Maibock / Helles Bock - 5A

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Não tenho, mas você precisa de alguma ajuda para cria-la?
Podemos pensar juntos... Dê uma lida no estilo http://www.bjcp.org/2008styles/style05.php#1a pinça as características que você quer e vamos discutindo o que seria melhor.
Abs

Em português


5A. Maibock/Helles Bock

Aroma: Aroma de malte moderado a forte, frequentemente com tostado leve e baixas melanoidinas. Aroma de lúpulos nobres de baixo a nenhum, normalmente com caráter condimentado. Limpa. Sem diacetil. Ésteres frutados devem ser de baixos a nenhum. Pode haver álcool perceptível. Pode haver um leve aroma de DMS do malte Pilsen.

Aparência: Coloração de dourado intenso a âmbar claro. A longa maturação a frio (lagering) deve promover boa transparência. Colarinho branco, cremoso e persistente.

Sabor: O rico sabor de maltes claros da Europa continental predomina (sabor de malte Pilsen com notas tostadas e/ou melanoidinas). Pouca a nenhuma caramelização. Pode apresentar leve sabor de DMS do malte Pilsen. Sabor de lúpulos nobres de moderado a nenhum. Pode apresentar um pouco de caráter condimentado ou picante proveniente do lúpulo e/ou álcool. Amargor de lúpulo moderado (mais equilibrada do que outras bocks). Limpa, sem ésteres frutados ou diacetil. Bem atenuada, sem ser enjoativa, com final moderamente seco que tem paladar tanto de malte como de lúpulo.

Sensação de Boca: Corpo médio. Carbonatação de moderada a moderada alta. Macia e limpa, sem aspereza ou adstringência, mesmo com o aumento do amargor de lúpulo. Algum calor derivado do álcool pode estar presente.

Impressão Geral: Uma cerveja lager, relativamente clara, forte, maltosa. Desenhada para andar na linha tênue entre suavidade e muita cor. O caráter de lúpulo é normalmente mais aparente do que nas outras bocks.

História: Um desenvolvimento muito recente se comparada a outros membros da família Bock. O serviço da Maibock está normalmente ligado à primavera e ao mês de maio.

Comentários: Ela pode ser considerada tanto como uma versão clara de uma Bock tradicional, ou como uma Munich Helles produzida com a robustez da Bock. Embora bem maltosa, esta cerveja apresenta cor menos escura e sabor menos rico do que a Bock tradicional. Pode também ser mais seca, lupulada e amarga do que a Bock tradicional. A lupulagem compensa pelo menor nível de melanoidinas. Há uma certa disputa se Helles (“clara”) Bock e Mai (“maio”) Bock são sinônimos. A maioria concorda que são idênticas (como é o consenso para Märzen e Oktoberfest), mas alguns acreditam que a Maibock seja uma cerveja tipo “fest”, atingindo os parâmetros superiores de lupulagem e cor. Qualquer frutado é proveniente do malte Munique e outros maltes especiais, não de ésteres frutados produzidos durante a fermentação.

Ingredientes: Maltes-base Pilsen e/ou Viena com um pouco de malte Munique para adicionar caráter (porém muito menos do que em uma Bock tradicional). Nenhum adjunto não maltado. Lúpulos nobres. Água mole é preferível para não adicionar aspereza. Levedura de lager limpa. Decocção é comum, mas a fervura é menor do que em Bock tradicionais para conter o desenvolvimento de cor.

Estatísticas: OG: 1,064 – 1,072 FG: 1,011 – 1,018
IBUs: 23 – 35 SRM: 6 – 11 ABV: 6,3 – 7,4%

Exemplos Comerciais: Ayinger Maibock, Mahr’s Bock, Hacker-Pschorr Hubertus Bock, Capital Maibock, Einbecker Mai- Urbock, Hofbräu Maibock, Victory St. Boisterous, Gordon Biersch Blonde Bock, Smuttynose Maibock
 
Back
Top