Malha inox para cesto de grãos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 7, 2018
Messages
21
Reaction score
4
Location
Vila Velha, ES
Bom dia!!

Pessoal, estou montando setup com panela de 130 litros (55 cm de diâmetro), e penso em um cesto feito com panela de 70 litros (45cm de diâmetro).

Pro cesto eu vou tirar o fundo da panela deixando uma borda de 1 cm pra parafusar uma malha de inox. Mas ainda tenho dúvida sobre a melhor malha pra garantir uma boa recirculação!

*** Considerando uma moagem adequada! Sei que isso é essencial!
 
Mano, experiência própria, já fiz uma panela assim e o que melhorou minha eficiência foi furar a panela nas laterais, até a metade. Se precisar de umas fotos tem nos meus posts...
 
Bom dia!!

Pessoal, estou montando setup com panela de 130 litros (55 cm de diâmetro), e penso em um cesto feito com panela de 70 litros (45cm de diâmetro).

Pro cesto eu vou tirar o fundo da panela deixando uma borda de 1 cm pra parafusar uma malha de inox. Mas ainda tenho dúvida sobre a melhor malha pra garantir uma boa recirculação!

*** Considerando uma moagem adequada! Sei que isso é essencial!
Minha sugestão é a malha 30 de inox. No grupo cervejeiro que temos, o pessoal tem utilizado ela neste mesmo sistema que você esta fazendo, e o resultado é muito bom.
Eu não faria furo na lateral da panela, apenas recortaria o fundo onde será instalada a malha 30 de inox, pois deste modo a eficiência, filtragem e clarificação ficam bem melhor. Isso com base na experiência de um colega que já testou ambos os modelos. A eficiência e clarificação dele é sensacional... Eficiência dele esta por volta de 75% a 77%.
Abaixo a foto do sistema dele.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-05-19 at 09.07.08.jpeg
    WhatsApp Image 2021-05-19 at 09.07.08.jpeg
    45.6 KB · Views: 95
Minha sugestão é a malha 30 de inox. No grupo cervejeiro que temos, o pessoal tem utilizado ela neste mesmo sistema que você esta fazendo, e o resultado é muito bom.
Eu não faria furo na lateral da panela, apenas recortaria o fundo onde será instalada a malha 30 de inox, pois deste modo a eficiência, filtragem e clarificação ficam bem melhor. Isso com base na experiência de um colega que já testou ambos os modelos. A eficiência e clarificação dele é sensacional... Eficiência dele esta por volta de 75% a 77%.
Abaixo a foto do sistema dele.

Opa, obg pelo retorno.

Pesquisando tbm encontrei uma referência sobre essa malha 30. Ela tem abertura de 0,55 mm.

Tô achando que vou montar com esse esquema mesmo..se achar que não tá legal, penso nos furos na lateral..
 
Cada experiência é uma experiência... Eu já melhorei minha eficiência com os furos laterais, até a metade da panela. Os furos são de 3mm, e mesmo com essa vazão toda já tive problemas de transbordamento em brassagens que usam muito malte. O limite para essa panela minha é de 16Kg, é uma N45 e uso ela dentro de uma N60. (inclusive está tudo à venda lá no post de compra e venda)
 

Attachments

  • 20210416_101635.jpg
    20210416_101635.jpg
    52.9 KB · Views: 35
  • 20210416_101628.jpg
    20210416_101628.jpg
    43.6 KB · Views: 35
  • 20210416_101646.jpg
    20210416_101646.jpg
    43.3 KB · Views: 33
vcs vao querer me matar, mas eu tenho duas panelas de 80 litros e tenho eficiencia de 75% a 80% usando bazooka.....ja tentei varias vezes mudar para recirculação continua com fundo falso e nunca me dei bem, sempre atingia no máximo 60% de eficiencia.
Hoje faço batch sparge e tenho uma boa "repitibilidade" de receitas....
 
Back
Top