Malte Whisky ... Receita ... opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Barone Flavio

Well-Known Member
Joined
Aug 24, 2019
Messages
188
Reaction score
95
Boa noite
Gostaria da opinião dos mais experientes ..... pretendo fazer a seguinte receita

OG 1061 FG 1010 IBU 50 EBC 25

Munich 55 % Smoked Malt 30 % Malte Centeio 6% Malte Whisky 5% Melanoidina 4%

Alguém já usou MALTE WHISKY ??
 
Fala Barone,

Já usei, mas pra fazer Whiskey. Na minha receita, a 10%, defumado Peated (e não smoked), ficou bastante intenso antes da destilação e ainda bem presente após destilação (simples em Pot Still). Reduziu com a maturação no carvalho.

Falando de cerveja, sim, em Wee Heavy, mas bem menos que 5%, tipicamente 2oz em 20l, ou seja, entre 1 e 2%.

Só um detalhe, näo sei se o Smoked (que é defumado com madeira, tipicamente carvalho e o sensorial puxa pro Bacon) e o Whisky (defumado com turfa) casariam bem na mesma receita. Eu escolheria um deles apenas. Acho fantástico o Smoked pra fazer cervejas na escola da Schlenkerla.

De qq forma, teste interessante.

Abs
 
Last edited:
Fala Barone,

Já usei, mas pra fazer Whiskey. Na minha receita, a 10%, defumado Peated (e não smoked), ficou bastante intenso antes da destilação e ainda bem presente após destilação (simples em Pot Still). Reduziu com a maturação no carvalho.

Falando de cerveja, sim, em Wee Heavy, mas bem menos que 5%, tipicamente 2oz em 20l, ou seja, entre 1 e 2%.

Só um detalhe, näo sei se o Smoked (que é defumado com madeira, tipicamente carvalho e o sensorial puxa pro Bacon) e o Whisky (defumado com turfa) casariam bem na mesma receita. Eu escolheria um deles apenas. Acho fantástico o Smoked pra fazer cervejas na escola da Schlenkerla.

De qq forma, teste interessante.

Abs
Fala Barone,

Já usei, mas pra fazer Whiskey. Na minha receita, a 10%, defumado Peated (e não smoked), ficou bastante intenso antes da destilação e ainda bem presente após destilação (simples em Pot Still). Reduziu com a maturação no carvalho.

Falando de cerveja, sim, em Wee Heavy, mas bem menos que 5%, tipicamente 2oz em 20l, ou seja, entre 1 e 2%.

Só um detalhe, näo sei se o Smoked (que é defumado com madeira, tipicamente carvalho e o sensorial puxa pro Bacon) e o Whisky (defumado com turfa) casariam bem na mesma receita. Eu escolheria um deles apenas. Acho fantástico o Smoked pra fazer cervejas na escola da Schlenkerla.

De qq forma, teste interessante.

Abs
Opa ...
Obrigado Persevali .... a questão é que curto muito whisky turfado ... tipo ARBEG ..e gostaria de adicionar esse aroma na cerveja ...então pensei no Peated e no Smoke .... mas vou seguir seu conselho ....apenas o Peated .... mas acho que vou com 10% .... o que tu acha ?
 
Opa ...
Obrigado Persevali .... a questão é que curto muito whisky turfado ... tipo ARBEG ..e gostaria de adicionar esse aroma na cerveja ...então pensei no Peated e no Smoke .... mas vou seguir seu conselho ....apenas o Peated .... mas acho que vou com 10% .... o que tu acha ?

Fala Barone,
Ardbeg é demais!

Após ler sua mensagem, voltei na minha receita de Peated Whisky para relembrar os %:
1) 60% Pilsner
2) 30% Peated
3) 10% Flaked Oats

Lembrando que o Wash (fermentado antes da destilação) do Whiskey é quase cerveja, só não está lupulado nem carbonatado. Eu (é claro!!!!) experimentei depois da fermentação e antes da destilação e me lembro bem que o defumado da turfa era bastante presente, tanto no sabor como no aroma (até mais no aroma), mas não era desagradável pra quem gosta de turfa (eu gosto).

Eu mandaria bala, excelente experiência.

Abs
 
Fala Barone,
Ardbeg é demais!

Após ler sua mensagem, voltei na minha receita de Peated Whisky para relembrar os %:
1) 60% Pilsner
2) 30% Peated
3) 10% Flaked Oats

Lembrando que o Wash (fermentado antes da destilação) do Whiskey é quase cerveja, só não está lupulado nem carbonatado. Eu (é claro!!!!) experimentei depois da fermentação e antes da destilação e me lembro bem que o defumado da turfa era bastante presente, tanto no sabor como no aroma (até mais no aroma), mas não era desagradável pra quem gosta de turfa (eu gosto).

Eu mandaria bala, excelente experiência.

Abs
Aeeeeeee Persevalli

A breja vai ficar assim ....70 % Maris Other .... 20% Peated ...10% Melano pra dar um caráter de decocção ...maltado
Agora o problema é achar o Peated ... e que não seja velho ...com poucos fenóis

Ficaremos em sintonia

Obrigado
WHISKI -2.jpg
 
Fala Barone,
Ardbeg é demais!

Após ler sua mensagem, voltei na minha receita de Peated Whisky para relembrar os %:
1) 60% Pilsner
2) 30% Peated
3) 10% Flaked Oats

Lembrando que o Wash (fermentado antes da destilação) do Whiskey é quase cerveja, só não está lupulado nem carbonatado. Eu (é claro!!!!) experimentei depois da fermentação e antes da destilação e me lembro bem que o defumado da turfa era bastante presente, tanto no sabor como no aroma (até mais no aroma), mas não era desagradável pra quem gosta de turfa (eu gosto).

Eu mandaria bala, excelente experiência.

Abs

Aeeeeeee Persevalli

A breja vai ficar assim ....70 % Maris Other .... 20% Peated ...10% Melano pra dar um caráter de decocção ...maltado
Agora o problema é achar o Peated ... e que não seja velho ...com poucos fenóis

Ficaremos em sintonia

Obrigado
 

Attachments

  • WHISKI -2.jpg
    WHISKI -2.jpg
    58.4 KB · Views: 1
Fala Barone,
Ardbeg é demais!

Após ler sua mensagem, voltei na minha receita de Peated Whisky para relembrar os %:
1) 60% Pilsner
2) 30% Peated
3) 10% Flaked Oats

Lembrando que o Wash (fermentado antes da destilação) do Whiskey é quase cerveja, só não está lupulado nem carbonatado. Eu (é claro!!!!) experimentei depois da fermentação e antes da destilação e me lembro bem que o defumado da turfa era bastante presente, tanto no sabor como no aroma (até mais no aroma), mas não era desagradável pra quem gosta de turfa (eu gosto).

Eu mandaria bala, excelente experiência.

Abs
Bom dia tava vendo aqui , o Peated tem de 5 a 15 ppm de fenóis ... e o Whiskey de 30 a 45 ppm de fenóis ...então se eu usar 20 % é mais do que tu usou ?.....é isso ?
 

Attachments

  • WHISKI -2.jpg
    WHISKI -2.jpg
    58.4 KB · Views: 3
Fala Barone,

O que usei era 35 a 40 ppm de Fenóis.
Eu näo fui preciso qdo escrevi Peated acima, me referi ao estilo de defumação, mais correto era eu ter escrito Malte Whisky.
Usei Castle Malting.

Abs
 
Fala Barone,

O que usei era 35 a 40 ppm de Fenóis.
Eu näo fui preciso qdo escrevi Peated acima, me referi ao estilo de defumação, mais correto era eu ter escrito Malte Whisky.
Usei Castle Malting.

Abs
Valeu .....obrigado
 
Fala Barone,

O que usei era 35 a 40 ppm de Fenóis.
Eu näo fui preciso qdo escrevi Peated acima, me referi ao estilo de defumação, mais correto era eu ter escrito Malte Whisky.
Usei Castle Malting.

Tá aí , 35 % Malte Whisky , ficou bom demais .. tô pensando em aumentar
 

Attachments

  • VID_20210731_152504721.mp4
    17.2 MB
Fala Barone,
Ardbeg é demais!

Após ler sua mensagem, voltei na minha receita de Peated Whisky para relembrar os %:
1) 60% Pilsner
2) 30% Peated
3) 10% Flaked Oats

Lembrando que o Wash (fermentado antes da destilação) do Whiskey é quase cerveja, só não está lupulado nem carbonatado. Eu (é claro!!!!) experimentei depois da fermentação e antes da destilação e me lembro bem que o defumado da turfa era bastante presente, tanto no sabor como no aroma (até mais no aroma), mas não era desagradável pra quem gosta de turfa (eu gosto).

Eu mandaria bala, excelente experiência.

Abs


Fiz Uma Porter com 20% desse malte turfado (Peated)......ficou divina!!!!!!!
 
Back
Top