• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Mais um cervejeiro de São Paulo - SP

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

jahnke

Member
Afiliado
28/12/18
Mensagens
9
Localização
São Paulo, Brasil
Olá, pessoal, tudo bem com vocês?

Meu nome é Max, sou matemático, nasci e cresci em São Paulo - SP (mas mudo semana que vem para São Carlos), e faço cerveja em casa há uns 4 anos.

Faço brassagens pequenas, por volta de 10L usando uma variação do método BIAB. Sigo a filosofia de fazer cerveja sem me preocupar com quase nada, só me preocupo mesmo mesmo é com a sanitização. Fermento tudo em temperatura ambiente, mesmo no verão (rio na cara do perigo) e eventualmente também acrescento uma daquelas técnicas de gente "preguiçosa" como mosturação ou resfriação durante a madrugada (overnight mashing e no-chill) para deixar tudo ainda mais simples e tranquilo.

Gosto de tudo quanto é tipo de cerveja - com uma paixão pelo aroma de lúpulo, é claro - e estou prestes a me aventurar em fazer uma cerveja com fermentação "selvagem", mas com algum controle. Devo seguir algumas das ideias sobre captura de leveduras discutidas no blog Sui Generis Brewing. Entro em mais detalhes depois caso alguém queira saber.

Eu vim para cá para fazer uns amigos novos e ter mais gente com quem conversar sobre cerveja. E vocês, quem são e de onde são? :)
 

Mittelfruh

Well-Known Member
Afiliado
21/10/15
Mensagens
90
Fala Max beleza? Cara.. tem um pessoal acho que na UFOP que "cata" levedura e sai testando por aí mas acredito que para fazer cachaça ou algo deste tipo.

Qual que é a de "overnight mashing" que eu NUNCA ouvi falar???

Abçs! E boa mudança!
 

jahnke

Member
Afiliado
28/12/18
Mensagens
9
Localização
São Paulo, Brasil
Fala Max beleza? Cara.. tem um pessoal acho que na UFOP que "cata" levedura e sai testando por aí mas acredito que para fazer cachaça ou algo deste tipo.
Eu acabei de mudar de casa, então ainda não estou em condições de preparar meu "starter" de inoculação selvagem. Assim que eu começar vou registrar por aqui e vou contanto os resultados.

Qual que é a de "overnight mashing" que eu NUNCA ouvi falar???
Opa. Overnight mashing é, literalmente, deixar a sacarificação ocorrer durante a madrugada inteira enquanto você dorme. Como nem sempre é possível separar 4 ou 5 horas para uma brassagem, com o overnight mashing você consegue gastar um ou duas horas de noite, ir dormir e terminar a fervura no outro dia de manhã. Se o tempo estiver apertado, ferve de manhã e deixa esfriar naturalmente no fermentador e inocula as leveduras de noite depois que voltar do trabalho. Eu fiz isso algumas vezes e funcionou como o esperado. Nunca tive nenhuma contaminação. Aqui tem uma explicação um pouco mais detalhada: https://beerandbrewing.com/split-up-your-brew-day/

Abraços.
 
Topo