenas quantidades até que compensa...mas quem faz muito encarece muito a receita.
 
E o que me dizem do BestMalz comparado ao Globalmalt? Encontrei na mesma faixa de preço.
 
Outro que apareceu agora é o malte finlandês Viking. Alguém já usou? O preço está mito bom.
 
Outro que apareceu agora é o malte finlandês Viking. Alguém já usou? O preço está mito bom.

Tô no final de uma saca desse pilsen da Viking, não fiz nada limpo com ele, apenas APAs, IPAs, etc. Mas estou bem contente com o resultado, definitivamente tem um sabor maltado mais pronunciado lembrando um pouco amêndoas... me lembra um pouco um malte pale ale inglês nesse aspecto. A cor também é um pouco mais escura, mas não muito.
Em resumo, ótimo produto, recomendo!
 
Tô no final de uma saca desse pilsen da Viking, não fiz nada limpo com ele, apenas APAs, IPAs, etc. Mas estou bem contente com o resultado, definitivamente tem um sabor maltado mais pronunciado lembrando um pouco amêndoas... me lembra um pouco um malte pale ale inglês nesse aspecto. A cor também é um pouco mais escura, mas não muito.
Em resumo, ótimo produto, recomendo!
Obrigado! Pensei que na Finlândia só nascia gelo, kkk, mas pelo jeito eles tem um malte decente.
Vou experimentar esse Viking.
 
Back
Top