Malte seco (DME) para carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 23, 2019
Messages
7
Reaction score
0
Location
São João del-Rei
Olá cervejeiros, todo mundo bem?

Seguinte: em todas as minhas cervejas, realizei a carbonatação com adição de açúcar (priming). Por uma questão mais mercadológica mesmo, pretendo adequar minhas receitas para a Lei de Pureza Alemã. Quero fazer tudo certinho, sem mentir que não há adição de nenhum outro ingrediente que não água, malte, lúpulo e levedura.

Não tenho a opção de carbonatar com CO², pois em minha cidade não há a disponibilidade dos cilindros. Então pesquisando sobre o assunto vi que o ideal para esse caso é utilizar o malte seco (DME). Mas não encontrei o cálculo para carbonatação.

Alguém aqui sabe qual cálculo deve ser feito? E aproveitando o tema da Lei de Pureza Alemã, utilizar whirfloc descaracteriza? Porque para clarificação, só sei de whirfloc e gelatina neutra.

Obrigado desde já!
 
Olá cervejeiros, todo mundo bem?

Seguinte: em todas as minhas cervejas, realizei a carbonatação com adição de açúcar (priming). Por uma questão mais mercadológica mesmo, pretendo adequar minhas receitas para a Lei de Pureza Alemã. Quero fazer tudo certinho, sem mentir que não há adição de nenhum outro ingrediente que não água, malte, lúpulo e levedura.

Não tenho a opção de carbonatar com CO², pois em minha cidade não há a disponibilidade dos cilindros. Então pesquisando sobre o assunto vi que o ideal para esse caso é utilizar o malte seco (DME). Mas não encontrei o cálculo para carbonatação.

Alguém aqui sabe qual cálculo deve ser feito? E aproveitando o tema da Lei de Pureza Alemã, utilizar whirfloc descaracteriza? Porque para clarificação, só sei de whirfloc e gelatina neutra.

Obrigado desde já!

Oi blz, acho que essa calculadora é o que vc precisa, alias o site tem varias outras muito boas.
https://www.brewersfriend.com/gyle-and-krausen-priming-calculator/
So para ficar claro consiste em usar mosto não fermentado para carbonatar.
Edit, essa thread tem bastante informação sobre isso.
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/priming-utilizando-gyle.407706/
 
Last edited:
E aproveitando o tema da Lei de Pureza Alemã, utilizar whirfloc descaracteriza? Porque para clarificação, só sei de whirfloc e gelatina neutra.
Para clarificação também tem o Biofine: https://www.homebrewtalk.com.br/threads/biofine-modo-de-uso.403762/

Devolvo a sua pergunta com 4 perguntas. Whirloc é água? Whirfloc é malte? Whirfloc é lúpulo? Whirfloc é levedura?

Aliás, a Lei Alemã da Pureza e não Lei de Pureza Alemã (Sim, faz uma baita diferença. E a Lei só valia para a Baviera e não para a Alemanha inteira) de 1516 permitia apenas 3 ingredientes já que a levedura ainda era desconhecida à época. Só pode usar água, malte e lúpulo se quiser colocar a lei no rótulo.

Honestamente? Considero uma bobagem (não se ofenda, por favor!) essa fissura de querer replicar uma lei de 1516 que tinha foco no mercado/impostos e não na qualidade do produto. Sua estratégia terá um alcance bem limitado, com foco nas pessoas que desconhecem a lei e que tem conhecimento mais básico sobre cerveja artesanal.
Lei da Pureza Alemã não é sinônimo de cerveja de qualidade.
Assim como Puro Malte não é sinônimo de cerveja de qualidade.
Assim como cerveja com milho não é sinônimo de cerveja ruim (apesar de a maioria ser).

A rigor se quiser seguir a lei não pode utilizar nem os sais para correção da dureza da água, nem CO2 para carbonatar. No meu ponto de vista é um equívoco.

Mas voltando ao tema, o mjay já deu a solução de usar mosto não-fermentado para a carbonatação como substituição ao açúcar. Mas ainda assim você terá a levedura, que não faz parte da Lei Alemã da Pureza de 1516.
 
Back
Top