Gustavobonatto
Member
Ola pessoal? conhecem este malte nacional? alguma opinião?
grato
grato
Ola Mario! cara que sacada a sua! valeu, eu nao tinha pensado nessa possibilidade, sempre monitoro a brassagem com dois termometro mas nessa eu nao fiz, nunca tinha acontecido os termometros darem errro alem do normal. vou ficar atento nesta proxima.Aparentemente, a levedura só comeu o Açúcar.
vc conferiu se seu termômetro está ok?
Nada a ver com o assunto em si, mas me chamou a atenção o fermento usado... Eu costumava usar fermentos da fermmentolabs (muito bons por sinal), mas eles fecharam as portas no inicio da pandemia, visto que eles eram encubados dentro da UFRGS e não puderam se manter... Você está replicando o fermento ou eles voltaram a ativa? Ou ainda fez algum aquisição recente? Nesse ultimo caso eu imagino que o mesmo poderia estar comprometido.Entao galera minha experiencia foi estranha..rsrsrs. moi 7 kilos, faco a mostura com 26 litros de agua, depois faco a lavagem com uns 22 litros, levo para a fervura uns 43 litros, no fermentador uns 33 litros e envaso uns 30/28 litros...so pra ter uma nocao...
a og era para ser uns 1.046 por ai,,,porem o que me deixou grilado e que o teste do iodo fica sempre preto, indicando muito amido, e nada de conversao e a og em 1.020...fiquei nessa 2 horas....de mostura.......fiz a lavagem e mandei ferver.......e o mosto muito estranho e ficando preto o teste.....nao clarificava nem a pau....
a og baixa....mandei 500g de acucar....para aumentar...subiu para 1.040 og final pos fervura.
eu percebi que ja deu tudo errado porem quis ir ate o final queria ver o que ia virar aquilo lkkkk
enfim resfrie o mosto, 27 graus e inoculei a levedura...foi uma kveik chamada mango rosa da ferment labs.....deixei nos 25 graus e deixei uma semana.
a fg ficou em 1.020... cold crash de 3 graus uns 3 dias...e nada de decantar.....um cheiro estranho e gosto ruim...
enfim sabia que ia jogar fora...e assim foi..
vou fazer a mesma cerva igualzinho para testar
tem um detalhe aqui que nao contei, fiz a cerva na sexta.....eu enchi as panelas na quarta e coloquei 5 gotas de vitamina c na agua. assim ficou 48 horas para antes da brassagem....nao sei se foi.
enfim fica meu relato ai,
valeu
Enter your email address to join:
Register today and take advantage of membership benefits.
Enter your email address to join: