Malte ruim????

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Francisco Mattos

Well-Known Member
Joined
May 5, 2019
Messages
53
Reaction score
2
Location
Araruama
Bom dia!

Faço cerveja em casa a praticamente 2 anos, a mais de 1 ano utilizo o malte pilsen Agrária. Até então eu nunca tinha tido problemas com o off flavor DMS e após a última saca de malte adquirida, em TODAS as brassagens realizadas (5 no total) ou esse off flavor apareceu ou a atenuação não aconteceu como deveria.

Não mudei nada no processo.
O resfriamento do mosto é feito da mesma forma, através de um chiler de contrafluxo.
Levedura nova utilizada (US-05 - 1 pacote e meio para 40 litros).

Supondo que eu não tenho vacilado no processo (creio que não), o problema poderia estar no malte?
 
Francisco,

Está mandando a quanto pro fermentador, 40 graus pode ser uma explicação pra esse DMS. Nao que esteja mandando. Uso agraria até hoje e ainda não tive problemas.
 
Fala Francisco! Tem que dar uma atenção especial na sanitização. No início quando o equipamento, fermentadores, chiler. etc. são novos tudo é uma maravilha. Mas com o tempo conforme e como tu limpa podem ficar ranhuras onde se acumulam sujeiras. Este pode ser um possível motivo. Deve-se dar uma atenção especial ao fermentador e nesse teu chiler. Outro detalhe é onde se armazena o malte. Eu só compro em sacas guardo em um armário completamente fechado, sem luz ou calor. A moagem só faço na hora da brassagem. Compro de várias marcas, mas como base utilizo o Agrária e conforme o Bruno fala, também nunca tive problemas. Só ferrei uma brassagem, logo no início, acho que na minha quinta, por contaminação via fermentador, a ceva virou um vinagre, não deu para usar nem pra tempero.
 
Fala Francisco! Tem que dar uma atenção especial na sanitização. No início quando o equipamento, fermentadores, chiler. etc. são novos tudo é uma maravilha. Mas com o tempo conforme e como tu limpa podem ficar ranhuras onde se acumulam sujeiras. Este pode ser um possível motivo. Deve-se dar uma atenção especial ao fermentador e nesse teu chiler. Outro detalhe é onde se armazena o malte. Eu só compro em sacas guardo em um armário completamente fechado, sem luz ou calor. A moagem só faço na hora da brassagem. Compro de várias marcas, mas como base utilizo o Agrária e conforme o Bruno fala, também nunca tive problemas. Só ferrei uma brassagem, logo no início, acho que na minha quinta, por contaminação via fermentador, a ceva virou um vinagre, não deu para usar nem pra tempero.
 
Oi Rodrigo, já até troquei de chiler, as bombonas eu lavo com água e depois com iodofor. Já olhei o interior das mesmas e não existem ranhuras.
 
Cara, acho q teu problema está na fermentação, pode ser termômetro desregulado. Mas tb acho pouco fermento, outro detalhe é q vc usa 1 e meio (esse meio pode estar zuado pq já foi aberto) acredito q seja melhor usar um pacote fazendo starter de 2 dias. Começa com 1 litro e depois de 24hs aumenta pra 2 litros e vai tranquilo.
 
Back
Top