Malha de inox para adição de lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmoraes

Active Member
Joined
Mar 20, 2018
Messages
41
Reaction score
9
Boa tarde!

Olhei uma malha de inox para adição de lúpulo e adjuntos durante a fervura no mercado livre e queria a opinião de alguém se o equipamento é realmente eficiente e diminui bem o trub.

Abaixo a foto do acessório.

upload_2018-7-25_12-27-43.png
 
Boa tarde!

Olhei uma malha de inox para adição de lúpulo e adjuntos durante a fervura no mercado livre e queria a opinião de alguém se o equipamento é realmente eficiente e diminui bem o trub.

Abaixo a foto do acessório.

View attachment 120652

Eu nunca usei, mas um camarada da Acerva comprou e se arrependeu. Segundo ele os óleos do lúpulo ficavam boiando dentro do cesto, e não diluindo no mosto como deveriam...
 
Na minha primeira brassagem usei hopbag, que é o mesmo conceito, depois desse dia nunca mais. Mesmo sem experiência na época, notei que o lúpulo ficava todo preso dentro do bag junto com os óleos, criando uma camada em volta do bag que não deixava sair. Não pretendo voltar a usar.
Acredito que deva ser mais vantajoso usar para especiárias, como o @luciofialho citou.
 
Quando uso muito lúpulo em casos de NEIPAs ou IPAs coloco o hopbag na saída da mangueira que leva o mosto da fervura para o fermentador. Todo trub grosso de lúpulo e demais componentes fica retido ali.
 
Quando uso muito lúpulo em casos de NEIPAs ou IPAs coloco o hopbag na saída da mangueira que leva o mosto da fervura para o fermentador. Todo trub grosso de lúpulo e demais componentes fica retido ali.
Boa ideia!

Acredito que como voce faz parece compensar mais sem grandes custos.

Abraço!

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
 
Muitos colegas aqui falaram que boa parte dos óleos essenciais ficam dentro do hop spider, é difícil de limpar e tal, mas seguindo o princípio do BIAB, se fizessem uma lavagem do lúpulo dentro dele com o próprio mosto, ou agitasse o HS dentro do mosto fervendo (sem deixar sair, lógico) será que não daria maior resultado, preservando do excesso de trub?
 
Muitos colegas aqui falaram que boa parte dos óleos essenciais ficam dentro do hop spider, é difícil de limpar e tal, mas seguindo o princípio do BIAB, se fizessem uma lavagem do lúpulo dentro dele com o próprio mosto, ou agitasse o HS dentro do mosto fervendo (sem deixar sair, lógico) será que não daria maior resultado, preservando do excesso de trub?

Talvez. A experiência é válida.
Pretendo fazer um teste parecido, com um hopbag de voil que construi...
 
Vejam só, não tenho experiência prática com esse tipo de equipamento, mas em quase todos os setups automatizados que vejo lá na gringa a galera usa hopspyder de inox tranquilamente, para qualquer estilo de breja. Até em NEIPAs que requerem uma alta carga de lúpulos no steep-hopping e precisam de uma boa liberação dos óleos essenciais os caras jogam tudo dentro da cesta de inox e deixam no whirlpool lento pelo tempo necessário.

Sei lá... mas se fosse esse atraso de vida o amigo @damigol relatou os setups modernos já teriam descartado esse equip.... É uma questão de esperar a opinião de alguém que realmente usou ou usa pra chegarmos a melhores conclusões.
 
Eu nunca usei, mas um camarada da Acerva comprou e se arrependeu. Segundo ele os óleos do lúpulo ficavam boiando dentro do cesto, e não diluindo no mosto como deveriam...
Com todo o respeito eu não acredito no seu camarada. Mosto a 100 °C, agitação a mil e o óleo "preso no cesto"?

Hop spiders são utilizados mundo afora, são utilizados inclusive para dry-hop e não vejo relatos de problemas nos fóruns daqui nem de fora. Talvez ele teve uma má experiência com um lúpulo velho ou mal acondicionado e deu no que deu.
 
Eu uso esse equipamento e quando lembro realmente dou uma mexida, levantada, nele, mas nunca notei nada preso nele além da massa verde. Lembro que alguns cervejeiros usavam uns 10 a 20% a mais de lúpulo quando usavam pequenos hop bag pra lúpulo. Nas primeiras vezes o HS que usei inventei de acrescentar 10% a mais de lúpulo que sobraram na receita. Mas eu faço whirlpool lento com bomba, que talvez garanta ainda mais a extração. Não que seja essencial.
 
Eu uso esse equipamento e quando lembro realmente dou uma mexida, levantada, nele, mas nunca notei nada preso nele além da massa verde. Lembro que alguns cervejeiros usavam uns 10 a 20% a mais de lúpulo quando usavam pequenos hop bag pra lúpulo. Nas primeiras vezes o HS que usei inventei de acrescentar 10% a mais de lúpulo que sobraram na receita. Mas eu faço whirlpool lento com bomba, que talvez garanta ainda mais a extração. Não que seja essencial.

Essa necessidade de adição de 10% a mais de lúpulo para compensar a redução do IBU pelo uso de hopspider/bag já foi objeto de um artigo do brulosophy:

http://brulosophy.com/2016/03/21/kettle-hops-loose-vs-bagged-exbeeriment-results/

Eles concluiram que o lúpulo solto deu 27 IBU enquanto o lúpulo ensacado deu 25 IBU no experimento deles.
 
Eu uso o hop spyder há quase um ano e a única restrição que eu vejo quanto ao uso é da quantidade de lúpulo/especiarias que você pode jogar nele.

Já usei ele em diferentes tipos de receitas e nunca notei diferença em aroma/sabor da cerveja.

Quanto à limpeza eu lavo o meu na minha panela cervejeira mesmo. Tenho uma panela elétrica 100% inox e apenas encho a panela com água, aqueço a 40 graus e jogo uma pastilha de sabão para máquina de lavar louça. Fica de molho por 24 horas e depois é só enxaguar. Fica tudo brilhando!

Espero ter ajudado.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
 
Fiz apenas uma brassagem até agora usando um hop spider. Em relação à retenção do trub é sensacional! O mosto sai bem mais limpo mesmo. Quanto à eficiência ainda não pude verificar pois a breja ainda não tá pronta. Assim que tiver algum resultado postarei aqui.
 
Back
Top